>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Um amplificador de carro pode ser muito potente?


Ao procurar um amplificador de carro e observar a variedade de amplificadores disponíveis no mercado, você pode se perguntar se um amplificador de carro pode ser poderoso demais para seus alto-falantes.

Os amplificadores podem ser poderosos demais para os alto-falantes ao produzir muito mais potência do que os alto-falantes podem suportar. Como regra geral, a potência total do amplificador (RMS combinado para todos os canais) não deve exceder 150% de todos os alto-falantes RMS que o amplificador alimentará.

Por exemplo, um amplificador estéreo para um par de alto-falantes com RMS de 100 W cada não deve produzir mais potência do que 300 W com a mesma impedância.

Por outro lado, se o amplificador não produzir energia suficiente para os alto-falantes, poderá causar distorção do som, cortes ou danos na bobina de voz.

No artigo abaixo, explicarei quanta potência é ideal para o amplificador do carro e a consequência de uma potência muito alta.

O que é um amplificador?


Um amplificador de automóvel é um dispositivo que transforma sinais de áudio de baixo nível em energia que move os cones nos alto-falantes para produzir um som. Amplificadores com maior potência são mais potentes e mais caros, mas isso os torna melhores?

Entre outros elementos, as necessidades de energia dependem do nível de volume da música, da eficiência dos alto-falantes e da quantidade de espaço aéreo em seu veículo. Por exemplo, um veículo utilitário esportivo (SUV) exigirá uma potência mais alta do que um carro compacto.

Embora um amplificador automotivo não seja visível, isso não significa que ele não esteja instalado.

Se o carro foi comprado com um aparelho de som pelo fabricante do equipamento original (OEM), você provavelmente tem uma unidade de baixo custo. Como o propósito de um amplificador é fornecer música alta sem distorção de som, quanta potência extra você deve comprar? Embora as calculadoras online quantifiquem a potência, o verdadeiro significado e as ramificações devem ser estabelecidos.

Potência do Amplificador


Os amplificadores são classificados em termos de poder de música sustentável, o Root Mean Square (RMS) , medido em watts, a fim de fazer uma diferenciação útil entre as unidades.

Os fabricantes recomendam a potência máxima RMS, uma potência de saída de pico porque se um amplificador for ultrapassado, os sons ficam tensos.

Se o amplificador for uma unidade pequena e for empurrado para o limite RMS total, o som será inferior ao ideal. Por outro lado, se o amplificador for mais potente e funcionar com 20% da capacidade, sobrará muito espaço livre. E o headroom é uma reserva de energia extra se o sinal de áudio exceder os níveis normais. Portanto, você não pode ter muita energia porque a potência extra evita áudio sobrecarregado.

Além disso, ao adicionar um amplificador poderoso, considere como ele se encaixa no sistema de forma abrangente. Leia os seguintes pontos para criar a melhor situação.
  • Atualize os alto-falantes para influenciar o áudio do carro se adicionar um amplificador mais forte, o que aumenta a qualidade dos alto-falantes.
  • Substitua os alto-falantes coaxiais pelos componentes porque os drivers são separados. Um amplificador filtrará e fornecerá sons de baixo nível mais limpos para cada driver, facilitando a audição de todos os instrumentos. Em contraste, os drivers de alto-falante coaxiais ficam um em cima do outro, o que causa um pequeno atraso no som.

Ao comprar novos alto-falantes, dê uma olhada nas classificações de eficiência, que descrevem a diferença em uma porcentagem calculada de acordo com a potência de saída e a quantidade usada.
  • 0,1% a 0,5% é aceitável.
  • > 0,5% é excelente.

Se você quiser aumentar as classificações de sensibilidade ao som dos alto-falantes, será necessário substituir os alto-falantes. A classificação de sensibilidade é determinada pelo volume de descarga dos alto-falantes combinado com a potência disponível.
  • 84 a 90 dB é aceitável.
  • Mais de 90 dB é excelente.

Para descobrir qual sensibilidade atenderá às suas necessidades, você deve determinar o ruído normal do carro. Por exemplo, é mais alto dirigir com as janelas abertas ou em ruas movimentadas da cidade. Mais potência do amplificador é necessária para aumentar o volume sem afetar a pureza do som.

Para personalizar seu sistema de áudio para ouvir mais graves, adicione um subwoofer e uma quantidade substancial de energia. O subwoofer sozinho usará mais energia do que todos os alto-falantes juntos.

Para fins de som e segurança, é crucial usar o cabo de alimentação correto e a bitola do fio do alto-falante ao instalar um amplificador. Dummies.com desenvolveu um gráfico que tira todos os cálculos e estimativas.

Outras Considerações


O amplificador mais básico oferece um nível de controle pequeno porque eles são ajustados quando instalados e os controles ficam ocultos. Amplificadores mais caros podem ser controlados na unidade ou no seu telefone Bluetooth.

Ao escolher um amplificador, preste atenção à qualidade da energia, que recebe uma classe e está incluída na classificação de eficiência. A classe A/B é maior, mais poderosa e cara. As classes D são menores, menos eficientes, mas não funcionam tão bem.

Embora muitas vantagens e desvantagens sejam discutidas neste vídeo de 9 minutos, um exemplo é que a distorção na Classe A é mais baixa e geralmente soa mais doce.

Continue a aprender mais assistindo a este guia para iniciantes sobre as diferenças entre os amplificadores Classe A, A/B e D.


Calculadoras on-line


Antes de comprar um amplificador, você deve calcular a potência correta, pois a potência do amplificador não deve estar acima da recomendação do fabricante, ou os alto-falantes podem aquecer e quebrar. Use qualquer um dos muitos recursos online de empresas respeitáveis.

Por exemplo, a calculadora da Crown Audio, Amplifier Power Required, inclui equações e explicações. Ou leia a calculadora Apex Customs, Car Audio Calculator, com instruções passo a passo e imagens, para avaliar a potência elétrica em watts.

Kit de fiação de amplificador


Um kit de fiação de amplificador de carro fará as conexões e fornecerá energia aos alto-falantes. Embora existam muitas opções on-line, o kit completo de fiação de instalação do amplificador de 4 medidores de gravidade de 3000 W Amp Pk2 4 Ga azul inclui todas as necessidades em sua busca para identificar e usar a potência e o medidor corretos para instalação.

Instalação


Conforme demonstrado neste vídeo de 4 minutos de Crutchfield, aprenda a instalação do amplificador passo a passo. Lembre-se de encontrar o local apropriado para montar o amplificador, tendo em mente que o componente gera calor, sendo necessário colocá-lo em uma área ventilada. Assim, a unidade é frequentemente colocada no porta-malas ou sob o assento do carro de passageiros.


O que acontece se um amplificador automotivo for muito potente?


Quanto mais potente for o amplificador, maior será o som musical. No entanto, podem surgir problemas se o amplificador for considerado separadamente em vez de um componente integrado em um sistema trabalhando em conjunto para criar um som de áudio de alta qualidade.

Considere a corrente ou fluxo de carga elétrica, conforme definido pelo Merriam-Webster. Uma fonte de alimentação é classificada em uma tensão que pode ser tolerada antes de superaquecer e desligar.

Em suma, se os volts estiverem muito altos e os amplificadores estiverem muito baixos, essa é uma situação perigosa.

Um amplificador não pode ser muito poderoso, supondo que o alternador do carro possa lidar com isso. Se o painel e os faróis estiverem escurecendo, o alternador pode estar sobrecarregado, o que pode causar danos. Os alternadores são classificados em unidades de ampere (amp), que medem a rapidez com que a eletricidade está fluindo, determinando assim a potência do amplificador.

A tabela a seguir é uma diretriz geral usando estimativas, mas os fabricantes podem fornecer o cálculo exato e a recomendação para a compra de um amplificador com a potência máxima.

Além disso, se você está determinado a comprar um amplificador com uma potência mais alta, você pode, como alternativa, comprar e instalar uma peça de substituição do alternador mais substancial.
Tamanho do automóvel Ampères do alternador Potência máxima
Carro pequeno 35 300
Veículo utilitário esportivo grande 145 1.200

A questão deve ser:qual é a quantidade ideal de energia que o sistema de áudio pode suportar porque mais potência significa um som mais profundo e um tom mais rico para sua música?

Cada sistema de áudio do carro é um pouco diferente, mas pode ser personalizado, mas se o seu orçamento permitir:

Compre um sistema de alto-falante componente, prestando atenção à limitação do fabricante em RMPs. RMPs mais altos permitem que os alto-falantes sejam emparelhados com um amplificador de potência mais alta, resultando em um sistema mais poderoso.

Dentro das restrições do sistema de alto-falantes, compre um amplificador que se encaixe nas limitações do alternador. Se isso não for energia suficiente, atualize o alternador com uma peça de reposição para serviço pesado.

Considerações finais


O amplificador desempenha um papel importante no caráter da música e como o som é percebido. Os amplificadores fornecem frequências de som para os alto-falantes corretos, para mover eletromagneticamente o som, e os drivers traduzem esses sinais em vibrações para serem ouvidos.

Quanto mais potência seu amplificador tiver, melhor para criar espaço extra e evitar esforço.

Lembre-se, um amplificador é limitado apenas por suas dependências do resto do sistema e sua determinação de som mais superior.

Compre o amplificador mais poderoso para o seu sistema e passe de uma experiência de áudio boa para excelente.