A gravação de um som remonta a uma época em que nem mesmo Thomas Edison poderia ter concebido o BEHRINGER (XR12). Era, é claro, em sua época menos do que básico.
Na década de 1920, à medida que a gravação se tornou mais popular, era uma operação de acertos e erros. Os sons foram mixados e gravados de uma só vez. Se no final o saldo estava errado ou houve um erro, você fez de novo ou simplesmente deixou como estava.
Gravação multipista… A chance de usar máquinas multipista mudou as regras e o que era possível. Nos anos 60, surgiram os gravadores de oito pistas. Isso significava que os sons podiam ser gravados em canais separados. A combinação e o tratamento dos sons podem ser concluídos posteriormente para melhores resultados sonoros.
As coisas estavam indo rápido… Nos anos 80, a gravação em casa e a mixagem básica ficaram ainda mais fáceis. Bruce Springsteen gravou o álbum Nebraska em um Portastudio. The Eurythmics teve um número 1 com Sweet Dreams gravado em oito faixas, o clássico Loser de Beck também foi um grande sucesso que foi gravado em um gravador de 8 faixas.
Mais rápido, mais rápido… A estação de trabalho de áudio digital também apareceu no final dos anos 80. E, finalmente, nos anos 90, a gravação foi para computadores em vez de sistemas baseados em fita. Dizemos finalmente porque ainda está evoluindo. Mas você sabe o que queremos dizer. As coisas continuaram a se mover em um ritmo incrível.
Agora temos mixers com os quais você pode andar e configurar em qualquer lugar. Eles podem até ser controlados remotamente a partir de dispositivos vinculados. Como dissemos no começo, nem Thomas Edison poderia ter previsto isso. O XR12 é um produto da Behringer. Alguns podem não estar familiarizados com eles. Então, talvez valha a pena dar uma olhada…
Alemanha e China
Quilômetros de distância e não apenas na distância. A Behringer é uma empresa alemã que não tem o histórico ou a longevidade que alguns podem se gabar. Fundada em 1989, eles percorreram um longo caminho em pouco tempo.
A maioria de seus produtos é projetada na Alemanha, então sabemos o que isso diz sobre qualidade. Eles são mais frequentemente feitos e montados na “Cidade Behringer” em Guangdong, China. Sua própria 'cidade', se preferir, abriu em 2002.
Eles fabricam uma variedade de produtos e agora detêm uma parcela considerável do mercado. Sempre com preços competitivos, às vezes básicos, mas criativos e funcionais, eles fazem o trabalho. E por uma fração do preço de alguns de seus concorrentes mais “ilustres”. Isso deve ser suficiente para começar, então vamos seguir em frente e descobrir o que é o Behringer XR12?
Visão geral
Quando a Behringer trouxe seu X32 para o mundo, mudou completamente a forma como vimos o que era possível. O que os “garotos da cidade” fizeram foi pegar essa tecnologia impressionante e colocá-la em uma caixinha compacta.
O XR12 é um mixer de 12 entradas montável em rack que possui quatro pré-amplificadores muito especiais. Mais sobre aqueles mais tarde. Possui o rack de efeitos do X32, equalizadores de barramento e um analisador em tempo real de 100 bandas. O controle WiFi integrado e um gravador USB estéreo estão incluídos. E pode ser controlado a partir do seu iPad ou tablet Android. Tudo que você precisa é de alguns microfones e pronto.
Este XR12 pode fazer você parar e pensar em como você se prepara para a apresentação ao vivo e mixagem. Então, vamos dar uma olhada em nossa análise detalhada do Behringer XR12…
A construção
Com 13,11 por 5,87 por 3,74 polegadas e pesando apenas 5 libras, há muito embalado em um dos
melhores misturadores compactos . No entanto, é um pouco mais do que uma caixa conveniente para apresentações de palco ou estúdio. E se você decidir armazená-lo, ele vem com orelhas e pára-choques para proteção.
Existem doze entradas, como dissemos, oito delas com tomadas padrão de ¼ de polegada. Já mencionamos o RTA de 100 bandas em todos os canais e o rack de efeitos do X32, mas também mencionamos os pré-amplificadores.
Quatro pré-amplificadores… Existem quatro pré-amplificadores de microfone projetados pela Midas. Isso significa reprodução de áudio de alta qualidade em estúdios e no palco. Era isso que queríamos dizer sobre pré-amplificadores ‘especiais’.
Agora vamos sair em um membro aqui. Não imaginamos por um momento que sejam o melhor que a Midas pode oferecer. Nem são os mesmos que incluem em seus equipamentos de ponta. Isso pode ser esperar um pouco demais.
No entanto, o fato de que a Midas os projetou para o X12 fala muito em nosso livro. E, afinal, mesmo um pré-amplificador Midas modesto provavelmente será muito melhor do que a maioria da concorrência. Isso garante que o X12 tenha alguns dos
melhores pré-amplificadores no mercado.
Os efeitos
O XR12 tem quatro motores de efeitos retirados do X32. Este rack oferece quatro processadores de efeitos estéreo ou oito mono. Eles incluem Delay, Chorus, etc. E o XR12 pode executar reverb estéreo verdadeiro com qualidade de produção.
Ele pode fazer isso ao mesmo tempo que executa um EQ de 31 bandas nos barramentos auxiliares e principais. E você pode fazer isso sem a necessidade de qualquer hardware extra.
Efeitos lendários… Você pode ter a escolha de simulações de alguns efeitos lendários sérios dos melhores estúdios do mundo. O Lexicon 480L e PCM 70 mais o EMT250 e os reverbs QRS podem ser selecionados em qualquer combinação. Como resultado, este é um dos
melhores mixers de áudio com efeitos você encontrará.
Além disso, com o processamento integrado, o computador fica livre de qualquer trabalho pesado durante a mixagem usando plugins para o DAW. Tudo o que você precisa está guardado sob o capô. Um rack cheio de efeitos com qualidade de estúdio. Não é um cenário ruim para trabalhar.
O desempenho
Tudo o que falamos até agora é o potencial para estúdio e trabalho ao vivo. Mas há muito mais neste mixer do que apenas isso. Sim, será ótimo para mixar vocais usando vários microfones, mas há mais.
Muito a oferecer… Existem outras aplicações em que vários microfones são usados e é necessário haver equilíbrio e controle de som. Que tal uma discussão com um painel de pessoas? Que tal uma coletiva de imprensa? Ambas as situações onde haverá vários microfones e a necessidade de mixagem do som para garantir um resultado equilibrado.
Pode ser um verdadeiro desafio equilibrar todos os participantes em níveis razoáveis com tantos microfones abertos. Mas então, é claro, se houver um moderador, também para garantir que eles possam ser ouvidos acima deles.
A influência de Dan Dugan… Dan Dugan é muitas vezes referido como o inventor do misturador de microfone automatizado; ele também foi considerado um dos primeiros designers de som. O design de compartilhamento de ganhos X Air da Behringer é o primeiro para pequenos mixers como este. É baseado em seu sistema de automix.
Portanto, este sistema pode lidar facilmente com mixagens totalmente automatizadas que usam vários microfones ao vivo. Ele pode controlar os níveis de qualquer microfone que você selecionar em tempo real. E isso sem aplicar qualquer modulação de ruído ou gate. Tudo isso faz deste um dos
melhores mixers multicanal disponível atualmente.
WiFi embutido… Para garantir que o XR12 seja móvel e esteja pronto para qualquer ambiente, ele vem com WiFi integrado. Você terá total controle de todas as funções do mixer sem a necessidade de usar um roteador externo. Isso também permitirá que você se mova pelo local. Você pode então ouvir o que o público está ouvindo em qualquer área e fazer ajustes, se necessário.
O WiFi será adequado para a maioria dos locais, mas se os locais forem maiores, não há problema. Usando a porta Ethernet, você pode se integrar a um sistema maior e conectar-se a uma rede com fio. Dito isso, o X12 é provavelmente um dos
melhores mixers de áudio sem fio no mercado hoje.
As conexões
Convenientemente colocado na frente do mixer está um USB Tipo A. Isso oferece ao XR12 a chance de não ser apenas uma ótima solução para mixagem. Mas você também poderá gravar faixas ao vivo em discos rígidos ou mídia flash USB.
Esteja você usando para apresentações ao vivo ou trabalhando em um estúdio, isso facilita a gravação de ótimos trabalhos e o faz com clareza. No geral, o Behringer X12 é um ótimo exemplo da evolução contínua dos mixers de áudio.
BEHRINGER (XR12) – Prós e contras
Prós
- Uma construção compacta e sólida.
- Montável em rack com 12 entradas.
- Quatro pré-amplificadores Midas.
- RTA de 100 bandas.
- O rack de efeitos do X32 integrado.
- Simulações de alguns efeitos de classe mundial.
- Pode lidar com vários microfones ao vivo ao mesmo tempo.
- WiFi integrado e uma porta Ethernet.
- Fácil de usar com conexões e controles todos colocados no painel frontal.
- Grave diretamente no disco rígido ou unidades flash via USB tipo A.
- Pode ser controlado a partir de tablets iPad ou Android.
- Ótimo custo-benefício.
Contras
- Alguns podem precisar de mais de quatro pré-amplificadores de microfone.
- Embora haja um manual de instruções on-line, alguns preferem um manual do usuário na mão, embora você sempre possa imprimi-lo.
Procurando outra coisa?
Para todas as suas necessidades de áudio e gravação, temos tudo o que você precisa. Portanto, confira nossas análises detalhadas dos melhores reprodutores de áudio digital, os melhores mixers de áudio, as melhores máquinas de batida para hip hop, os melhores mixers de DJ ou os melhores fones de ouvido de estúdio para gravação doméstica no mercado em 2022.
Você também pode gostar de nossa abrangente análise do mixer digital Behringer XR18, nossa análise compacta do Behringer X32, nossa análise do Roland Aira TR-8 Rhythm Performer, nossa análise do melhor pré-amplificador de microfone e nossa análise da Focusrite Scarlett 2i2 Gen 3 para mais produtos incríveis que você pode comprar.
BEHRINGER (XR12) – Considerações Finais
Este XR12 faz parte de uma família de mixers da Behringer. Todos eles são projetados com um propósito em mente, serem flexíveis, móveis e combinarem ótimos resultados. A Behringer se superou. E eles fizeram isso com aquela simples filosofia alemã. Faça o melhor que puder, mas o mais econômico possível.
Alguns podem ver o fato de haver apenas quatro pré-amplificadores de microfone como negativo. Sabemos que existem algumas situações em que quatro podem não ser suficientes. Mas essas situações são incomuns e existem versões maiores do XR12 na família. O XR16, por exemplo, possui 16 entradas de microfone e seis entradas auxiliares. Mas isso só será necessário em determinadas circunstâncias.
Para a maioria das aplicações, quatro serão suficientes. Mas não são apenas os pré-amplificadores de microfone; é todo o resto. Ter um mixer móvel como esse com tantos efeitos ótimos é algo especial. E o que é ainda mais especial é que você não precisa vender o carro para comprá-lo. Um excelente mixer da Behringer a um ótimo preço. Não há mais nada a ser dito.
Até a próxima, que a música te trate bem.