>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Por que o amplificador do meu carro parou de funcionar?


Existem várias razões pelas quais o amplificador do seu carro não funciona. Ele está fazendo sons de assobio? Você ouve sons de corte? Ou o amplificador do carro não liga.

Seja qual for o diagnóstico, se o amplificador do seu carro parou de funcionar, com mais frequência, é por causa de um erro do operador.

Geralmente, os amplificadores de carro param de funcionar principalmente devido a fiação errada ou configuração incorreta do amplificador. Por exemplo, um fusível interno pode estar queimado ou um cabo de conexão danificado. Além disso, os cabos de aterramento e alimentação podem não transferir tensão suficiente para atender às necessidades de corrente elétrica do amplificador, fazendo com que ele superaqueça e desligue, ou o amplificador pode estar aterrado incorretamente.

No artigo abaixo, vou passar pelos motivos mais comuns para os amplificadores de carro pararem de funcionar e mostrar como evitar que isso aconteça no futuro.

Problemas comuns que fazem com que os amplificadores do meu carro parem de funcionar


Por que o amplificador do seu carro não está funcionando? Bem, sempre que o amplificador do seu carro não funciona, raramente tem algo a ver com o próprio amplificador.

O problema se deve principalmente à conexão entre o amplificador e o alto-falante. Felizmente, é fácil resolver causas comuns para um amplificador de carro com defeito.

Aqui estão alguns diagnósticos se o amplificador do seu carro não funcionar.

Sinal sonoro cortado


O corte é atribuído ao aterramento ruim ou inadequado. Este problema surge quando o amplificador do carro deve gerar mais potência do que pode, criando dissonância.

Quando o amplificador ultrapassa sua capacidade de produzir energia suficiente para replicar os sinais de entrada para os alto-falantes, o som inicial do sinal de entrada será degradado.

Na medida em que o sinal ainda será amplificado, mas estará de forma enviesada e distorcida. Como resultado, a qualidade da música não será a mesma e, com o tempo, isso também pode danificar seus alto-falantes.

O corte também pode ser causado por superaquecimento, sensibilidade de entrada muito alta, bitola insuficiente do fio e equalização excessiva do sinal da fonte.

Reiniciando aleatoriamente


Não há nada mais irritante do que o seu amplificador ligando e desligando aleatoriamente. Infelizmente, esta é outra falha como resultado de um aterramento ruim.

Você precisa garantir que todas as conexões estejam firmes, pois os fios soltos do cabo podem produzir um disjuntor.

Outras causas para isso são a incapacidade dos alto-falantes de se conectarem corretamente, uma incompatibilidade de impedância, componentes internos defeituosos ou superaquecimento.

Fogo (ou Queima)


A queima é talvez um dos piores problemas que você pode ter com o seu amplificador, porque não apenas representa um perigo para o seu carro, mas também para você.

Este é o resultado extremo do mau aterramento, muitas vezes causado por fios superaquecidos e derretidos.

Aterramento defeituoso e conexões ruins ao quadro do seu carro derreterão a conexão de aterramento do amplificador, causando atrito. A fricção produz calor, gerando faíscas que podem evoluir para um incêndio.

Não posso enfatizar o suficiente como é importante garantir que seu amplificador seja aterrado corretamente e firmemente preso para evitar esse pior cenário.

O amplificador liga, mas não há som.


Seu amplificador pode estar funcionando, mas você não consegue obter nenhum som. Isso ocorre porque o fio terra não está recebendo um sinal sólido. A bateria do carro também pode estar baixa e o amplificador não está recebendo tensão suficiente.

Quando o cabo de alimentação estiver com defeito ou desconectado, você não ouvirá nenhum som ou os cabos RCA serão desconectados ou destruídos.

Seus alto-falantes também podem ser o motivo pelo qual você não está recebendo nenhum som. Então, depois de testar seu amplificador, vale a pena conferir seus alto-falantes.

Sibilos ou outras distorções de som


Quando você começa a ouvir sons estranhos vindos do seu amplificador, pode ser porque os cabos da unidade principal estão passando por alguma interferência com os cabos de aterramento. Isso causa alguma distorção no som.

Os fios dos alto-falantes também podem causar distorções de som quando se tocam. Em alguns casos, você precisa redirecionar os fios para evitar se aproximar do terra ou dos cabos de alimentação.

Escolha cabos de boa qualidade e fios com boa blindagem para evitar recorrência.

Quando o subwoofer estiver sobrecarregado ou fraco, você experimentará alguns sons como peido. Isso pode ser um pouco desagradável, especialmente quando você tem companhia.

Certifique-se de que a caixa do seu subwoofer seja adequada. Por exemplo, monte bem os alto-falantes para evitar que o ar escape enquanto ouve música, resultando em sons parecidos com peidos.

Se você tiver um gabinete com porta, não bloqueie a porta porque deve haver fluxo de ar livre do subwoofer.

Como reparar o amplificador do carro?


Quando seu amplificador começa a apresentar problemas, a primeira dica de correção é usar um multímetro ou testador de continuidade.

O testador de continuidade ajuda a verificar a continuidade dos cabos de áudio que entram e saem do amplificador.

Primeiro, desconecte todas as outras fontes de áudio do amplificador. Agora teste apenas os alto-falantes internos para ver se a unidade recebe energia suficiente ou produz um bom som.

Se tudo isso estiver em boas condições, o problema está dentro do amplificador. Neste ponto, você terá que desmontar o amplificador para consertar as peças internas.

Etapa 1


Desconecte o cabo elétrico da tomada de parede. Isto é para evitar qualquer choque ao manusear o amplificador.

Etapa 2


Separe a tampa do chassi removendo todos os parafusos laterais, traseiro e inferior.

Etapa 3


Separe as duas metades e exponha os componentes internos no chassi ou na estrutura inferior do amplificador.

Etapa 4


Verifique se a extremidade interna do cabo elétrico está solta ou danificada devido ao puxão constante. Se os elementos internos estiverem soltos, aperte-os e, se estiverem danificados, substitua-os conforme necessário.

Nesse caso, pode valer a pena enviar o amplificador para o serviço eletrônico, pois qualquer erro durante o reparo interno do amplificador pode causar danos permanentes ao mesmo.

Etapa 5


Se o cabo funcionar, inspecione o fusível interno. Teste o fusível se ainda funcionar e se estiver queimado, substitua-o.

Etapa 6


Limpe o interior do amplificador. Na maioria das vezes, você tem problemas com seu amplificador porque ele está sujo por dentro, cheio de poeira, o que pode fazer com que suas partes internas superaqueçam.

Sopre a poeira usando uma lata de ar comprimido ou um secador de cabelo. Se a unidade contiver muita poeira e sujeira, use um aspirador de pó com ponta de plástico.

A ponta de plástico protege as partes delicadas da unidade de receber eletricidade estática.

Etapa 7


Limpe os conectores de entrada e os terminais dos alto-falantes usando um limpador de contato elétrico. Verifique se algum conector de entrada foi desconectado dos fios e reconecte-o.

Se você seguir todos esses passos e nada mudar, não deixe de procurar ajuda profissional.

Como aterrar corretamente o amplificador do seu carro?


A maioria dos problemas de amplificador que vimos resultam de um aterramento ruim. É seguro dizer que o aterramento adequado do seu amplificador pode eliminar 90% dos problemas do seu amplificador.

Aqui está como garantir que seu amplificador esteja devidamente aterrado.

Encontre o melhor local de terreno


Encontrar um bom ponto de aterramento é muito importante. A localização deve estar dentro de 18 polegadas do amplificador.

Conecte o fio de alimentação com um parafuso diretamente ao chassi de metal para uma melhor conexão. Verifique se há parafusos de aterramento fáceis e, se não houver, perfure o chassi do carro.

Corte o fio terra


Corte o fio terra e certifique-se de que é grosso. Os fios grossos têm a capacidade de acomodar melhor as altas amperagens necessárias para os sistemas de áudio do carro. Fios finos podem levar a excessos e queima do amplificador.

Conecte o fio


Depois de cortar o fio, você precisará reconectá-lo ao receptor. Descasque o fio antes de conectá-lo ao receptor.

Você notará um ponto de conector de aterramento na parte de trás do seu amplificador. Conecte o fio a esta porta e certifique-se de que esteja bem apertado.

Aperte as portas aterradas


Fios soltos podem resultar em aterramento defeituoso. Uma vez que os fios tenham sido conectados, certifique-se de que eles estejam bem apertados ao redor do amplificador.

Você pode até usar fita adesiva para garantir que eles mantenham sua posição.

Faça um teste


Você nunca pode saber se o aterramento foi bem-sucedido até que você faça um teste. Ligue o som do carro e teste o receptor.

Use um multímetro digital e uma extensão de chumbo para realizar este teste, um amplificador devidamente aterrado deve fornecer uma leitura em torno de 0,5 ohms.

Como os alto-falantes danificam o amplificador do seu carro?


O alto-falante pode danificar um amplificador devido a uma incompatibilidade de impedância. Isso acontece quando a impedância do amplificador é maior que a impedância do alto-falante.

Em outras palavras, o alto-falante consome mais energia do que o amplificador pode produzir, o que resulta em superaquecimento e danos ao amplificador.

Para resolver esse problema, compre um alto-falante que corresponda às capacidades do seu amplificador e conecte os fios do alto-falante com cuidado, mas, na verdade, para um novo sistema de áudio do carro, você deve comprar o amplificador que corresponde aos alto-falantes.

Como identifico o problema do amplificador do meu carro?


É importante ficar atento aos sinais de que seu amplificador pode estar com problemas. Quanto mais tempo o problema ficar sem solução, pior será o dano.
  • O primeiro sinal para identificar um problema no amplificador é quando ele não produz som. Isto é depois de ter feito as conexões apropriadas. Se ainda não houver som, significa que o amplificador está danificado.
  • O segundo sinal é uma distorção no som do amplificador. Então, quando você começar a ouvir seu amplificador fazendo barulhos estranhos, é seguro assumir que há algo errado com ele.

A distorção ocorre quando a demanda de potência do alto-falante é muito maior do que a potência que o amplificador pode fornecer. Como resultado, o som ficará distorcido quando o amplificador não conseguir atender às demandas do alto-falante.

O que preciso para o reparo do amplificador do meu carro?


Como todos os outros aparelhos, a abertura de um amplificador exigirá ferramentas específicas. Por exemplo, você pode precisar abrir seu amplificador para limpar o interior, substituir um fusível ou consertar um cabo elétrico.

Para isso, você vai precisar de:
  • Chaves de fenda Philips
  • Um spray limpador de contato elétrico com uma lata de ar comprimido se você decidir limpar.
  • Ferro de solda.

O que é o recurso Modo de proteção no amplificador My Car?


Muitos novos amplificadores de carro modelo vêm equipados com o recurso de modo protegido. Este é um recurso de segurança integrado que se destina a proteger seu amplificador.

O recurso desliga automaticamente o amplificador quando ele começa a apresentar problemas para evitar mais danos à unidade.

Quando o amplificador entrar no modo de proteção, você não poderá usá-lo até corrigir o problema. Outros podem ligar novamente, mas voltar ao modo de proteção se o problema não for corrigido.

Por que o modo de proteção do amplificador do meu carro está ativado?


O amplificador pode ativar o recurso de modo de proteção por vários motivos.
  • Para começar, o modo de proteção é ativado quando há um erro interno.
  • Em segundo lugar, os fios do amplificador podem estar soltos ou com defeito, o que geralmente causa interferência na unidade.
  • Em terceiro lugar, o modo de proteção é ativado se o amplificador não estiver instalado corretamente ou quando estiver mal aterrado.
  • Por último, verifique se a unidade está superaquecendo.

Com um modo de proteção ativado, é uma notificação de que você deve inspecionar o alto-falante, os cabos, o subwoofer e outros componentes do seu amplificador.

O modo de proteção de luz será desativado assim que você corrigir o problema.

Perguntas relacionadas


Aqui estão perguntas frequentes sobre um amplificador de carro que não funciona.

O que significa quando o amplificador do meu carro liga, mas não há som?


Isso acontece quando seu amplificador não está recebendo tensão suficiente, que no caso de caminhões de passageiros ou caminhões leves é de 12V que é necessário para ligar o amplificador e obter som.

Se a tensão for inferior a 12v, pode não ligar o som. Verifique o sinal AMP LIGADO e escolha os 12v no chicote de fios da unidade principal.

Por que meu alternador está reclamando?


O aterramento insuficiente pode fazer com que o alternador comece a gemer, especialmente quando o motor do carro está ligado. O aterramento ruim é o amplificador do seu alto-falante ou a unidade principal.

Encontre um local melhor para aterrar seu amplificador, como o corpo ou a estrutura do seu carro.

Além disso, se você estiver experimentando o escurecimento dos faróis quando o amplificador estiver ligado, isso significa que o estéreo está usando muita energia para o alternador acompanhar.

Você pode curar isso conectando um capacitor que ajudará a curvar os picos de energia e garantir que o amplificador esteja constantemente usando apenas 12V.

Se isso não ajudar, atualize seu alternador, alternadores OEM não geram tanta energia - atualize para um que possa lidar com seu amplificador. Ou melhor ainda, compre uma bateria melhor.

Como saber se o amplificador do meu carro está mal aterrado?


Se o amplificador do seu carro não estiver aterrado corretamente, você notará alguns sinais como superaquecimento, sinais sonoros cortados, ligando e desligando aleatoriamente, ou pior, queimando.