Você comprou recentemente um amplificador de carro usado e acha que não está funcionando corretamente?
Descobrir como testar o amplificador do seu carro para ver se funciona é muito mais fácil do que você pensa.
Para testar o amplificador, você precisa conectar todos os fios de alimentação e o alto-falante, que você sabe que funciona. Em seguida, conecte o estéreo ou o gerador de som aos terminais de entrada RCA do amplificador. Por fim, ligue o dispositivo e, se você ouvir os sons do alto-falante, o amplificador funcionará bem. No artigo abaixo, examinarei alguns dos fatores mais importantes a serem considerados ao testar o amplificador estéreo do seu carro.
Como funcionam os amplificadores?
Circuitos básicos de um amplificador de carro
Sinal de entrada
O sinal de entrada da alimentação principal do amplificador passará pelos capacitores de filtragem. Estes irão armazenar alguma energia, bem como filtrar algum ruído do seu alternador ou de qualquer outra coisa no seu sistema. O sinal também se moverá para outro filtro chamado Choke que filtrará ruídos adicionais. Esses filtros agora conterão energia armazenada.
Modulador de largura de pulso
O coração do amplificador é o modulador de largura de pulso (estes foram omitidos dos amplificadores realmente antigos que funcionavam com tecnologia diferente). Este chip na placa de circuito executa a fonte de alimentação. A função do modulador de largura de pulso é ligar e desligar muito rapidamente (entre 20.000Hz e 50.000Hz) e, por sua vez, aciona os transistores da fonte de alimentação.
Transistores da fonte de alimentação
A maioria dos amplificadores modernos geralmente são equipados com transistores Mosfet, que regulam melhor a potência e criam um sinal mais forte. Controlados pelo modulador de largura de pulso, esses transistores ligam e desligam muito rapidamente, pegando a energia armazenada no indutor e filtrando os capacitores enviando o sinal para o transformador.
Transformador
O transformador do amplificador é responsável por pegar uma corrente DC e convertê-la em corrente AC. Em uma nota lateral, o transformador não altera as características do seu amplificador quando o sinal sai do transformador em uma tensão mais alta e empurra o sinal para os retificadores.
Retificadores
Os retificadores têm dois diodos dentro de cada um, que terão uma tensão positiva e negativa que só podem passar em uma direção, criando tensão no trilho (positiva e negativa). Este tipo de tensão é usado para acionar seus alto-falantes.
É imperativo notar que os trilhos podem transportar baixa tensão a tensão muito alta, e se você estiver testando ou consertando seu amplificador com ele ligado, pode haver tensão suficiente nos trilhos para matá-lo.
Filtrando capacitores
Uma vez que o sinal sai dos trilhos, ele se move para capacitores de filtragem que filtram o ruído novamente e armazenam uma pequena carga para a seção de saída do seu amplificador (transistores de saída – discutidos mais adiante).
Sinal da unidade principal RCA
A corrente de sua unidade principal entrará em seu amplificador e passará por um estágio de entrada. Este estágio incluirá ganho, frequência e filtros (passa-alta e passa-baixa). Em seguida, ele passará para os amplificadores operacionais (amplificadores operacionais).
Amplificadores operacionais
Os amplificadores operacionais receberão o sinal do estágio de entrada do seu amplificador (sinal da sua unidade principal RCA). A partir daqui, o sinal de entrada da unidade principal passará por um conjunto de transistores de driver porque os amplificadores operacionais não terão energia suficiente para acionar os transistores de saída.
Transistores de driver
Estes estão pegando o sinal dos amplificadores operacionais e ligando e desligando os transistores de saída. Uma coisa a notar é que o sinal que liga e desliga os transistores do driver não é um sinal definido como os transistores da fonte de alimentação (transistores Mosfet). Este sinal será semelhante ao sinal que está entrando nas entradas RCA do seu cabeçote estéreo.
Transistores de saída
Os transistores de saída foram configurados para trilhos positivos e negativos. A corrente para mais uma vez aqui e não pode ir a lugar algum porque nenhuma parte do seu amplificador no momento está dizendo o que fazer com a tensão. É aqui que os transistores do driver entram em ação, dizendo aos transistores de saída para ligar e desligar muito rapidamente, assim como o modulador de largura de pulso faz com os transistores Mosfet.
Os transistores pegarão a tensão do trilho armazenada nos capacitores (fonte de alimentação das seções de saída) e conduzirão o sinal diretamente para os alto-falantes.
Sistemas adicionais em ação em um amplificador de carro
Díodo de proteção de polaridade reversa
Este diodo está situado na vanguarda do seu circuito, onde a energia principal está entrando em seu amplificador.
Suponha que você acidentalmente conecte a energia e o terra invertido em seu amplificador. Nesse caso, este diodo deixará a corrente passar por ele (geralmente, ele bloqueará a passagem de corrente se o seu amplificador estiver funcionando corretamente).
Isso criará um curto-circuito quando a corrente passar por ele e, por sua vez, queimará o fusível principal (neste caso, tudo o que você precisa fazer é substituir o fusível e conectar seu aterramento e energia corretamente, e seu amplificador deve funcionar corretamente).
No entanto, há casos em que este diodo falha em seu trabalho por vários motivos, e o resultado é que há danos irreparáveis ao seu amplificador.
Circuito de feedback
Ao mesmo tempo em que os transistores do driver estão enviando o sinal para os transistores de saída, eles enviarão um pequeno sinal de volta para os amplificadores operacionais.
Isso é utilizado para testar o sinal de entrada com o sinal enviado para os transistores de saída e, se não corresponder aos amplificadores operacionais, eles tentarão corrigi-lo. Além desse processo, o benefício extra é o cancelamento de ruído. Isso é para que o sinal que está entrando no amplificador seja o mesmo que o sinal que sai, só que não tão poderoso.
Cancelamento de ruído
Existem muitas partes adicionais e maneiras pelas quais um amplificador pode efetivamente cancelar o ruído. Muitos desses projetos e sistemas incluem substituição de peças, incorporação de técnicas de blindagem e reorganização de componentes.
Como posso saber se meu amplificador funciona?
Isso é simples e facilmente identificado. Primeiro, verifique se você conectou seu amplificador ao sistema estéreo do carro corretamente. Ou seja, você precisa ter certeza de que todas as três conexões abaixo estão estáveis:
- A unidade principal é conectada via RCA ao seu amplificador
- Os fios de alimentação e terra estão conectados ao seu amplificador.
- Os alto-falantes e o subwoofer estão conectados ao seu amplificador.
Tudo o que você precisa fazer é ligar o sistema estéreo do carro e tocar uma música. Se tudo estiver funcionando corretamente, você deverá ouvir o áudio que está tentando reproduzir.
Lembre-se de que alguns amplificadores estéreo automotivos têm detecção remota, portanto, eles só serão ligados quando a unidade principal estéreo for ligada.
Como testar o amplificador do meu carro com um multímetro?
Primeiro, você deve se perguntar:o que exatamente você vai testar?
O amplificador não está ligando e você está tentando testar as peças dentro do amplificador para ver se estão com defeito ou queimadas?
Na seção anterior, abordamos como um amplificador funciona. Existem muitos componentes (resistores, capacitores, transistores) que você pode testar com seu multímetro para descobrir qual parte dentro do seu amplificador não está funcionando, fazendo com que seu amplificador não funcione corretamente.
Caso contrário, podemos usar um multímetro para testar se o amplificador funciona e outros aspectos, como potência. Se o seu amplificador estiver funcionando, ele ainda pode não estar funcionando corretamente e, portanto, você pode usar um multímetro para testar a tensão e, portanto, a potência do seu amplificador.
Como testar a potência do amplificador do meu carro?
Você pode usar um teste de pinça para fornecer uma indicação aproximada da potência bruta (RMS) que sai do seu amplificador.
Teste de fixação
Ferramentas necessárias para testar a potência de um amplificador de carro
- Multímetro digital (um que mede a tensão CA)
- Alicate amperímetro (isso mede a amperagem)
- Habilidades matemáticas (Volts x Amps =watts)
Este tutorial pressupõe que seu amplificador esteja conectado, seja capaz de ligar e reproduza um sinal de áudio pelos alto-falantes. Se não for, você precisará de ferramentas e peças adicionais. Confira meu artigo sobre como conectar subwoofers a um amplificador antigo para entender como configurar um amplificador e alto-falantes ou subwoofer.
Tutorial passo a passo sobre como medir a potência com um teste de pinça
- Primeiro, você conectará os fios do multímetro ao alto-falante saídas do amplificador .
- Conecte o fio vermelho ao terminal positivo do amplificador
- Conecte os fios pretos ao terminal negativo do amplificador
Observe que seus
alto-falantes ainda precisam estar conectados ao amplificador para que este método funcione porque o alicate amperímetro precisa utilizar a saída positiva do fio do alto-falante.
Se necessário, você precisa conectar os fios do multímetro a um canal não utilizado ou aos fios do alto-falante.
- Em seguida, conecte o alicate amperímetro à saída positiva do fio do alto-falante e desloque o alicate amperímetro o mais próximo possível do amplificador.
Se o seu amplificador não estiver conectado à unidade principal estéreo do carro, conecte-o a outro dispositivo com cabos, como seu smartphone.
Além disso, você não usará música para este teste, pois as frequências e o volume dessas frequências mudarão ao longo de uma música, fazendo com que suas leituras saltem por todo o lugar.
- Toque um tom de teste (40Hz será bom)
- Anote as leituras do multímetro e do alicate amperímetro.
- Multiplique seus volts para seus amplificadores e essa será sua potência.
Tenha em mente que ajustar o ganho em seu amplificador mudará as leituras em seus medidores de forma eficaz, dando-lhe uma leitura mais alta se o ganho for aumentado e uma leitura mais baixa se o ganho for diminuído.
Usando um multímetro para testar componentes em seu amplificador
Suponha que seu amplificador não esteja funcionando. Nesse caso, você pode precisar testar vários componentes que compõem o amplificador, como discutimos na primeira seção, como transistores, capacitores, transformador e quaisquer outros que tenham a tensão passada por eles.
No entanto, os amplificadores modernos agora vêm equipados com muitos fusíveis que fazem parte do circuito do seu amplificador. Esses fusíveis queimarão se o sinal incorreto passar por eles. Tudo o que você precisa fazer é verificar se todos os fusíveis ainda estão funcionando corretamente e, se um ou mais estiverem queimados, você só precisará substituí-los.
Além disso, se eles estiverem queimados, você deve observar que provavelmente algo está errado com o amplificador ou a configuração do som do carro. Você deve avaliar todos os componentes necessários, fiação e layout desses sistemas.
Tutorial passo a passo para verificar componentes com um multímetro
- Certifique-se de que seu amplificador esteja desligado (você nunca realiza testes com o amplificador ligado)
- Remova a tampa do amplificador.
- Se precisar, solte a placa de circuito do gabinete com parafusos ou chaves Allen.
- Mude seu multímetro para a configuração de resistência que tenha um alarme sonoro
- Use o processo de eliminação e teste os vários componentes do seu amplificador.
- Você terá que conectar os fios do multímetro à seção do componente de entrada de recepção e à unidade que recebe a saída.
- Se você não conseguir chegar a um componente na placa de circuito, vire-o para chegar aos pontos de solda.
Com o multímetro configurado para uma configuração de resistência com um alarme sonoro, você testará um circuito fechado em cada componente. Se o alarme sonoro disparar, você saberá que o componente do seu amplificador está funcionando corretamente.
Se você testar um componente e o alarme não disparar, você pode presumir com razoável certeza que esse componente está queimado ou com defeito e você precisará substituí-lo.
Posso testar o amplificador do meu carro sem alto-falantes?
Se o seu amplificador não funcionar corretamente e você estiver preocupado em explodir seus alto-falantes se conectá-los ao seu amplificador, ou se você não tiver nenhum alto-falante por perto, existem três opções possíveis que você pode analisar para testar seu carro amplificador.
Teste o amplificador do carro com um multímetro
Como discutimos na seção acima, você passaria por todos os componentes dentro do seu amplificador testando para circuitos fechados ou curtos através do processo de eliminação. Além disso, verifique sempre se nenhum fusível está queimado
Use uma lâmpada para testar o amplificador do seu carro.
Embora não seja recomendado, você pode testar seu amplificador com uma lâmpada. Dependendo da potência do amplificador, você precisa ter em mente que a lâmpada queimará se o amplificador tiver mais de 800 watts por canal em 8 ohms.
Compre usando uma lâmpada de 115v; tudo o que você faria é conectar a lâmpada com fio às saídas do alto-falante do amplificador conectando os terminais positivo e negativo ao fio corretamente.
Depois de ligar o amplificador, você verá a lâmpada acender. Isso indicaria que seu amplificador está recebendo e enviando o sinal.
Consulte um profissional sobre o amplificador do seu carro
Na maioria dos casos, você pode levar seu amplificador a uma loja, e eles irão testá-lo para você por uma taxa mínima. Esta é a melhor opção se você não tiver certeza dos outros métodos.
Além disso, você economizará dinheiro a longo prazo, pois se não souber o que está fazendo, provavelmente danificará seu amplificador, fazendo com que compre um novo.
Como posso saber se meu amplificador está recebendo energia suficiente?
Se você acha que seu amplificador não está recebendo energia suficiente, há uma maneira fácil de verificar isso.
Use um multímetro para verificar a voltagem da sua fonte de alimentação.
Usando seu multímetro e ajustando o medidor para voltagem, use os cabos de teste e conecte-os à sua fonte de alimentação (bateria do carro). As baterias de carro geralmente medem 12,6 volts quando o carro está desligado e entre 13,7 e 14,7 volts quando o motor está funcionando.
Se o seu amplificador vier com uma fonte de alimentação separada, você irá testá-lo da mesma forma, conectando os fios aos terminais positivo e negativo dessa fonte de alimentação.
Use um multímetro para verificar os fios da sua fonte de alimentação.
Dependendo da quantidade de energia que você está enviando para o amplificador, a bitola do fio precisará ter uma certa espessura. Se não estiver, pode não ser enviada energia suficiente para o amplificador.
The approach for this is the same, except you would connect the wire to the power source (car battery) and measure the voltage from the ends of the wire that would be connected to your car amplifier.
If you find that the voltage is incorrect for any of these methods, you would have to troubleshoot other aspects of what could be wrong.
Conclusão
Being able to test your car amplifier to see that it is working is pretty straightforward if you have the correct equipment, such as a multimeter. You can check whether it is receiving enough power and whether it is sending the proper amount of power to your speakers.
In other cases where the car amplifier does not work at all, by knowing how a car amplifier works, you can use the multimeter throughout the process of elimination and test its components such as transistors, capacitors, transformers, and resistors.
A multimeter is the best way to troubleshoot any problem that involves power and a circuit but remember that you should consult a professional if you are not comfortable with any testing method.