>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Como fazer a ponte de um amplificador

Como fazer a ponte de um amplificador


Obter o máximo de potência em seus alto-falantes é o objetivo de muitos fãs de áudio, e a ponte de um amplificador permite que você empurre mais potência e, finalmente, um volume mais nítido e mais alto. Mas como fazer a ponte de um amplificador não é tão simples quanto dobrar os fios ou terminais e aumentar o volume.

Não precisa ser o mais complexo dos circuitos de fiação, mas há algumas coisas importantes que você precisa ter certeza de ter coberto antes de ligar a eletricidade para experimentar seu novo e poderoso amplificador em ponte.

E se você nunca fez ponte e amplificador antes, é uma boa ideia ler como fazer isso. Afinal, você pode danificar seu amplificador ou alto-falantes se fizer isso errado.

Vá direto para o diagrama de fiação do amplificador de 4 canais em ponte para ver como conectar as saídas.

Por que conectar um amplificador


A ponte de um amplificador é uma ótima maneira de executar um conjunto mais poderoso de alto-falantes ou subwoofer, combinando um par de canais em um único canal mono.

Por exemplo, um amplificador de 4 canais pode ser conectado a um amplificador de 2 ou 3 canais e um amplificador de 5 canais pode ser conectado a menos canais para acionar alto-falantes e subwoofers mais potentes.

Portanto, se você tiver canais sobressalentes ou tiver acabado de adquirir um subwoofer poderoso e estiver feliz em sacrificar alguns canais, é uma boa ideia fazer uma ponte com seu amplificador.

É um procedimento comum entre os entusiastas de áudio automotivo, que desejam mais potência para acionar alto-falantes de alto desempenho ou um subwoofer extra, sem gastar mais dinheiro em um amplificador mais potente.

Por exemplo, um amplificador de 2 canais classificado para 75 W RMS por canal a 4 Ohms, poderia produzir até 200 W RMS a 2 Ohms em um canal, oferecendo um amplificador monobloco potencialmente poderoso para alimentar um subwoofer

Ou com um amplificador de 4 canais, você pode conduzir seus alto-falantes com 2 canais e um poderoso subwoofer com 2 canais em ponte. Isso permitirá que você alimente alguns alto-falantes componentes de alto desempenho e um subwoofer.

Conectando um amplificador – o que observar


Nem todos os amplificadores são passíveis de ponte, então você precisa saber se o seu é antes de tentar, embora a maioria dos amplificadores modernos sejam amplificadores hoje em dia.

A maioria dos amplificadores tem um pequeno diagrama próximo aos canais indicando os terminais que você deve usar para fazer a ponte. Se não estiver lá, verifique o manual do fabricante para discernir quais canais você deve usar.

O que você realmente precisa saber é a classificação de impedância, que é dada em Ohms (Ω). Verifique se você atendeu à impedância mínima exigida que o fabricante recomenda no manual do seu amplificador.

A maioria dos amplificadores de carro hoje tem uma impedância mínima de 2 Ohms quando em ponte, embora alguns suportem 1 Ohm ou 4 Ohms, portanto, certifique-se de saber o que o seu pode suportar antes de fazer a ponte.

A ponte de um amplificador reduz a carga de resistência (medida em Ohms) pela metade, porque cada canal do par em ponte vê metade da carga do alto-falante. Portanto, se o seu amplificador for de 4 Ohms, seus canais em ponte serão de 2 Ohms.

Isso significa que um amplificador em ponte que aciona um alto-falante de 8 Ohm está realmente operando em uma carga de 4 ohm, portanto, certifique-se de que seus alto-falantes sejam classificados para lidar com o aumento de potência fornecido pela ponte.

Além disso, certifique-se de verificar seu manual para certificar-se de que o amplificador pode funcionar efetivamente na metade dos Ohms que ele usa sem ponte.

Quando em ponte, você pode conectar um ou vários alto-falantes aos canais em ponte, desde que a quantidade de impedância corresponda à impedância mínima necessária.

Por exemplo, com um amplificador em ponte de 4 Ohm, você pode executar o seguinte:

1 x subwoofer de 4 ohms
2 x subwoofers de 8 ohms conectados em um circuito paralelo (8 ohms ÷ 2 =4 ohms)
1 x subwoofer de bobina dupla de voz de 8 ohms (DVC) conectado em paralelo (8 ohms ÷ 2 =4 Ohms)
2 x woofers de 2 Ohms conectados em um circuito em série (2 Ohms x 2 =4 Ohms)

A fiação paralela é mais recomendada do que a fiação em série, porque a fiação paralela reduz a impedância, enquanto os circuitos em série aumentam a impedância x2.

É importante notar que todos os amplificadores são diferentes e a potência RMS que eles podem produzir quando em ponte varia, e isso não significa que você necessariamente obterá mais que o dobro da potência RMS.

E outra coisa a notar:se você conectar um amplificador, cada canal estará lidando com mais corrente elétrica do que antes de ser conectado, então ele precisará extrair mais energia da bateria do seu carro.

Como fazer a ponte de um amplificador


Você deve sempre estar ciente do amplificador que está comprando e saber se é passível de ponte ou não. Eles geralmente têm os terminais em ponte rotulados, então acertar a fiação não é tão complicado.

Antes de fazer a ponte, você deve conhecer o layout dos terminais. Dependendo da quantidade de canais que seu amplificador possui, você terá um positivo + e um negativo – para cada canal.

Para conectar o amplificador e um subwoofer em padrão paralelo, conecte o terminal positivo (+) do subwoofer ao terminal positivo do amplificador em ponte e o terminal negativo (-) do alto-falante ao terminal negativo do amplificador em ponte.

Por exemplo, veja o diagrama de fiação do amplificador de 4 canais em ponte abaixo. Claro, este amplificador de 4 canais tem quatro terminais com um (+) e (-) para cada um.



Para fazer a ponte do seu amplificador, você precisa conectar os fios do alto-falante a um canal (+) e (–). Portanto, o fio do alto-falante (+) deve ir no terminal (+) no canal 1 do amplificador. E o fio do alto-falante (–) deve ir no terminal negativo no canal 2 (não no canal 1).

Os fios do alto-falante devem ser aparafusados ​​firmemente no terminal correto. Os fios do alto-falante provavelmente precisarão ser removidos do isolamento no final, para que você possa criar uma conexão segura.

É importante usar uma conexão de boa qualidade para conectores de alto-falantes, pois os veículos são propensos a vibrações e sem um bom conector, isso atrapalhará o desempenho do seu amplificador.

Muitas pessoas apenas parafusam o fio com segurança, e isso é bom, mas obter alguns conectores de pá de boa qualidade fornecerá a conexão mais segura.

E enquanto seus alto-falantes ou subwoofer receberão mais energia do que sem ponte, é uma boa ideia usar um fio de alto-falante de boa qualidade.

Normalmente, um fio de alto-falante 18 AWG é suficiente, a menos que você esteja alimentando um subwoofer de alta potência, caso em que precisará de algo tão grande quanto calibre 12. Mas depende do seu sub específico, portanto, consulte o manual do usuário para determinar o tamanho correto.

Certifique-se de usar fio de alto-falante de boa qualidade, porque o fio elétrico típico é mais barato por um motivo - o cobre é de menor qualidade e é propenso a ferrugem. Você pode obter um kit de fiação de amplificador completo, que tem tudo o que você precisa.

Coisas importantes para lembrar


Conectar um único alto-falante da impedância mínima exigida ou superior é bom. Você também pode conectar mais de um alto-falante aos canais em ponte, desde que o total seja igual à impedância mínima ou superior.

É melhor conectar seus alto-falantes em um circuito paralelo, e para isso você precisa dividir a impedância em 2 para obter a impedância que você estará executando. Se você conectar seus alto-falantes em um circuito em série, multiplique a impedância por 2 para descobrir a impedância que seu amplificador deve ter.

Alto-falantes de bobina de voz dupla podem ser usados ​​se puderem ser conectados para fornecer a quantidade correta de impedância, mas lembre-se de que os Ohms serão divididos ou multiplicados por 2, dependendo de como você o conectar.

Se você estiver usando 2 alto-falantes, é melhor conectá-los em paralelo para garantir que cada um receba uma quantidade igual de energia. Na verdade, a fiação em série não é recomendada se você puder fazer um circuito paralelo.

Você também precisa definir o crossover do seu amplificador em ponte corretamente. A maioria dos amplificadores vem com recursos de crossover integrados que permitem ajustar o passa-alto, o alcance completo ou o passa-baixo.

É tentativa e erro até obter o som desejado, mas para a maioria dos amplificadores em ponte onde o amplificador está conectado a um subwoofer ou conjunto de subwoofers, você deve brincar com o crossover para obter o som desejado.

Então, você fez a ponte do seu amplificador e agora está pronto para executar alguns alto-falantes de alto desempenho e/ou um subwoofer ou dois. Contanto que você certifique-se de ter coberto todas as bases com a impedância e conectado os canais corretos, você deve ficar bem.