A Fender tecnicamente inventou o amplificador de guitarra. E ao longo dos anos produziram alguns dos amplificadores mais icônicos e procurados da história, incluindo o Twin, Bassman, Deluxe e Champ. No entanto, há muito tempo, o fabricante também experimentou incorporar tecnologias modernas em seus amplificadores, como GDEC, Bronco, Mustang e Cyber Twin.
Isso nos leva a um dos mais novos produtos da Fender, o amplificador Super Champ X2, que como vários outros amplificadores Fender, faz ótimo uso do software Fender FUSE. Alimentado por um par de válvulas 6V6 para a seção do amplificador de potência e uma válvula 12AX7 para o pré-amplificador, este amplificador oferece uma ampla gama de recursos que eliminam a necessidade de um amplificador tradicional.
Então, vamos a essa revisão do Fender Super Champ X2 Tube Amp e descubra o que esse super campeão tem a oferecer…
Para quem é indicado o Super Champ X2?
O mercado-alvo da Fender para o Super Champ X2 são músicos iniciantes que procuram algo melhor do que a maioria dos amplificadores iniciais disponíveis e desejam o som de qualidade vintage de válvulas reais. O amplificador é fácil de usar e perfeito para quem quer gravar suas sessões enquanto aprimora suas habilidades.
É igualmente bom para jogadores que gostam da nostalgia dos produtos clássicos da Fender e querem um pouco disso com alguns toques modernos.
Assim como seus amplificadores vintage clássicos, o Champ X2 oferece uma voz limpa e agradável. Também é incrivelmente portátil e fácil de levar para shows ou sessões de prática. Além disso, ele foi projetado com o músico moderno em mente e você pode conectá-lo facilmente ao seu computador para editar e gravar suas ideias musicais.
Construção do amplificador Champ X2
Assim como a maioria dos amplificadores combinados modernos, o gabinete do Champ X2 é fabricado em fibra, cuja qualidade melhorou imensamente ao longo dos anos. Graças a essa tecnologia, os fabricantes agora podem combinar lascas de madeira em uma formação mais rígida e compacta, o que, como resultado, torna o painel de fibras mais forte e capaz de suportar pressões mais altas.
Na verdade, vários dos alto-falantes de monitor de estúdio mais caros do mundo agora são feitos de painel de fibra por escolha. Mesmo que o orçamento permitisse o uso de madeira de verdade. Isso mostra como o painel de fibras se tornou acusticamente eficiente e forte.
Ótima construção…
O gabinete é bem construído e possui uma sensação forte e estável. E é coberto no vinil clássico da empresa para dar a aparência de assinatura Fender. Isso é acompanhado pelo tecido de alto-falante exclusivo da Fender para criar uma aparência clássica elegante. Isso mostra claramente que tudo foi feito com perfeição. Há também um logotipo Fender plano de alumínio e botões refletores menores que mantêm tudo em proporção.
Tamanho portátil perfeito…
O amplificador valvulado Champ X2 tem um tamanho decente. Ele mede 14,8 x 8,8 x 17,5 polegadas e pesa apenas 23 libras; é altamente móvel. Os interruptores e botões de controle são feitos de plástico resistente e mantêm o design original da Fender. Eles são suaves e fáceis de operar.
Todo o projeto do tubo…
O amplificador valvulado Champ X2 tem duas válvulas 6V6 e o pré-amplificador valvulado 12AX7, projetado para produzir um belo som analógico quente que é aprimorado pelos efeitos digitais integrados para produzir tons doces e limpos e ritmos e leads crocantes maravilhosamente sobrecarregados.
O software Champ X2
Outra característica fantástica do amplificador Champ X2 é o seu software, Fender FUSE. Ele permite aos usuários formatar de forma fácil e rápida a modelagem do amplificador através de qualquer computador. E o software pode ser usado com PCs Windows e computadores Mac.
É um bibliotecário de som, amigo praticante e software de edição de alta qualidade. Ele também oferece uma ampla seleção de faixas de apoio gratuitas para os guitarristas tocarem.
Os usuários também podem salvar predefinições de amplificador e efeitos em seu PC ou Mac para que você possa editar facilmente as configurações salvas no amplificador.
Sons
Amplificadores construídos com um estágio de saída de válvula e um front-end digital oferecem o melhor dos dois mundos. Permitindo que você integre programabilidade e versatilidade com o poder das válvulas para criar uma ampla gama de sons. E os sons produzidos pelo Super Champ X2 são incríveis, graças ao design. Então, vamos pelos canais...
Canal 1
Este canal usa o tubo 12AX7 no pré-amplificador para produzir tons suaves e limpos. E o design do circuito, o alto-falante de design especial da Fender de 10 polegadas e o gabinete leve produzem naturalmente um som brilhante e agradável que lembra os amplificadores clássicos da Fender.
Graças ao pedal de compressor embutido de qualidade do amplificador, com um toque de delay e reverb, você pode desfrutar de alguns sons Fender-y limpos. No entanto, como seria de esperar, havia menos graves em oferta devido ao alto-falante menor que a média.
Canal 2
Com um total de 16 aberturas, o Canal 2 abrange sons clássicos limpos e overdrive. O canal tem três botões de controle – GAIN, VOLUME 2 e VOICE. O controle de voz oferece uma variedade de tons e é fácil de ajustar de acordo com sua preferência. Além disso, ajustar as configurações de compressão, coloração e overdrive produzirá uma variedade de tons clássicos e modernos.
As vozes de maior ganho dos canais são baseadas na modelagem de cabeças de amplificador por Mesa Boogie e Marshall, bem como Super-Sonic da Fender. No entanto, achamos que eles não soavam tão bem quanto os tons mais clássicos. Eles também sofreram um pouco devido ao alto-falante menor e ter apenas 15 watts de potência - não é realmente o que você está acostumado com sons de alto ganho.
No entanto, o amplificador soa bem em níveis que você usaria para gravar ou tocar em casa, além da variedade de sons disponíveis, uma ótima ferramenta de prática.
Excelentes efeitos embutidos…
Os patches embutidos de modulação, reverb e delay também fazem um ótimo trabalho. A Fender não é muito conhecida pela qualidade de seus efeitos, mas nos últimos anos lançou uma linha fantástica de pedais de guitarra que chocaram o mundo com sua qualidade de som e acessibilidade. Eles obviamente também usaram esse know-how neste amplificador.
Na maioria dos casos, o único botão de ajuste de parâmetro é usado para controlar a mixagem úmida ou seca, mas a ênfase aqui está na facilidade de uso e na seleção mais rápida, em vez de ajustes profundos. O que, para ser honesto, é o que você precisa para praticar em casa ou sessões de gravação simples. No entanto, o botão de controle de tempo de toque para o atraso é uma adição útil.
O Orador
O alto-falante de 10 polegadas Fender Super Champ X2 realmente é um verdadeiro golpe. Com 15 watts de potência de tubo, você pode tocar com seu baterista, baixista e cantor e ainda ser ouvido claramente, mas precisará de ajuda para shows maiores e precisará microfonar o amplificador e executá-lo pelo PA. No entanto, para ensaios padrão e prática em casa, o amplificador funcionará bem sem problemas.
Conectividade USB
O amplificador Super Champ X2 oferece uma porta USB para conectar seu amplificador a um computador para facilitar a personalização dos efeitos e vozes do seu amplificador. E com a ajuda do software Fender FUSE, você pode gravar suas ideias de maneira rápida e simples sem precisar do conhecimento especializado de softwares de edição complicados ou DAWs.
Ele permite que você gerencie facilmente suas vozes de amplificador e uma série de efeitos digitais para criar seu próprio som de assinatura personalizado. Para enfatizar o que dissemos anteriormente, o software Fender FUSE permite que você controle tudo.
Outras opções
Não tem certeza se este é o amplificador perfeito para você? Não se preocupe, confira nossas análises do Melhor Mini Amp, os Melhores Amplificadores de Guitarra Portáteis, os Melhores Amplificadores de Modelagem e os Melhores Amplificadores de Guitarra abaixo de 200 Dólares atualmente disponíveis.
Você também pode estar interessado em nossa revisão do Fender Champion 40.
Especificações
- Tubo do amplificador de potência:2 x 6V6.
- Tubo de pré-amplificador:1 x 12AX7.
- Potência:15 W com 2 canais.
- Entrada:1 x 1/4″.
- Saída:1 x 1/4″ Line Out, Pedal, USB.
- Alto-falante:Design especial do Fender de 10″.
- Impedância:8 Ohms.
- Gabinete:Abra a parte de trás.
- Dimensões do produto:14,8 x 8,8 x 17,5".
- Peso:23 libras.
- Ajuste, toque no interruptor de tempo, selecione FX.
- Controles:Chave de seleção de canal, Volume Ch1 e Ch2, Voz, Ganho, Graves, Agudos, FX.
Prós e contras do amplificador valvulado Fender Super Champ X2
Prós
- Ótimo som.
- Todo o design do tubo, com um par de 6V6 e um tubo de pré-amplificador 12AX7
- Controles fáceis de usar.
- Software Fender FUSE para edição.
- 15 efeitos digitais de qualidade.
Contras
- Um pouco ausente na extremidade inferior.
- Sem entrada auxiliar.
- Sem controle de frequência média.
- O alto-falante é um pouco menor que a média.
- Capacidade limitada de misturar os efeitos.
Conclusão
O amplificador valvulado Fender Super Champ X2 é perfeito para iniciantes. Produz sons agradáveis, limpos e bem definidos que funcionam maravilhosamente com a modulação, delays e reverbs embutidos. O mesmo vale para os tons de overdrive modelados. Mesmo que o Champ X2 venha apenas com controles de agudos e graves, e sem ajuste de médios, ele ainda consegue fazer alguns sons de gama completa muito impressionantes.
Este amplificador é altamente recomendado para iniciantes com um orçamento um pouco maior que estão procurando aqueles tons de tubo clássicos. Mas também está bem integrado com a tecnologia moderna e funcionará bem para praticar em casa, ensaiar com sua banda, bem como para tocar em shows menores.