>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Como ajustar um AMP monobloco?


A maioria dos sistemas de som modernos faz uso de um poderoso amplificador monobloco e subwoofers para criar um som baixo de boa sonoridade. Você pode ter um ou vários subwoofers sendo alimentados pelo seu amplificador, dedicados aos graves. A chave é fazer o baixo mais sentido do que ouvido.

Comprar o amplificador e os alto-falantes certos será o primeiro passo para obter o som que você deseja. No entanto, mesmo depois disso, ainda pode dar errado. Configurando os componentes de um sistema de som automotivo é tão importante quanto a qualidade dos próprios componentes.

Afinar seu amplificador corretamente faz parte dessa configuração e pode ser a diferença entre graves bons e ruins em seu passeio. Então, vamos dar uma olhada em como afinar um amplificador monobloco.

Prioridade número 1 – Elimine a distorção/recorte




Não importa que tipo de configuração você vai ajustar, a única coisa que você nunca vai querer é a distorção causada pelo corte. Quando o ganho na saída do amplificador estiver muito alto, ele enviará um sinal cortado para os alto-falantes. Isso causará distorção e danificará as bobinas de voz dos alto-falantes. Isso deve ser mantido em mente durante todas as etapas do processo.

Como você sintoniza o amplificador dependerá de como seu amplificador está sendo usado. Normalmente, existem dois tipos de configurações de áudio automotivo :
  1. O som do carro permanece em estoque; um amplificador é usado apenas para amplificar o baixo.
  2. Todos os alto-falantes são atualizados e/ou amplificados; o amplificador fornece energia para mais do que apenas o baixo.

Configurando EQs e outras opções personalizadas


Você pode ter um painel de cabeça de reposição instalado em seu carro. Isso provavelmente fornecerá acesso a um EQ e outras opções de modificação de som. É melhor decidir se você usará essas funções em sua configuração desde o início.

Se você decidir deixá-los de fora, deixe-os de fora. No entanto, se você decidir usá-los, configure-os da maneira que você gosta ANTES você começa a definir o ganho no amplificador.

Alguns painéis de estoque fornecerão controles básicos de graves e agudos, e o mesmo vale para eles. Isso é simplesmente para evitar o recorte em um estágio posterior. Se você decidir inicialmente deixá-los desligados e depois mudar de ideia, você terá que re-sintonizar o amplificador do zero para evitar danos ao seu sistema.

1 – Ajuste para palco frontal de estoque com subwoofers amplificados




Se você quiser saber como afinar um amplificador monobloco, comece girando o botão de volume no painel frontal até chegar ao volume máximo sem ouvir nenhuma distorção. Isso normalmente será próximo ao máximo que o sistema permitir que você vá. Depois de ter esse nível, ele se tornará seu volume máximo de ajuste. Você nunca vai deixar o sistema mais alto do que isso.

A maioria dos amplificadores automotivos de reposição virá com um botão de graves remoto para controlar o volume dos graves. Se o seu não tiver, você pode usar o controle embutido no próprio amplificador, mas o controle remoto facilita muito quando você está sintonizando.

Comece girando o botão de graves para cima…

Deixe o ganho no próprio amplificador totalmente para baixo. Em seguida, comece a tocar algumas músicas que você normalmente ouviria e ajuste-as no volume de ajuste MAX estabelecido anteriormente. Dependendo da sua configuração e do tamanho do seu veículo, você precisará de alguém para ajudá-lo nesta próxima parte.

Enquanto você ouve a música na cabine do carro, peça a quem está ajudando você a começar a aumentar lentamente o ganho do amplificador. Certifique-se de que vocês dois possam ver um ao outro para que você possa sinalizar para eles quando o baixo atingir um bom nível. Novamente, é importante aumentar o ganho lentamente; você vai querer ouvir com muita atenção.

O som deve começar a ser preenchido de baixo para cima, já que o baixo vai sangrar no som, preenchendo os espaços entre os médios e os agudos. Você vai querer pará-lo antes que ele se espalhe pelo resto da música e arruine a definição.

Muitos usuários percebem…

Eles atingirão um nível aceitável muito antes de chegarem perto do máximo que os alto-falantes podem suportar. Se for esse o caso, você pode simplesmente deixá-lo lá, e pronto, pronto.

Se você planeja ir para a saída máxima, precisará determinar o limite. Continue aumentando o ganho até que você comece a ouvir uma distorção muito fraca vindo dos alto-falantes. Esse é o limiar; a partir daí, basta recuar o suficiente para que a distorção desapareça. Dessa forma, você manterá esse nível o mais próximo possível da linha o tempo todo.

2 – Afinação para palco frontal amplificado


Se você tiver amplificação passando não apenas pelos subwoofers, mas pelos tweeters e alto-falantes médios e assim por diante, o processo de ajuste é um pouco diferente.

Diferente aqui significa simplesmente duas vezes…

Você passará pelo mesmo processo para ajustar um amplificador de baixo de carro . Apenas certifique-se de fazer seu Front Stage primeiro e peça a alguém para ajudá-lo. Obtenha seu Tuning Maximum e sangre lentamente no ganho até que os médios e agudos estejam nítidos e com som alto sem distorcer. Agora repita o processo para o amplificador de baixo e pronto!

Quer que seu passeio soe doce?


Nós podemos ajudar com isso. Confira nossas análises detalhadas dos melhores amplificadores de carro monobloco, os melhores amplificadores de carro, os melhores alto-falantes 6,5, os melhores subwoofers de carro e os melhores subwoofers de assento que você pode comprar em 2022.

Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas do melhor subwoofer de competição, os melhores subwoofers de 15 polegadas, os melhores subwoofers de 12 polegadas e o melhor adaptador de cassete atualmente no mercado.

E não perca nossos artigos úteis sobre como remover o estéreo do carro sem chaves e como definir a frequência de cruzamento para alto-falantes para obter mais informações sobre o sistema de áudio do seu carro.

Como ajustar um AMP monobloco – Conclusão


Quer você esteja fazendo uma configuração básica ou tenha um sistema de pós-venda de última geração, ajustando um amplificador e alto-falantes de carro fará toda a diferença em quão bom seu passeio soa. Não é preciso ferramentas sofisticadas ou um diploma universitário, apenas um bom ouvido e uma mão amiga. A regra é o equilíbrio em todas as coisas.

Até a próxima, boa audição!