>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Os amplificadores classe AB são bons para áudio automotivo?


Se você é um entusiasta de áudio automotivo, sabe que a qualidade do seu sistema de som é um grande problema.

Mas vale a pena investir em um amplificador classe AB para o áudio do carro? Vamos descobrir.

Os amplificadores Classe AB são perfeitos para sistemas de áudio automotivo porque combinam Classe A e Classe B para obter um amplificador com mais eficiência que a Classe A, mas menor distorção que a classe B. Todos embalados em uma caixa compacta tornam os amplificadores AB a escolha perfeita para quem valoriza a qualidade do sistema de áudio do carro.

Neste artigo, explorarei os prós e contras de usar amplificadores classe AB no áudio do seu carro. Também darei algumas dicas sobre como escolher um amplificador adequado às suas necessidades.

O que a classe AB significa para o amplificador?


Os amplificadores classe AB são amplificadores de áudio que combinam as melhores características dos amplificadores classe A e classe B. Eles são mais eficientes que os amplificadores classe A, mas ainda oferecem excelente qualidade de som.

Os amplificadores de classe AB são frequentemente usados ​​em sistemas de áudio automotivo porque oferecem um bom equilíbrio entre qualidade de som e eficiência de energia.

Em outras palavras, os amplificadores de classe AB são projetados para superar e eliminar a desvantagem de baixa eficiência em amplificadores de classe A e distorção em amplificadores de classe B e utilizar as vantagens de ambas as classes de amplificadores.

Isso é conseguido polarizando os dois tipos de transistor, para que eles conduzam quando o sinal estiver próximo de zero em dois cenários:

#1. Para grandes excursões, apenas um transistor está ativo para cada metade da forma de onda, agindo como um amplificador classe B.

#2. Para pequenos sinais, ambos os transistores são ativos e agem como um amplificador classe A.

Para que são usados ​​os amplificadores de classe AB?


Devido à eliminação da distorção cruzada, os amplificadores AB são preferidos para rádios, sistemas de áudio em residências ou carros e receptores de TV.

Neste artigo, concentro-me em aplicativos de áudio automotivo. Os amplificadores AB têm seu lugar em muitos sistemas, muitas vezes usados ​​como aplicações multicanal para alimentar alto-falantes de carros ou monoblocos usados ​​para alimentar os subwoofers mais exigentes.

Isso ocorre porque as frequências médias e altas precisam ser reproduzidas com distorção muito baixa para os sistemas de alta qualidade, e os sons criados por amplificadores de classe inferior não garantem um nível de distorção tão baixo.

Graças à baixa distorção dos sons criados pelos amplificadores de classe AB, você pode conectar a eles alto-falantes componentes de maneira ativa.

A conexão ativa significa que, em vez de conectar o amplificador com os alto-falantes através do crossover, você conecta cada alto-falante separado diretamente a um canal dedicado do amplificador.

Isso permite separar o controle do ganho e volume dos woofers médios e dos tweeters, o que é impossível ao conectar os alto-falantes componentes de maneira padrão através do crossover passivo.

Se eu fosse instalar um amplificador AB com os alto-falantes no meu carro hoje, escolheria o Focal FDP6.900 de 6 canais para conjunto de duas vias Focal ES 165KX2 ou sistema de componentes de três vias KX3 (links para a Amazônia).



A única desvantagem dessa conexão é que você precisa usar todos os quatro canais (ou seis) para um par de alto-falantes; portanto, se você tiver alto-falantes na frente e na traseira do carro, precisará de dois amplificadores.

É uma instalação mais cara, mas a qualidade do som vale a pena, especialmente se você usar elementos de primeira classe como o acima da Focal.

Os amplificadores classe AB são bons para subs?


Os amplificadores da classe AB também são usados ​​para alimentar subwoofers de carros porque reproduzem sinais de baixa frequência com alta fidelidade e eficiência de energia.

Especialmente se você tiver um sistema de áudio automotivo com subwoofers selados, onde a qualidade do som é uma prioridade.

Um excelente exemplo de amplificador monobloco de classe AB que funciona muito bem com o subwoofer é o Planet Audio AC1500.1M ou superior da série AC (link para Amazon).

Possui filtro passa-baixa ajustável de 45 Hz a 90 Hz, reforço de graves variável entre 0 e 18 dB e resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz ±1 dB.

Esses parâmetros combinados com os transistores de classe AB o tornam uma excelente escolha para a maioria dos subwoofers, mas se o seu sub começar perto de 20Hz, como por exemplo Skar Audio ZVX-18v2 , recomendo usar um Planet Audio PL1500.1M semelhante ou superior da série PL (links para a Amazon).

Os amplificadores PL iniciam a resposta de frequência em 9Hz, então você não precisa se preocupar em cortar os tons mais baixos.



Para outros tipos de gabinete, especialmente para os com porta, onde os graves criados soam mais “boom”, os amplificadores de classe AB não são necessários, e muitos usam para os subwoofers altos amplificadores de classe D mais baratos, mas mais eficientes.

Quais são os prós e contras dos amplificadores classe A/B?


Há algumas coisas a considerar antes de escolher um amplificador classe A/B para o sistema de áudio do seu carro. Aqui estão alguns prós e contras:

Prós:

#1. Os amplificadores classe AB oferecem um excelente equilíbrio entre qualidade de som e eficiência de energia.

#2. Amplificadores de classe AB são menos propensos a superaquecer do que amplificadores de classe A.

#3. Os amplificadores classe AB oferecem uma ampla variedade de recursos e opções.

Contras:

#1. Os amplificadores de classe AB são mais caros do que os amplificadores de classe D mais populares.

#2. Amplificadores de classe AB geram mais calor do que amplificadores de classe D.

O exposto acima mostra que os principais benefícios de ter um amplificador classe AB são a qualidade do som e a eficiência energética.

No entanto, existem algumas desvantagens, como o aumento do custo e da produção de calor.

Em última análise, a decisão de usar ou não um amplificador de classe AB dependerá de suas necessidades específicas, mas, mais importante, do orçamento.

Como escolher o amplificador classe A/B certo para o sistema de áudio do seu carro?


Ao escolher um amplificador classe A/B para o sistema de áudio do seu carro, você deve ter algumas coisas em mente. Aqui estão algumas dicas:

Nº 1. Certifique-se de combinar a potência do amplificador com a potência dos alto-falantes.

#2. Considere o tamanho do amplificador ao escolher um local para ele em seu carro.

#3. Certifique-se de que o amplificador tenha um filtro passa-baixas se você planeja usá-lo para subwoofers.

#4. Escolha um amplificador com uma ampla variedade de recursos e opções para obter o máximo do seu sistema de som.

Ao escolher um amplificador de classe A ou AB, você deve se lembrar de não cortar custos escolhendo a marca “you name me”.

Como você sabe, a qualidade vem com o custo e, para obter o melhor amplificador de qualidade, você deve escolher uma marca respeitável que gaste o dinheiro em P&D.

Somente fazendo testes e melhorias, você pode ter certeza de que o produto foi realmente desenvolvido ao longo dos anos e não a tecnologia foi comprada ou “emprestada” por alguma fábrica que pretende ser uma “produtora de áudio”.



Para mim, quando se trata de amplificadores de classe AB, o topo absoluto é o FOCAL, especialmente o Focal FDP6.900 de seis canais (link para a Amazônia).

Conclusão


Se você está procurando um equilíbrio entre qualidade de som e eficiência de energia, um amplificador classe AB não irá decepcioná-lo.

Os amplificadores classe A/B oferecem uma ampla variedade de recursos e opções, tornando-os uma excelente escolha para a maioria dos sistemas de áudio automotivo.

No entanto, lembre-se de que os amplificadores classe AB são mais caros do que os modelos mais populares da classe D, portanto, quando você busca o melhor, precisa considerar o orçamento, bem... a menos que não seja necessário.