Como ignorar o modo de proteção no amplificador
Não há uma única maneira de contornar o modo de proteção. Mas você pode tentar sair disso certificando-se de que todos os fios do amplificador estejam conectados corretamente, o amplificador não esteja superaquecendo, o ganho esteja ajustado corretamente, a conexão de aterramento não seja ruim, etc. Um amplificador de carro é um dos principais componentes de uma configuração de áudio de carro. Ele recebe o sinal de áudio do pré-amplificador e o amplifica antes de enviá-lo ao alto-falante.
Sem um amplificador, o sinal de áudio seria muito fraco para mover o alto-falante fisicamente e você não ouviria nenhum som.
Algumas pessoas assumem que um amplificador é necessário apenas para configurações de áudio premium, mas isso não pode estar mais longe da verdade. Embora seja verdade que os sistemas básicos de áudio do carro consistem apenas em uma unidade principal e alto-falantes, um amplificador de pequena capacidade vem pré-instalado no veículo.
Mas se você quiser ouvir música alta sem distorção ou adicionar um subwoofer ao seu sistema, precisará de um amplificador de terceiros separado.
Como funciona com outros componentes do seu sistema, qualquer mau funcionamento no seu amplificador também pode causar danos a outros componentes, como o alto-falante.
No caso de tais avarias, o amplificador vem com mecanismos de segurança que fazem com que ele entre no modo de proteção.
Como descobrir se meu amplificador está no modo de proteção
Um amplificador que entra aleatoriamente/repetidamente em tal estado é uma bandeira vermelha que indica que há um problema de preparação.
Este artigo abordará diferentes métodos que você pode usar para sair desse modo.
Mas antes disso, discutiremos
por que um amplificador entra no modo de proteção em primeiro lugar e como você pode encontrá-lo.
Você precisará olhar para o LED de energia do seu amplificador para esta finalidade.
Em circunstâncias normais, este LED terá uma cor verde. Se estiver laranja ou vermelho, provavelmente significa que o amplificador está no modo de proteção. Alguns amplificadores têm um LED de proteção separado que fica vermelho quando/se entra nesse modo.
Alguns outros modelos não oferecem nenhuma das opções acima e apenas desligam o LED de energia. Portanto, é melhor verificar o manual ou pesquisar online para ver qual indicador vem com o seu amplificador.
Por que meu amplificador está no modo de proteção
Na maioria das vezes, o amplificador entra nesse modo frequentemente por causa de fios soltos e instalação inadequada, mas também pode haver outros motivos.
Incompatibilidade de carregamento
A incompatibilidade de carga ocorre quando você conecta um amplificador com o subwoofer que tem impedância inferior ao limite mínimo para esse amplificador. Por exemplo, emparelhar um sub de 2 ohms com um amplificador de 4 ohms colocará uma carga extra nesse amplificador, fazendo com que ele entre nesse modo.
Se você notar que o amplificador entra neste modo sempre que você
apertar o baixo no volume máximo , então certamente é devido à incompatibilidade de carga.
Superaquecimento do amplificador
O amplificador geralmente é colocado em áreas apertadas de um carro, como embaixo dos assentos.
Isso evita qualquer fluxo de ar e faz com que o amplificador superaqueça. Para evitar que suas partes internas derretam devido a esse calor excessivo, o amplificador entra no modo de proteção.
Alto-falante/unidade principal com defeito
O amplificador também pode desligar se algum outro componente do sistema estéreo do carro estiver com problemas, como a unidade principal ou o alto-falante.
Falha interna
Finalmente, um amplificador também pode desligar se houver alguma falha em suas partes internas, como transistores de saída, retificadores, enrolamento do transformador, etc.
Como tirar o amplificador do modo de proteção
1. Verifique todos os cabos
Antes de mais nada, certifique-se de que nenhum cabo de alimentação, cabo de aterramento e cabos de conexão estejam soltos (acontece quando você dirige em estradas esburacadas) ou danificados.
Se houver poeira ou ferrugem acumulada, você deve limpá-la com um pano seco.
Por fim, certifique-se de que o amplificador não esteja em contato com nenhum metal do carro.
2. Verifique a temperatura do amplificador
Você deve tocar o amplificador com sua pele nua. Se estiver muito quente ao toque, está superaquecido devido à falta de fluxo de ar.
Considere mudar o amplificador para um local bem arejado e com boa ventilação. Se o superaquecimento persistir, você precisará de um ventilador para resfriar o amplificador.
A temperatura também pode aumentar se você tiver um alto-falante queimado, aterramento ruim e carga de impedância muito baixa. Portanto, verifique também esses problemas.
3. Desconecte o alto-falante
Aqui vamos tentar descobrir se o problema está no próprio amplificador ou no alto-falante conectado. Desconecte a fiação do alto-falante e os cabos RCA, deixando apenas os cabos de alimentação, terra e remotos conectados e, em seguida, ligue o amplificador.
Se o LED 'proteger' estiver desligado, significa que o problema está no alto-falante. Muito provavelmente, estourou.
4. Desconecte a unidade principal
O mesmo vale para a unidade principal. Desconecte todos os cabos do amplificador para o CD player, MP3 player e rádio antes de ligar o amplificador. Se sair do modo de proteção, significa que há um problema com a unidade principal ou a fiação.
5. Verifique sua conexão de aterramento
If the ground connection is poor or loose, the amp will not turn on or at least won’t function properly. Most people don’t realize it, but your ground wire must have a good connection for the amp to work without any issue.
There shouldn’t be any paint on the surface you’re making a grounding, and the wire shouldn’t be able to move at all.
Check the above video for more info.
6. Set Your Amp’s Gain
The amplifier gain is the measurement of its ability to amplify an audio signal.
The car amplifiers come with a gain knob. The purpose of this knob is to match the amp’s input to the head unit’s voltage level.
While proper adjustment of the gain will reduce the background noise and sound distortion, not doing so will result in signal clipping, overheating etc. These issues, in turn, may result in the amplifier going into protection mode.