Os cartões de crédito que usam a tecnologia de identificação por radiofrequência, ou RFID, foram desenvolvidos para que os titulares de cartões pudessem simplesmente segurar ou acenar seus cartões na frente de um leitor, em vez de passá-los em uma máquina. O leitor de cartão - conhecido como leitor de PayPass - digitaliza o cartão e processa uma transação sem assinatura. Infelizmente, ladrões de alta tecnologia descobriram maneiras de usar essa tecnologia para roubar informações do consumidor e cometer roubo de identidade, levando muitos titulares de cartões a questionar se a segurança dos cartões com uma etiqueta RFID.
Etapa 1
Procure um logotipo PayPass no seu cartão. O logotipo geralmente mostra uma série de linhas onduladas indicando ondas de rádio. Seu cartão pode simplesmente indicar PayPass em algum lugar na frente ou no verso.
Etapa 2
Ligue para sua empresa de crédito. É improvável que os materiais fornecidos com seu cartão de crédito indiquem que o cartão contém RFID em termos fáceis de entender, então ligue para o número de atendimento ao cliente no verso do cartão e pergunte.
Etapa 3
Verifique se o cartão possui ou não a tecnologia visitando um leitor PayPass e testando-o. Faça uma pesquisa on-line por varejistas locais que usam PayPass e, em seguida, visite e tente usar seu cartão em uma pequena compra. Peça ajuda aos funcionários da loja se você não souber como usar seu cartão com um leitor de PayPass.
Etapa 4
Faça uma pesquisa online digitando o nome do seu cartão de crédito e "RFID". Investigue os resultados para ver se outros portadores de cartão ou a própria empresa divulgou que os cartões contêm a tecnologia.
Aviso
Mesmo que seu cartão não contenha um logotipo PayPass, ele ainda pode ter um RFID. Os RFIDs nem sempre são visíveis e nem todas as empresas de cartão de crédito divulgam que estão incluídos nos cartões. Se você não tem certeza e deseja não ter a tecnologia, cancele seu cartão ou solicite um novo cartão não RFID.