Como conectar um amplificador sem cabos RCA
Ter que conectar um amplificador sem conectores RCA é mais comum do que se pensa. Quando se trata de conectar um amplificador de reposição a uma instalação de sistema de som automotivo, há vários caminhos que podem ser tomados em relação à abordagem.
Tudo depende do equipamento que está sendo instalado, dos tipos de conectores disponíveis com o equipamento e dos objetivos gerais do próprio sistema.
É claro que um bom conjunto de alto-falantes de carro é fundamental e, depois de combiná-los com um amplificador de carro de boa qualidade, instalá-los pode ser simples, mas nem sempre.
A maioria dos estilos de sistema de áudio automotivo de nível médio a alto utiliza as portas RCA de um amplificador para o que é sem dúvida a conexão com o som mais limpo. Isso vem da unidade principal do sistema (rádio/receptor) para o próprio amplificador, mas há momentos que exigem uma solução diferente, como quando a unidade principal não possui saídas RCA na parte traseira.
É mais comum do que você pensa, e se você está lendo isso, provavelmente está nessa situação agora. Então, vamos ver como conectar um amplificador sem conectores RCA.
Em última análise, existem três maneiras de lidar com esse dilema de instalação:
- Fio do alto-falante para adaptador RCA
- Entradas de alto nível em um amplificador
- Conversores de saída de linha.
Cada um tem seu próprio conjunto de vantagens e desafios, como todo o resto, mas não se preocupe – as informações a seguir esclarecerão quaisquer equívocos sobre as três abordagens.
Fio do alto-falante nº 1 para adaptador RCA
Para começar, não é demais enfatizar a importância de um amplificador de potência externo em um sistema de áudio móvel. Para aqueles que nunca experimentaram o som do carro além dos limites da configuração de fábrica do veículo, a diferença é impressionante.
Da faixa dinâmica de cair o queixo oferecida pela potência de alta corrente de um amplificador ao músculo bruto que aciona subwoofers potentes no porta-malas, os amplificadores fornecem a potência visceral necessária para fazer a música realmente ganhar vida.
Isso é para não dizer nada sobre a maneira como um bom amplificador superará o ruído irritante da estrada em muitas marcas de carros e caminhões, o que pode ser especialmente irritante se as janelas do veículo estiverem abaixadas e o carro ou caminhão estiver em alta velocidade.
Mas o que muitos novatos no mundo do áudio automotivo não percebem é que o rádio de fábrica de um veículo pode de fato ser usado com um amplificador externo – basta um pouco de criatividade e conhecimento dos acessórios necessários para conectar tudo.
Um amplificador de carro de boa qualidade pode ajudá-lo a obter o máximo do seu sistema de fábrica, especialmente quando se trata de veículos maiores, como vans ou SUVs de tamanho normal, onde pode ser especialmente desafiador obter um som limpo e poderoso.
É aqui que entro em nossa primeira solução – cabo adaptador dos fios do alto-falante para o plugue RCA.
Se o seu amplificador
pode aceitar uma entrada de alto nível nos RCAs (veja as especificações do seu amplificador) você pode conectar o adaptador acima ao chicote de fios do alto-falante traseiro do seu carro e, em seguida, conectá-lo à entrada do cabo RCA do seu amplificador, que provavelmente é a maneira mais fácil de fazer isso.
Melhores adaptadores que você pode comprar:
- Rockford Fosgate RFI2SW
- Kicker 46KISL
2 entradas de alto nível (nível de alto-falante) em amplificadores
A segunda opção para conectar um amplificador sem conectores RCA é usar entradas de alto nível, que às vezes são chamadas de entradas de nível de alto-falante.
Como os rádios de fábrica não possuem saídas dedicadas para amplificadores “RCA” ou “saídas de pré-amplificador”, a maioria dos amplificadores de potência externos vem com entradas de alto nível, que permitem que você toque nos fios do alto-falante de fábrica para fluxo de sinal. Elas são chamadas de entradas de alto nível porque o nível de tensão é significativamente mais alto que o de uma conexão de saída de pré-amplificador padrão.
Independentemente disso, essas entradas convertem a alta tensão em uma versão que o amplificador pode manipular. Uma vez conectado, o resultado é um som limpo e bem definido, com entradas de alto nível padrão em uma variedade de amplificadores de 2 e 4 canais, bem como amplificadores monobloco, que são usados principalmente para subwoofers.
A instalação de um amplificador usando entradas de alto nível não é muito diferente do procedimento usado ao conectar um com saídas de pré-amplificador. Antes mesmo de tentar qualquer coisa, é sempre aconselhável
desconectar o terminal negativo da bateria para proteger contra um possível curto-circuito. Trabalhando na cabine de passageiros do seu veículo, você passará o fio de alimentação vermelho do seu kit de amplificador através do firewall do seu veículo, encaminhá-lo para a bateria e conectá-lo ao porta-fusíveis. Monte o porta-fusíveis e fixe as conexões à unidade principal e à bateria. Este procedimento renderá seu poder. Neste ponto, você também direcionará seus fios vermelho (alimentação) e azul (ligação) sob os painéis das portas ou assentos para o seu amplificador.
Agora que sua energia está esgotada, é hora de receber um sinal de áudio real. Para cada alto-falante (ou subwoofer) que você planeja usar com seu amplificador, retire uma pequena parte dos fios do alto-falante esquerdo e direito codificados por cores do seu veículo e, em seguida, junte os fios que levam ao seu amplificador (crimp ou solde e prenda a conexão para um desempenho ideal).
Se você pretende instalar seu amplificador no porta-malas do seu carro, é um caminho relativamente curto para os alto-falantes do deck traseiro ou um subwoofer, portanto, alcançar o amplificador não deve ser um problema.
No entanto, dirigir os alto-falantes do banco dianteiro exigirá que você passe a fiação sob o batente da porta ou o carpete do piso para alcançar os alto-falantes. Da mesma forma, se o seu amplificador estiver montado sob o banco dianteiro, os alto-falantes dianteiros serão mais fáceis de alcançar do que os traseiros.
#3 Conversores de Saída de Linha (LOC)
A terceira opção para conectar um amplificador sem conectores RCA vem na forma de um conversor de saída de linha. Este é um dispositivo usado por muitos instaladores que têm clientes que não querem se livrar de nenhum aspecto de seu estéreo de fábrica – eles simplesmente querem adicionar amplificadores e subwoofers.
O que é um conversor de saída de linha?
Este adaptador RCA para rádio padrão que converte o sinal de alto-falante de alta tensão em um sinal de nível de pré-amplificador que é aceitável para um amplificador de potência. Um “LOC”, como são conhecidos, consiste em um transformador e um resistor de alta tensão, e se conecta ao seu amplificador usando um cabo patch RCA padrão. O transformador deste dispositivo deve ser aterrado, sendo que a maioria dos conversores de saída de linha vem com um fio para essa finalidade exata.
Os LOCs também geralmente vêm com um recurso de ganho ajustável, para que a saída de alimentação de um amplificador possa ser ajustada até certo ponto (isso é bom para garantir que os subwoofers não sejam sobrecarregados ao equilibrar os níveis de ajuste de saída de um amplificador).
O que um LOC faz?
Como abordamos na seção acima, um LOC converte o sinal de alto-falante de alta tensão em um sinal de pré-amplificador que um amplificador de potência pode usar. Isso é especialmente útil ao instalar um amplificador de dois canais ou monobloco em um rádio de fábrica existente (ou mesmo em alguns sistemas de pós-venda).
A maioria dos LOCs possui saída de até quatro volts e sensor de sinal ativado com a capacidade de acionar um relé. Alguns também incluem controles de volume convenientes de montagem remota para ajuste preciso do nível do amplificador do subwoofer a partir do banco do motorista.
Alguns melhores LOC que você pode comprar:
- AudioControl LC2i
- DS18 V4HL
- PAC LP7-2
Como conectar um conversor de saída de linha (LOC)
Aqui está um guia passo a passo detalhado para instalar um conversor de saída de linha…
A primeira coisa que você precisa fazer é procurar os cabos que conectam o rádio e o amplificador instalados de fábrica do seu veículo aos alto-falantes. Pela minha experiência, esses fios estão localizados logo atrás da unidade principal.
A partir daí, você usará desencapadores de fios para remover uma polegada do isolamento dos fios – de cada fio – para que o canal direito do LOC possa ser conectado ao alto-falante direito e o canal esquerdo do LOC possa ser conectado ao o alto-falante esquerdo.
Agora, o próximo passo é soldar os fios do conversor aos fios do alto-falante e, em seguida, selar essa conexão com fita isolante ou um método termorretrátil. O LOC deve então ser preso ao seu veículo em algum ponto de conexão antes de inserir os cabos RCA nele e encaminhá-los para o seu amplificador.
As etapas finais envolvem o balanceamento de alguns níveis para que tudo soe o mais limpo possível. Isso começa com o ajuste dos ganhos do seu amplificador para uma configuração intermediária e, em seguida, ligando o rádio para que você possa ajustar o volume para o que sente ser um nível de audição confortável.
Em seguida, deslize a extremidade de trabalho de uma pequena chave de fenda nas travas de ajuste do amplificador e ajuste esses ganhos até sentir que a distorção está se aproximando, depois diminua os ganhos até que desapareça.
Finalmente, volte para sua unidade principal e aumente o volume para garantir que nenhuma distorção seja emitida pelo amplificador. Se você ouvir distorção, ajuste os ganhos no conversor e no amplificador em resposta.
Como conectar um amplificador sem conectores RCA
Conectar um amplificador sem conectores RCA é comum. Claro, a maioria dos sistemas vem com conectores RCA, e isso facilita a vida, mas se você se encontrar na situação, não desanime.
Se você optar por conectar o fio dos alto-falantes com um adaptador RCA, ou através de entradas de alto nível em seu amplificador, ou através de LOCs, basta pesquisar um pouco e obter as peças certas. Depois de concluído, você ficará feliz por ter feito isso, porque a diferença que um amplificador de boa qualidade faz no seu sistema de som é irreal.