Quando você precisa consertar o amplificador do seu carro, você deve saber como funciona um amplificador.
Mas, como você pode reparar um amplificador de carro que parou de funcionar? Vamos descobrir.
Se você quer que seu amplificador soe bem, ele precisa ser limpo com frequência por dentro. A sujeira e a poeira podem interferir nos eletrônicos, fazendo com que eles não funcionem corretamente ou causem um modo de proteção quando não deveriam. Além disso, se o amplificador for para o modo de proteção, o aterramento geralmente está errado e o amplificador está superaquecendo. Nesse caso, você deve verificar a fiação e garantir que as conexões estejam estáveis. Em caso de danos mais graves, você deve substituir o amplificador do carro por um novo. O pior problema pode acontecer quando você sofre um acidente e o amplificador está fisicamente danificado. Nesse caso, você pode levar o carro para lugares como
uma oficina mecânica em Bellevue em WA que cuidará do seu carro danificado e substituirá o amplificador.
Este artigo ajudará você a entender bem os amplificadores e mostrará algumas etapas sobre como consertar um!
Como você pode saber que há algo errado com o amplificador do seu carro?
Quando você está se perguntando se o amplificador do seu carro funciona corretamente, aqui estão alguns sinais que você deve observar:
- O amplificador liga e desliga sozinho.
Você pode fazer uma verificação simples de várias coisas para ver se o amplificador do seu carro está bem.
Primeiro, verifique se o fusível do amplificador não está queimado. Se isso foi substituído recentemente, mas você ainda não tem energia para o amplificador, pode ser necessário substituí-lo. Se não houver fusível principal (embora sempre deva ser instalado), verifique se o fio de alimentação (o fio vermelho grosso para um positivo e preto para um negativo) está conectado corretamente.
Se você determinou que seu amplificador não está recebendo energia, teste todos os fios usando um
multímetro .
Se isso ainda não resolver e seu amplificador foi instalado recentemente, provavelmente há um problema com a instalação e você deve investigar mais ou levá-lo a um profissional.
Se você estiver tendo problemas com o amplificador do seu carro, existem algumas etapas básicas que você pode seguir para tentar repará-lo. Continue lendo para descobrir por que seu amplificador não está funcionando e como corrigir esses problemas comuns.
Por que o amplificador do seu carro não está funcionando?
Agora que você conhece algumas partes de um amplificador de carro, é crucial entender como solucionar problemas de um amplificador quando ele não está funcionando. Várias coisas podem dar errado, e veremos alguns dos problemas mais comuns abaixo:
Sem energia: Isso pode resultar de um fusível queimado, fonte de alimentação inadequada ou uma placa de circuito ruim.
Sem som: Isso pode ser causado por um fusível queimado, fiação de alto-falante ruim ou uma placa de circuito ruim.
Distorção: Isso geralmente é causado por muita energia indo para os alto-falantes e pode danificá-los. Também pode ser causado por um transistor de saída, capacitor ou resistor danificado.
Como testar um amplificador com um voltímetro
Para testar um amplificador com um voltímetro, você deve configurar o medidor para medir a tensão AC. A maioria dos medidores tem uma configuração para isso.
Toque o fio vermelho do medidor em um dos terminais de alto-falante no amplificador e toque a ponta preta do medidor no chão. Você deve ver uma leitura no medidor.
Se a leitura for 0, não há energia chegando ao amplificador. Se você não tiver certeza de quais fios vão para onde nos terminais do seu amplificador e não se sentir confortável testando você mesmo, peça a um profissional que faça um teste para você.
Se tudo estiver bem com o voltímetro, mas ainda não houver som vindo dos alto-falantes ou subwoofers, talvez seja necessário substituir o amplificador.
Como reparar seu amplificador
Se algo estiver errado com a eletrônica dentro de um amplificador, testar cada parte pode ser complicado e caro.
Se um amplificador tem energia, mas não tem som, ele provavelmente precisa ser limpo por dentro. Sujeira e poeira podem causar interferência nos componentes eletrônicos, o que faz com que eles não funcionem corretamente. Um limpador de áudio profissional limpará suas conexões enquanto fornece um revestimento protetor que evita a corrosão
Solução de problemas comuns com amplificadores
Se você precisar reparar seu amplificador, é possível que vários problemas tenham causado o problema. A seguir estão alguns problemas comuns e suas soluções.
Sem energia para um amplificador – verifique o fusível, certifique-se de que a energia está chegando ao amplificador, teste com um voltímetro.
Amp não liga – há uma boa chance de um ou mais fusíveis estarem queimados.
Solução: Você deve substituir o fusível queimado por um com a mesma classificação.
Som distorcido: A causa mais provável é um transistor de saída queimado. Se você possui um multímetro, verifique a continuidade nas conexões dos alto-falantes, não deve haver nenhum se uma saída explodir.
Solução :Substitua os transistores (se possível) ou todo o amplificador.
O sinal de rádio distorcido pode ser causado por conectores sujos dentro da eletrônica do seu carro.
Se você abrir a tampa do amplificador e ver a poeira, limpe todos e principalmente os conectores sujos com um limpador de contato. Eu uso o
DeoxIT e tenho que dizer que funciona excelente.
Sem som de um ou mais alto-falantes: Isso pode ser causado por um alto-falante queimado, conexão de fiação ruim ou um problema com o próprio amplificador.
Solução: Substitua alto-falantes ou fiação queimados, substitua o amplificador.
Sem som de um alto-falante ou subwoofer – Um alto-falante queimado causará esse problema, mas uma conexão ruim com o amplificador também pode causar isso.
Você pode ter colocado um pouco de água no subwoofer e fritou os componentes eletrônicos dentro dele, o que não é fácil de consertar se você não tiver experiência em eletrônica.
Solução: Substitua o subwoofer queimado, substitua o amplificador.
8 etapas para verificar se seu amplificador está funcionando após aplicar as correções
Depois de corrigir o problema, você precisa verificar novamente para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
Se semanas se passaram desde a última vez que você consertou seu amplificador, mas você ainda ouve ruídos distorcidos ou nenhum som, então você precisa fazer o seguinte:
Verifique o fusível para ter certeza de que não está queimado
Se o fusível estiver bom, você pode verificar se há problemas com seu amplificador aplicando diferentes sinais de teste.
Veja como você pode conectar coisas a um amplificador para saber quais fios estão conectados e quais sinais de teste usar.
Verifique a fiação em um amplificador
Para testar seu amplificador, você precisa ter alguma forma de fornecer um sinal para ele. Você pode fazer isso usando um
multímetro ou conectar uma fonte de áudio ao amplificador.
Se você estiver usando um multímetro:
- Coloque o multímetro na escala de ohms mais baixa e toque as duas pontas de prova. Você deve obter uma leitura do infinito (∞).
- Agora, toque uma ponta de prova no terminal negativo da bateria e a outra no chassi de metal do carro. Você deve obter uma leitura de 0. Caso contrário, há uma boa chance de que seu medidor não esteja funcionando.
- Toque uma ponta de prova no terminal positivo da bateria e a outra em um bom ponto de aterramento no chassi do carro. Você deve obter uma leitura de 0.
Se você estiver usando uma fonte de áudio:
- Conecte uma extremidade de um fio à saída do canal esquerdo (ou qualquer outro canal de trabalho) da sua fonte de áudio e conecte a outra extremidade ao terminal positivo da bateria.
- Em seguida, conecte uma extremidade de um fio à saída do canal direito (ou qualquer outro canal de trabalho) da sua fonte de áudio e conecte a outra extremidade ao terminal negativo da bateria.
Se você tiver um amplificador com mais de dois canais, tudo o que você precisa fazer é usar a mesma fonte de áudio para os demais canais.
Sinais de teste para teste de amplificador
Agora que você tem uma fonte de áudio ou um multímetro conectado, você precisa aplicar um sinal de teste ao amplificador. A seguir estão alguns sinais padrão que você pode usar:
Tom de áudio: Você pode criar um tom de áudio usando um oscilador ou outra fonte de áudio.
Onda quadrada: Uma onda quadrada pode ser criada usando um oscilador ou um gerador de funções.
Onda senoidal: Uma onda senoidal pode ser criada usando um gerador de sinal ou uma fonte de áudio com baixa frequência.
Verifique se há fios soltos ou componentes queimados - Substitua as peças, se necessário.
Se o seu amplificador ainda não funcionar depois de verificar se há fios soltos e componentes queimados, há uma boa chance de você ter um problema com a placa de circuito do amplificador, o que provavelmente significa que custará mais para consertar do que custaria substituir .
Você pode tentar desmontar seu amplificador para ver a placa de circuito, mas isso não é uma tarefa fácil, e você pode precisar da ajuda de alguém com experiência em eletrônica.
Verificando queda de tensão
Para testar corretamente seu amplificador, você precisa ter certeza de que a tensão no amplificador não está caindo abaixo de 12 volts.
Você pode fazer isso usando um multímetro e configurando-o para medir a tensão CC.
Em seguida, toque uma ponta de prova do multímetro no terminal positivo da bateria e a outra ponta de prova em qualquer bom ponto de aterramento no chassi do carro. Você deve obter uma leitura de 12 volts ou mais.
Se você chegar a qualquer lugar menor do que isso, provavelmente há algo errado com a fonte de alimentação, o que pode significar que sua bateria não está carregando corretamente e precisa ser verificada ou substituída.
Você mesmo pode substituir a bateria desconectando o terminal negativo do seu carro da bateria. Ainda assim, seria melhor levá-lo a um mecânico para substituí-lo, pois você está trabalhando com alta tensão.
Verificação de curtos-circuitos
Para verificar a placa de circuito e os fios do seu amplificador, você precisa garantir que não haja curtos-circuitos dentro do amplificador.
Estes podem ser causados por conexões soltas ou isolamento de fios danificado.
Para fazer este teste, conecte uma ponta de prova do multímetro a um bom ponto de aterramento no chassi do carro. Em seguida, toque a outra ponta do medidor em cada terminal do amplificador. Você deve obter uma leitura de 0 volts.
Se você obtiver qualquer outra leitura, há um curto-circuito em algum lugar do seu amplificador e você precisará encontrá-lo e corrigi-lo antes de continuar com outros testes.
Verificando se há circuitos abertos
Circuitos abertos são causados por isolamento de fios danificados ou fios quebrados e podem fazer com que seu amplificador não funcione corretamente. Para testar circuitos abertos, siga as etapas abaixo:
- Conecte uma ponta de prova do multímetro a um bom ponto de aterramento no chassi do carro. Em seguida, toque a outra ponta do medidor em cada terminal do amplificador. Você deve obter uma leitura de mais de 0 volts.
Se você obtiver qualquer outra leitura, há um circuito aberto em algum lugar do seu amplificador e você precisará encontrá-lo e corrigi-lo antes de continuar testando qualquer outra coisa.
Se nada disso funcionar, tente substituir todos os fusíveis que você puder ver, incluindo o que está na caixa de fusíveis do seu carro e sob o capô.
Se você ainda não tiver sorte, talvez seja hora de chamar um mecânico. Os mecânicos são treinados em como corrigir problemas elétricos como este. Eles provavelmente não cobrarão muito por ajudar com pequenas coisas como essas (especialmente se isso os impedir de fazer um reparo mais complicado mais tarde).
Outra opção é levá-lo a uma loja de eletrônicos e pagar pela ajuda, mas normalmente você gastará pelo menos US $ 50, se não mais.
Limpe as conexões e substitua todos os fios antigos por novos.
Faça isso para cada ponto de solda do seu sistema de alto-falantes. Você pode pedir ao seu colega para ajudá-lo com a solda ou, se estiver se sentindo aventureiro e tiver algum dinheiro sobrando, pode levá-lo a uma loja de eletrônicos e pedir que eles façam os reparos para você.
Apenas certifique-se de obter um alicate de travamento resistente ao calor para evitar que os fios se desconectem novamente.
Pague alguém se precisar, mas este é um passo importante e que pode salvar os alto-falantes do seu carro no futuro (e possivelmente ainda mais do seu veículo). Pode demorar um pouco para terminar tudo, então seja paciente.
Teste novamente até que tudo esteja funcionando corretamente.
Agora você pode testar seus alto-falantes novamente. Se tudo estiver funcionando corretamente, você não precisa fazer mais nada (a menos que o isolamento do fio ou as conexões ainda estejam danificados).
Se o problema persistir, tente verificar todos os fusíveis do carro e substitua qualquer um que tenha queimado. Além disso, você pode querer verificar se é apenas um fusível simples ou algo mais sério com o amplificador.
Se tudo isso ainda não funcionar, talvez seja hora de levar seu carro a um mecânico e fazer com que ele dê uma olhada. Eles poderão dizer o que há de errado com seu veículo e quanto custará consertá-lo.
É caro substituir um amplificador de carro?
Um amplificador é uma parte essencial do sistema de áudio do seu carro, e substituí-lo pode ser caro, dependendo do tamanho e da potência do amplificador.
Por exemplo, um pequeno amplificador de dois canais como
BOSS Audio Systems CE102 custará menos de US$ 30, enquanto algo mais poderoso como
JL Audio RD400 poderia custar tanto quanto $ 500 para substituir.
Obviamente, o custo também depende da marca e da qualidade de construção, portanto, se você estiver procurando por um de primeira classe como o
AudioControl LC-5.1300 , espere pagar de acordo.
Conclusão
Estas são algumas das coisas mais comuns que podem dar errado com o amplificador do seu carro e como você pode consertá-las.
Amplificadores de carro podem ser complicados para configurá-los, mas você deve ter seu veículo soando novo em pouco tempo com essas dicas.