>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Qual ​​tamanho de amplificador preciso para alto-falantes de carro?


Se você é como a maioria dos motoristas de carro, quer ter certeza de que os alto-falantes do carro estão tocando suas músicas favoritas o mais alto possível.

Mas de que tamanho de amplificador você precisa para os alto-falantes do seu carro e como você pode garantir a melhor qualidade de som? Vamos descobrir.

Geralmente, a potência RMS do amplificador deve ser igual ou maior que a potência RMS dos alto-falantes do seu carro. Portanto, se cada alto-falante for classificado para 100 watts RMS, você precisará de um amplificador que possa fornecer entre 100 W ou 200 W RMS por canal.

No artigo abaixo, vou orientá-lo sobre o tamanho do amplificador que você precisa para os alto-falantes do seu carro.

É necessário um amplificador para alto-falantes de carro?


O amplificador é necessário para os alto-falantes do carro porque o som do seu carro não tem potência suficiente para acionar os alto-falantes corretamente.

A maioria dos rádios automotivos, mesmo os de reposição, têm potência na faixa de 5-15 W RMS por canal, com alguns casos raros em que a potência RMS ultrapassa 18 W por canal.



A principal razão para isso é que os estéreos dos carros são feitos para serem pequenos e compactos, e é por isso que eles usam transformadores menores que não podem fornecer energia suficiente para os alto-falantes.

Além disso, como a maioria dos alto-falantes automotivos de fábrica não suporta mais de 5-10 W RMS, uma saída de potência mais alta do estéreo serial é desnecessária.

E é aqui que os amplificadores externos entram em ação. A maioria dos amplificadores de carro hoje tem potência na faixa de 50-500 W RMS por canal, e alguns chegam a ultrapassar 1000 W RMS por canal.

Portanto, se você deseja que os alto-falantes do seu carro soem alto e claro, precisará usar um amplificador de reposição e, idealmente, seria feito na classe AB para alto-falantes.

Como saber o tamanho de amplificador que preciso para meus alto-falantes?


O amplificador deve ser grande o suficiente para alimentar adequadamente os alto-falantes do carro. Se o amplificador for muito pequeno, ele não poderá fornecer energia suficiente aos alto-falantes e eles não soarão tão altos quanto deveriam.

O efeito underpowering pode ser especialmente perceptível em um dos dois casos:

Alto-falantes nº 1 com baixa sensibilidade


A baixa sensibilidade dos alto-falantes é a principal razão pela qual você pode precisar escolher um amplificador mais forte que possa fornecer mais potência do que os alto-falantes do seu carro precisam.

Se os alto-falantes do seu carro tiverem baixa sensibilidade, eles precisarão de mais energia para atingir o mesmo volume de um alto-falante com alta sensibilidade.

Como você deve saber, a diferença de apenas 3dB faz com que os alto-falantes soem duas vezes mais altos. Assim, por exemplo, os alto-falantes de 90dB serão duas vezes mais altos que os de 87dB quando alimentados pelo mesmo amplificador.

Para ganhar mais 3dB, você precisa dobrar a potência desses alto-falantes, mas uma coisa que você deve lembrar é que você não pode aumentar a potência para sempre.

A razão é que os alto-falantes são projetados com o SPL máximo; portanto, quando isso é cruzado, a pressão do som destruirá o alto-falante ou, na melhor das hipóteses, a bobina de voz derreterá.

#2. Alto-falantes com impedância menor que amplificadores


A discrepância de impedância é outra situação em que você precisará de um amplificador que possa fornecer mais potência do que os alto-falantes do carro precisam.

Se a impedância dos alto-falantes do seu carro for menor que a do amplificador, o amplificador terá que trabalhar mais para fornecer a mesma quantidade de energia aos alto-falantes. Infelizmente, em muitos casos, isso faz com que os amplificadores queimem devido ao superaquecimento ou desliguem devido ao corte.



Para evitar esse problema, certifique-se de ter a fonte de alimentação adequada para os alto-falantes na impedância correta.

Se, por outro lado, o amplificador for muito poderoso, não será um problema, pois você sempre pode diminuir o ganho.

Claro, isso não significa que você pode usar 600W por canal para alto-falantes de 75W, mas o ideal é quando a potência RMS do amplificador é igual ou o dobro da potência RMS dos alto-falantes do seu carro.

Por exemplo, você precisa de um amplificador mínimo de 120 W 4 ohms para alimentar alto-falantes de 120 W 4 ohms, mas ao mesmo tempo, você precisará de um amplificador de 240 W 4 ohms para alto-falantes de 120 W 2 ohms.

Por outro lado, se você quiser usar um amplificador de 2 ohms para esses alto-falantes, sua potência deve ser de no mínimo 60 W RMS.

Todos os valores de amplificador acima que mostro são por canal.

Conclusão


Escolher um amplificador adequado para os alto-falantes do seu carro não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.

Você só precisa saber a potência RMS dos alto-falantes do seu carro e escolher um amplificador que possa fornecer pelo menos a mesma quantidade de potência.

Tente sempre combinar o amplificador com os alto-falantes, e não o contrário, porque é mais fácil encontrar o amplificador para os alto-falantes específicos.

Se você quiser estar no lado seguro, escolha um amplificador com um pouco mais de potência do que os alto-falantes do seu carro precisam.

Dessa forma, você garantirá que o amplificador possa fornecer energia suficiente aos alto-falantes e não precisará se preocupar em submetê-los.

Perguntas frequentes

Os alto-falantes devem ter mais watts do que amplificadores?


Os alto-falantes não precisam ter mais watts que o amplificador. Na verdade, é recomendável que você escolha um amplificador que possa fornecer pelo menos tanta potência quanto os alto-falantes do seu carro precisam.

De quantos watts preciso para o amplificador do meu carro?


O tamanho do amplificador do carro que você precisa dependerá da potência RMS dos alto-falantes do seu carro.

Certifique-se de escolher um amplificador que possa fornecer pelo menos tanta potência quanto os alto-falantes do seu carro precisam e tente sempre combinar a impedância do amplificador com os alto-falantes.

Por exemplo, se você tiver alto-falantes de 100W e 4 ohms, é melhor quando o amplificador de 4 ohms tiver entre 100 e 150W de potência RMS por canal.

Como combinar amplificadores de 4 ohms com alto-falantes de 2 ohms?


Se você quiser combinar um amplificador de 4 ohms com alto-falantes de 2 ohms, o amplificador deve ser capaz de fornecer pelo menos o dobro da potência que os alto-falantes precisam.

Por exemplo, se seus alto-falantes de 2 ohms exigirem 100 W de potência, escolha um amplificador de 4 ohms que possa fornecer pelo menos 200 W de potência por canal, mas certifique-se de que o amplificador seja projetado para funcionar com uma impedância mais baixa.

Como combinar amplificadores de 2 ohms com alto-falantes de 4 ohms?


Se você quiser combinar um amplificador de 2 ohms com alto-falantes de 4 ohm, escolha o amplificador com a potência de saída entre 0,5x a 1x a potência RMS dos alto-falantes.