Existem muitos amplificadores por aí com muitos recursos diferentes:crossovers integrados, DSP, filtros passa-alta e passa-baixa, toneladas de potência e muito mais. Pode ser difícil entender mais ao procurar o amplificador, especialmente se você souber apenas quantos watts os alto-falantes do carro precisam.
Felizmente, os amplificadores não são tão complicados de entender, então deixe-me ajudá-lo a escolher o amplificador certo para os alto-falantes do seu carro.
O amplificador certo deve ter potência RMS para cada canal correspondente ao RMS de cada alto-falante. Por exemplo, quatro alto-falantes de 100 W devem ser alimentados por um amplificador de 400 W. Outra coisa a definir é o número correto de canais, dependendo do número de alto-falantes e subwoofers. Este artigo detalha o que é um amplificador e por que você precisa de um para o sistema de áudio do seu carro, descrevendo seus vários benefícios. Em seguida, mostrarei como combinar um amplificador com seus alto-falantes em termos de potência, RMS e watts de pico, eficiência do alto-falante e se você tiver subwoofers adicionais.
Por fim, explicarei diferentes cenários, dependendo de quantos alto-falantes você possui, incluindo um subwoofer e quantos canais um amplificador pode fornecer e quais recursos adicionais ele pode oferecer aos seus alto-falantes.
Para que serve um amplificador de carro?
Qualquer amplificador, como o nome sugere, amplifica um sinal até certo ponto. Em termos de áudio, tanto para entretenimento doméstico quanto para amplificadores de carro, um amplificador receberá um sinal de áudio de nível de linha e o aumentará para que você possa ouvir o áudio pelos alto-falantes em um volume definido.
Esta é a única maneira possível de ouvir o som através dos alto-falantes.
Um amplificador funciona com uma tecnologia que pega a corrente e a encaminha através de um tom de circuitos e componentes e, no final, os transistores pegam a corrente e a alimentam através de seus alto-falantes produzindo som.
Que tal um pré-amplificador? Posso usar isso?
Um pré-amplificador é definitivamente um tipo de amplificador porque aumenta um sinal de áudio; no entanto, um pré-amplificador apenas aumenta um sinal de baixo nível para o nível de linha. O pré-amplificador então envia seu sinal para o amplificador, que pode ser aumentado ainda mais e emitido pelos alto-falantes.
Por exemplo, um pré-amplificador em uma mesa de mixagem aumentará o sinal do microfone e o enviará para o amplificador estéreo para amplificação adicional.
Para fins de áudio do carro, seu estéreo enviará um sinal para seu pré-amplificador (pode ser o sinal de rádio, CD player ou smartphone). Em seguida, o pré-amplificador enviará o sinal para o amplificador embutido, se tiver um, ou para o amplificador externo de pós-venda. Portanto, você não pode simplesmente usar um pré-amplificador para qualquer som.
Por que preciso de um amplificador de carro para meus alto-falantes?
Você pode estar se perguntando por que precisa de um amplificador se o seu estéreo de fábrica OEM padrão pode tocar música sem a necessidade de um.
As unidades principais têm um amplificador embutido nelas; caso contrário, você não poderá ouvir sua música porque precisa de um amplificador para enviar um sinal de nível de linha pelos alto-falantes para criar volume.
Na verdade, alguns veículos de última geração vêm com amplificadores externos instalados de fábrica para alimentar sistemas de som avançados.
No entanto, se o seu carro não vier com um amplificador estéreo OEM alimentado, talvez seja necessário considerar comprar um de reposição por esses motivos.
Você obtém melhor qualidade de som de um amplificador de carro.
A característica mais proeminente de um amplificador é que você pode aumentar o volume sem incorrer em qualquer distorção.
Se você gosta de aumentar o volume e precisa segurar porque, em um certo nível de volume, tudo o que você ouve é uma distorção alta, então um amplificador seria adequado para você. Um amplificador de pós-venda profissionalmente construído produzirá som limpo e de alta qualidade, além do volume.
Ele pode produzir um som limpo e de alta qualidade devido ao fato de não ter limitações quando é construído, ao contrário do amplificador que deve ser instalado no som do seu carro.
Com componentes adequados e design diferenciado, ele dá espaço para seus alto-falantes respirarem, criando um headroom adequado. Isso significa que seus alto-falantes funcionam menos e, ao mesmo tempo, produzem um som de melhor qualidade.
Você obtém potência adicional para seus alto-falantes de reposição.
Alto-falantes e amplificadores padrão de fábrica OEM geralmente saem da linha de montagem com 10 a 15 watts de potência, a menos que, como mencionei, seja algum carro de luxo.
Se você pretende comprar alto-falantes de reposição, sua classificação de potência e eficiência será muito maior do que os alto-falantes padrão de fábrica OEM (na casa das centenas e até milhares de watts).
O amplificador em seu estéreo não terá potência, sem mencionar a capacidade de lidar com alto-falantes de reposição.
Não haverá clareza, profundidade no áudio, resposta de frequência adequada e volume baixo. Estes são apenas alguns problemas com os quais você será atormentado se optar por executar alto-falantes influentes do mercado de reposição do som do seu carro sem um amplificador.
Você pode alimentar um subwoofer.
Se você planeja usar um subwoofer, precisará de um amplificador sem dúvida.
Amplificadores hoje em dia possuem crossovers embutidos que funcionam como um filtro passa-altas permitindo frequências que somente o subwoofer deve receber. Além disso, o som do seu carro que está bombeando 15 watts RMS de pico simplesmente não terá potência para acionar um subwoofer, que é de centenas de watts.
Sem mencionar que seu estéreo provavelmente não possui um subcanal dedicado ou um crossover embutido nele.
Isso significaria que se você realmente conectar seu subwoofer ao seu estéreo através de um canal padrão (não recomendado), o som que se seguiria seria prejudicial para quem estiver ouvindo.
Como combinar o amplificador do carro com os alto-falantes?
Suponha que você queira adquirir um amplificador de reposição e/ou alto-falantes de reposição.
Nesse caso, você definitivamente precisa considerar algumas coisas antes de entrar na Amazon e começar a jogar fora seu dinheiro suado.
Como outros tipos de tecnologia, alto-falantes e amplificadores são construídos com um design específico em termos de potência, impedância, resposta de frequência e alguns outros fatores.
Isso significa que você não pode simplesmente comprar um conjunto de alto-falantes de reposição e um amplificador e pronto. Em essência, eles precisam trabalhar juntos para produzir simultaneamente o melhor som possível trabalhando em conjunto um com o outro.
Portanto, você deve tentar combinar seus alto-falantes e seu amplificador em termos de potência, pelo menos, mas há mais fatores a serem considerados.
Se você não fizer isso, poderá receber um som de baixa qualidade e fraco e, inversamente, poderá explodir seus alto-falantes se a proporção de potência do amplificador e dos alto-falantes estiver errada.
Combinando amplificadores com alto-falantes em termos de potência (potência).
Amplificadores com muita potência.
A principal coisa a notar sob este título é que a potência do seu amplificador nunca deve exceder a dos seus alto-falantes. Por exemplo, se você tiver um conjunto de alto-falantes com pico de 300 watts, seu amplificador não deve exceder essa classificação máxima, ou você provavelmente explodirá seus alto-falantes quando colocar seus alto-falantes muito alto.
Amplificadores com pouca potência.
Se você tiver um amplificador que não tem potência suficiente para acionar seus alto-falantes, o amplificador cortará as faixas de frequência dos sinais de áudio que ele não pode produzir, e isso será ouvido através de seus alto-falantes por corte.
Nos bastidores, o amplificador produz corrente CC nesses casos de corte, o que é prejudicial para seus alto-falantes, especialmente tweeters.
Este interno faz com que eles se deteriorem com o tempo e também pode danificar a bobina de voz em seus alto-falantes.
Como determinar a potência correta para seus alto-falantes e amplificador.
Isso é direto. Tudo o que você precisa fazer é igualar os watts RMW de seu amplificador e seus alto-falantes. Observe que RMS e watts de pico são muito diferentes, e você nunca deve tentar igualar os watts de pico.
Você pode considerar os watts RMS como a capacidade média de manuseio de seus alto-falantes no dia a dia. Em contraste, os watts de pico referem-se a quanta potência seus alto-falantes podem suportar em uma instância e não continuamente.
Muitas pessoas cometem erros ao sair e comprar um conjunto de alto-falantes com pico de 300 watts e acham que é igual ao seu amplificador.
Isso é incorreto e, na realidade, acontece que os watts RMS dos alto-falantes são apenas 150 watts (você geralmente reduz pela metade os watts de pico para obter watts RMS).
Portanto, certifique-se de combinar seu amplificador e alto-falantes entre si de acordo e combinar os watts corretos, RMS ou Peak.
E a eficiência do alto-falante?
A eficiência do alto-falante está relacionada ao desempenho de um alto-falante com uma pequena quantidade de energia. Em essência, você pode ter um alto-falante de 200 watts com alta eficiência que supera 300 watts no mesmo nível de volume (será mais alto).
Isso significa que você pode ter um amplificador de baixa potência que produz um som claro e alto sem a necessidade de comprar um amplificador adicional.
Por exemplo, você poderia ter um amplificador de 100 watts alimentando um alto-falante de 150 watts e soaria melhor do que um sistema baseado em 150 watts. Embora isso possa parecer contraditório com a seção em que amplificadores com potência insuficiente também podem danificar seus alto-falantes, isso se aplicaria apenas a amplificadores com pouca capacidade de manuseio de energia, como um amplificador de 25 watts com alto-falantes de 200 watts.
Este é definitivamente um caminho a seguir porque alto-falantes de alta eficiência também oferecem melhor qualidade geral de som. Alto-falantes com uma classificação de alta eficiência são considerados 90db e acima.
De quantos canais meu amplificador precisa?
Quando os amplificadores de carro foram introduzidos pela primeira vez, eles saíram com dois canais. No início dos anos 90, isso era o suficiente, e ainda tenho meu primeiro amplificador –
Mac Audio 2×120 watts (com 2×80 watts RMS). No entanto, no mundo de hoje, o padrão de qualidade mudou, assim como nossa percepção de som de boa qualidade.
Com isso em mente, um amplificador deve ter pelo menos quatro canais (dois canais para os alto-falantes frontais e dois canais para os alto-falantes traseiros).
E se eu tiver um subwoofer?
Com um subwoofer, você pode ir mais longe e obter o amplificador com o 5º canal.
Se você é um verdadeiro audiófilo e leva o som a sério, é necessário um canal de subwoofer separado. Semelhante aos sistemas de som surround de entretenimento doméstico, os amplificadores de carro geralmente têm um recurso 5.1 ou 7.1.
O ponto 1 significa que existe um canal de subwoofer dedicado, no entanto, no caso do amplificador do carro, não é baseado em som surround.
Amplificadores de carro com cinco canais têm um canal dedicado para o subwoofer, e esse canal virá com um crossover embutido. Isso significa que, se você tiver um subwoofer, um amplificador com um subcanal dedicado e crossover só alimentará seu subwoofer com as frequências corretas, que você poderá ajustar para ajustá-lo da maneira certa.
Além disso, o canal do subwoofer pode vir com uma certa quantidade de energia que difere dos canais de alto-falante regulares porque um subwoofer precisa de uma quantidade enorme de energia para acioná-lo.
Vamos voltar ao crossover que está embutido no amplificador. Você precisa entender que alguns subwoofers podem vir com um crossover passivo embutido e, portanto, você não precisa de um em seu amplificador; no entanto, isso na maioria dos casos pode ser ignorado se o seu subwoofer, de fato, tiver um crossover passivo embutido.
Posso ter um amplificador para todos os alto-falantes do carro?
Na maioria dos casos, sim. No entanto, isso não será suficiente em veículos com mais de quatro alto-falantes e mais de um subwoofer.
Além disso, os amplificadores de carro são construídos principalmente e baseados em um princípio de cinco canais, que inclui apenas dois conjuntos de alto-falantes (frontal e traseiro) e um subwoofer.
Você obtém amplificadores de carro com seis canais, que também apresentam filtros passa-altas e passa-baixas (isso significa que eles têm um crossover embutido para frequências altas e baixas).
No entanto, esta é a quantidade máxima de canais que você provavelmente encontrará em um amplificador de carro.
Além disso, você também obtém amplificadores construídos especificamente para alto-falantes comuns de carros ou especificamente para subwoofers. Portanto, você pode obter amplificadores separados que acionam apenas seus subwoofers e apenas seus alto-falantes.
Conclusão
Se você deseja um som decente em termos de volume, clareza, profundidade e muito mais, você deve optar por comprar um amplificador de reposição, especialmente se você já comprou um par de alto-falantes de reposição.
Um estéreo de carro padrão produz apenas cerca de 10 a 15 watts RMS. Se você tiver alto-falantes de 100 watts ou mais, o estéreo não apenas não será capaz de fornecer energia suficiente, mas, de fato, danifica-o lentamente até o ponto em que eles estão quebrados (possivelmente para sempre).
Há muitos fatores a serem considerados ao tentar combinar seus alto-falantes com seu amplificador, e o principal a ser observado é que o amplificador não deve ter muita potência e não deve ter pouca energia (deve ser exatamente como Cachinhos Dourados e os três ursos).
Depois disso, você precisa combinar corretamente seu amplificador e alto-falantes com os watts corretos (ambos devem corresponder por RMS e não por watts de pico).
Finalmente, você deve considerar quantos alto-falantes você tem e se você tem um subwoofer porque os amplificadores vêm com muitas variações de canais diferentes, incluindo aqueles dedicados explicitamente a subwoofers que oferecem um filtro passa-altas e crossover embutido.
Fora isso, se você quiser mais de dois conjuntos de alto-falantes e dois subwoofers, terá que optar por obter mais de um amplificador e refazer a configuração do sistema de áudio do carro.