>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Como instalar um amplificador automotivo em casa?


Tenho um amplificador de carro extra em casa e uma ideia me vem à mente:por que não instalá-lo em casa?

Se você tem uma ideia semelhante, provavelmente quer saber como instalar um amplificador de carro em casa? Vamos descobrir.

Em geral, para instalar um amplificador de carro em casa, você precisa levar um adaptador de alimentação CA para CC +12 volts e conectá-lo ao amplificador e à fonte principal. Então, se o seu amplificador tiver um controle remoto ligado, pegue um loop de fio e conecte-o a +12 volts. Agora, quando o amplificador estiver ligado, conecte os alto-falantes, ajuste o ganho e pronto.

Neste artigo, vou me aprofundar na instalação de um amplificador de carro em casa e conectá-lo a alto-falantes e aparelhos de som domésticos.

Posso executar alto-falantes domésticos de um amplificador de carro?


Quando você está com pouco dinheiro, obter um novo amplificador não é uma opção, e você pode considerar usar um amplificador de carro para executar alto-falantes domésticos.

Isso é factível, mas para acertar, há várias coisas que você precisa considerar.

Os poucos passos abaixo mostrarão como conectar os alto-falantes domésticos com um amplificador de carro:
  • Pegue o fio do alto-falante e remova 0,5″ de isolamento de cada extremidade usando um alicate ou alicate. Ao cortar o fio, certifique-se de que o comprimento seja suficiente para toda a distância entre o amplificador e os alto-falantes.
  • Se você estiver usando conectores de fios, certifique-se de que a conexão deles com fios seja segura. Para tornar esses pontos seguros, use um tubo dissipador de calor.
  • Corte 1″ do tubo do dissipador de calor e deslize-o sobre o fio desencapado. Agora use uma pistola de calor para aquecer o tubo para prender o tubo do dissipador de calor ao fio e repita o mesmo processo com um fio negativo.
  • Agora pegue um terminal de metal e solde-o ao fio usando ferro de solda e fluxo. Dependendo dos terminais dos alto-falantes, você pode precisar de diferentes tipos de conectores, em forma de banana, pá ou "U".
  • Desparafuse o terminal positivo do alto-falante, conecte o fio vermelho (positivo) nele e aperte o parafuso. Agora conecte o outro fio (negativo) ao terminal negativo do alto-falante e repita o mesmo para o outro alto-falante.

Em mais de 99% dos casos, você precisa fazer a conexão paralela (direcionar um alto-falante com um terminal de amplificador).

Como combinar um amplificador de carro com um estéreo doméstico?


Você pode conectar um amplificador de carro a qualquer aparelho de som doméstico e as etapas para fazer as conexões e as peças necessárias, dependendo se eles têm apenas conectores de alto-falante ou conectores de cabo RCA:

Amplificador de carro e estéreo sem conectores de cabo RCA


Este é o caso mais comum, pois a maioria dos aparelhos de som domésticos não possui conectores RCA ou possui apenas saídas de terminal de alto-falante. Portanto, você deve conectar o fio do alto-falante diretamente com os alto-falantes e os terminais do amplificador.

Amp de carro ou estéreo com conectores de cabo RCA


Se apenas o amplificador ou os alto-falantes tiverem uma conexão RCA, mas não ambos, você poderá conectá-los usando um conversor de nível de linha .

De um lado do conversor de nível de linha, conecte os cabos RCA e, do outro lado, você pode conectar os fios de alto-falante padrão.

Tanto o amplificador automotivo quanto o estéreo têm conectores de cabo RCA


Este é o caso mais simples para fazer conexões de amplificador estéreo. Basta conectar os cabos RCA e fazer as ligações.

Posso usar alto-falantes de 8 ohms com um amplificador de carro?


Os alto-falantes domésticos de 8 ohms funcionarão com um amplificador de 4 ohms, mas não com o mesmo desempenho.

Os alto-falantes domésticos de 8 ohms conectados receberão apenas metade da potência necessária e, na verdade, tocarão mais silenciosamente do que os alto-falantes de 4 ohms da mesma potência.

Em outras palavras, você não receberá a potência total dos alto-falantes de 8 ohms ao executá-los com um amplificador de carro de 4 ohms, mesmo com o volume do amplificador no máximo.


Como posso ligar um amplificador de carro com uma tomada de parede?


Se você tem um amplificador de carro em casa e deseja ligá-lo, há apenas um obstáculo – os amplificadores de carro são projetados para funcionar em 12 volts DC, enquanto a tomada de parede fornece 110 volts AC.

Então, se você conectar o amplificador do carro diretamente na tomada, você acabará explodindo.

Para ligar o amplificador do carro, você precisa de um adaptador de alimentação CC que converte a entrada de 110 volts CA em saída de 12 volts CC, reduzindo assim o nível de tensão no nível operacional do amplificador do carro.

Aqui está o processo passo a passo para alimentar um amplificador de carro usando 110V da tomada de parede e, antes de começar, certifique-se de ter as seguintes ferramentas. Se você não tiver esses ou itens semelhantes, adicionei links da Amazon.
  • Conversor CA/CC de 110 volts (você pode ter um diferente dependendo da potência do amplificador)
  • amplificador de carro
  • cortador de fio
  • chave de fenda
  • fios de alimentação

Então, quando eu estava conectando meu amplificador, eu segui os passos abaixo:
  • Escolha o lugar certo para o amplificador e o conversor, pois você não os moverá para frente e para trás. Idealmente, se o conversor puder ser parafusado em alguma prateleira ou armário.
  • Meça e corte os fios de alimentação entre o conversor e o amplificador. Verifique se os cabos são longos o suficiente e remova 0,5" do isolamento de cada extremidade.
  • Pegue o fio positivo e coloque uma extremidade no terminal positivo do amplificador e a outra extremidade no terminal positivo do conversor (+12V)
  • Repita o mesmo com o fio negativo, mas conecte-o aos terminais negativos (-12V)
  • Conecte uma extremidade do fio remoto ao terminal positivo (+12V) do conversor e a outra extremidade ao terminal remoto do amplificador.
  • Neste ponto, o amplificador está conectado e pode ser alimentado. A próxima etapa é conectar os fios de sinal RCA do estéreo às entradas RCA do amplificador.
  • O último passo é conectar o conversor na tomada e testar o amplificador. Se o amplificador estiver equipado com um diodo de potência, você deverá vê-lo começar a acender.

Posso alimentar um amplificador de carro com um carregador de laptop?


Os carregadores de laptop são projetados para converter os 110 volts para a tensão CC necessária para que você possa usá-los para alimentar o amplificador do carro.

A única desvantagem é que um amplificador de carro tem que produzir muito mais energia do que qualquer carregador de laptop pode fornecer, então eu não recomendaria esse tipo de conexão, a menos que o amplificador que você está conectando não seja poderoso.

Se você ainda quiser continuar e alimentar o amplificador do carro com o carregador do laptop, algumas etapas abaixo mostrarão como fazê-lo corretamente:
  • Corte o fio do carregador do laptop do lado do pino de carregamento usando um alicate.
  • Você verá dois fios. Um é positivo e o outro é negativo. Para descobrir qual fio é positivo, você pode usar um multímetro.
  • Conecte o carregador à tomada de parede e ligue-o, certifique-se de que os fios não estejam se tocando. Agora pegue um multímetro , gire o botão para tensão CC e conecte os fios aos fios.
  • Desconecte o carregador, pegue o fio positivo do carregador do laptop, desparafuse o terminal de entrada positivo do amplificador e, em seguida, deslize o fio positivo do carregador do laptop.
  • Repita o mesmo com o fio negativo do carregador do laptop e aperte os parafusos.
  • Se o seu amplificador tiver um controle remoto ligado, conecte o fio positivo do carregador ao terminal remoto do amplificador.
  • Conecte o carregador na tomada e seu amplificador estará pronto.

Conclusão


Se você decidir instalar um amplificador de carro e alto-falantes em casa, há três coisas principais que você deve considerar:potência, bitolas dos fios e localização dos alto-falantes.

As considerações de energia incluem uma fonte de energia (elétrica ou bateria), requisito de tensão/corrente e potência do amplificador ao escolher o conversor CA/CC adequado.