Um amplificador de reposição é provavelmente a maneira mais barata de melhorar o desempenho de áudio do seu veículo, mesmo se você o emparelhar com os alto-falantes de fábrica.
Mas o desempenho dele dependerá de sua compatibilidade com outros componentes de áudio. Para garantir a compatibilidade, você precisa verificar as classificações RMS do seu amplificador e alto-falantes, as saídas da unidade principal, o número de canais do amplificador, etc.
O número de canais é crucial, pois determina a quantidade de alto-falantes que você pode conectar ao amplificador.
Você pode pensar em um canal como uma fonte de energia para um alto-falante. Isso significa que um amplificador de 2 canais pode alimentar um único par de alto-falantes, e um amplificador de 4 canais é bom o suficiente para os alto-falantes dianteiros e traseiros do seu veículo.
Guia dos melhores amplificadores de 5 canais de 2022
- Rockville dB55 (Melhor amplificador de 5 canais abaixo de 200)
- Pioneiro GM-D9705 (Melhor amplificador de 5 canais abaixo de 300 )
- Kenwood Kac-M8005 (Melhor mini amplificador de 5 canais )
Eu gosto de
amplificadores de 5 canais porque eles permitem que você alimente todo o sistema de áudio do carro a partir de uma única unidade. Você pode usar os canais 1-4 para seus alto-falantes e o 5º para seu subwoofer.
Por outro lado, se você usar um amplificador de 4 canais para alto-falantes, terá que comprar um amplificador monobloco para o subwoofer – e a instalação será muito mais complexa.
Ao contrário da crença popular, nem todos os amplificadores de 5 canais são caros. E dependendo de suas necessidades, você pode encontrar uma joia de boa qualidade por menos de 200 ou 300 dólares.
Na postagem de hoje, falaremos sobre alguns dos
melhores amplificadores de 5 canais disponíveis no mercado.
Rockville dB55 – Melhor amplificador de 5 canais abaixo de 200
Rockville dB55 4000 Watt/1000w CEA RMS 5 canais...
- Inclui:Amplificador. Baixo remoto. Folha de nascimento com poder testado. Manual do proprietário....
- Amplificador Rockville dB55 4000 Watt/2000 Watt RMS de 5 canais. Classificações de potência em conformidade com a CEA...
- Classificações de potência RMS:(use estas classificações RMS ao comparar com grandes marcas como...
$ 194,95 VEJA NA AMAZÔNIA
O Rockville dB55 é um amplificador de orçamento simples, mas de aparência sólida.
Ele vem na cor preta e possui acabamento em alumínio escovado na parte superior com um LED Rockville de cor azul para a marca. A construção geral parece sólida e não consegui encontrar nenhuma flexão ou dobra no exterior.
Layout e recursos
De um lado, você terá seus cinco canais organizados em duas linhas. Na linha superior, temos os terminais +ve e -ve para o canal 1/2 e o terminal +ve do canal 5 (o canal do subwoofer).
Na linha inferior, temos os terminais +ve/-ve para o canal 3/4 e o terminal -ve para o canal 5.
Você deve se lembrar desta disposição vertical dos terminais do canal 5 durante a instalação. Todos os canais de alto-falante (1 a 4) são passíveis de ponte. Você pode combinar os canais 1 a 2 e os canais 3 a 4 para ter dois canais poderosos em ponte.
No lado direito desses canais, há três fusíveis de 40A (vem como acessórios) e conectores de +12V/remoto/terra. A Rockville recomenda um fio de 4ga para conexões de alimentação/terra e 10/12ga para fios de canal.
Do outro lado do amplificador, você obtém as entradas RCA, configurações de crossover, seletor de modo de entrada e outros controles. O seletor de modo de entrada tem modos de 2, 4 e 5 canais. Você deve selecionar o modo de 2 canais se a unidade principal tiver um único par de saída RCA e os modos de 4 ou 5 canais se houver dois ou três pares.
Uma coisa importante a ser observada é que, seja qual for o modo escolhido, você terá que
definir os níveis de ganho para todos dos três pares de canais (1-2, 3-4 e 5).
Especificações
No que diz respeito às especificações, você obtém 120 Watts x 4 + 500 Watts x 1 a 2 Ohms e 80 Watts x 4 + 300 Watts x 1 a 4 Ohms, resposta de frequência de 15Hz-35.000Hz e uma relação S/N maior que 90 dB. As altas classificações RMS para o subcanal significam que você pode alimentar facilmente a maioria dos subs disponíveis no mercado.
Não mencionarei as classificações de pico, pois elas não têm sentido em cenários do mundo real.
Tem 18,6 polegadas de comprimento. É por isso que a Rockville recomenda montá-lo na área do porta-malas. Você também recebe quatro parafusos nos acessórios que podem ser usados para uma montagem segura.
Palavras finais
Uma questão que quero abordar antes de encerrar a análise é a Rockville como marca. Eu sei que muitas pessoas não consideram seus amplificadores de alta qualidade. Eles argumentam que esses amplificadores não fornecem tanta potência quanto anunciado e são queimados se sobrecarregados.
Se falarmos sobre esse amplificador em particular, o título na página do produto é um pouco enganoso. Isso leva algumas pessoas a acreditar que este é um amplificador de 4000W, não um amplificador de 1000W.
Na realidade, 4000W é a potência de pico e só pode ser alcançada por uma fração de segundo. A potência que ele pode fornecer por um período contínuo, chamado RMS, é de 1000W.
Em termos de desempenho também, funciona
perfeitamente para um amplificador de 1000 W – exceto por um pequeno superaquecimento. Mesmo assim, Rockville oferece uma garantia de reembolso de 90 dias se você não estiver satisfeito por qualquer motivo.
Portanto, sugiro que você verifique se o orçamento está apertado e seus alto-falantes/subs não exigem muita energia para operar.
Pioneer GM-D9705 – Melhor amplificador de 5 canais abaixo de 300
Amplificador Pioneer GM-D9705 Classe-D de 5 canais com... VEJA NA AMAZON
Caso você sinta que o dB55 não é poderoso o suficiente para o seu subwoofer, você pode experimentar o Pioneer GM-D9705. Ele custa quase 300 dólares, então você pode considerá-lo uma pequena atualização em relação ao primeiro.
Layout e recursos
Com 12 polegadas de comprimento, é visivelmente menor que o dB55 – o que significa mais compatibilidade no que diz respeito aos locais de montagem.
A casca externa é grossa e tem um acabamento brilhante na parte superior. Mas a falta de qualquer LED ao redor do logotipo e cantos arredondados faz com que pareça um pouco antiquado.
Os componentes internos também são sólidos e você pode ver os capacitores montados cuidadosamente.
Os controles e configurações do amplificador estão na parte frontal, enquanto os terminais estão na parte traseira.
Uma coisa que você deve observar aqui é a disposição dos terminais de canal. Ao contrário de outros amplificadores de 5 canais onde você obtém terminais -ve e +ve para os canais 1 a 4 localizados em duas linhas, este tem todos eles em dois blocos (canal A e B) de uma única linha.
Cada um desses canais consiste em partes esquerda/direita e cada uma dessas partes possui dois canais (+vs e -ve). Além disso, a disposição desses terminais em ambos os canais é +ve, -ve, -ve, +ve (da esquerda para a direita). Você deve manter esse arranjo em mente durante o processo de instalação.
Você pode conectar esses quatro canais em dois conectando o fio do alto-falante +ve no terminal +ve da parte esquerda do canal B e o fio do alto-falante -ve no terminal -ve da parte esquerda do canal A. um canal em ponte para o alto-falante esquerdo.
Para ter um alto-falante em ponte direito, conecte o fio do alto-falante +ve no terminal +ve da parte direita do canal A e o terminal -ve no fio -ve no terminal -ve da parte direita do canal B.
Especificações
Ao contrário do Rockville, que é um amplificador híbrido Classe AB+D, o GM-9705 é um típico amplificador
Classe D que permite que ele seja mais eficiente em termos de energia.
Se falamos de potência RMS, você obtém 100W x 4 + 600W x 1 (sub) em 2 Ohms e 75W x 4 + 350W x1 (sub) em 4 Ohms. Em caso de ponte, esta classificação mudará para 200W x 2 + 350W + 1.
Outras especificações incluem
resposta de frequência de 10Hz-50.000Hz e uma relação S/R superior a 94dB.
Palavras finais
Algumas outras coisas que eu gostei no GM-9705 são a extensão de 18 pés para o controle remoto de reforço de graves e
fiação de nível de alto-falante . Você pode usar o fio de extensão para estender o botão de reforço de graves e montá-lo em quase qualquer lugar do seu veículo. Os conectores de nível de alto-falante tornam o amplificador compatível com um estéreo de fábrica baseado em entrada de nível de alto-falante.
Você pode encontrar os dois dentro do pacote de acessórios. Por fim, há a garantia de 1 ano.
O documento não é tão detalhado quanto eu esperava. Embora não seja um problema, você pode enfrentar alguns problemas de instalação se for iniciante. A segunda questão também está relacionada à instalação. E essas são as entradas em ângulo para baixo. Novamente, eles podem tornar sua tarefa longa se esta for sua primeira vez.
Por fim, os LEDs de energia e proteção (que indicam se um amplificador está ou não no modo de proteção) são combinados em um.
Se você pode viver com essas compensações, o GM-9705 é o melhor 5 canais na categoria de preço abaixo de 300.
Kenwood Kac-M8005 – Melhor mini amplificador de 5 canais
Amplificador de potência de 5 canais Kenwood Kac-M8005
- KAC-M8005 - Amplificador de Potência Marítimo com Revestimento Conformal Máximo de 5 Canais e 1600 W Kenwood ligável em ponte
- Classificação de potência RMS:4 ohms:50 watts x 4 canais. + 300 watts x 1 canal. 2 ohms:75 watts x 4...
- Saída de potência total:1600 watts
$ 399,00 VEJA NA AMAZÔNIA
Caso você não tenha muito espaço dentro do seu veículo e queira algo compacto, existe o Kenwood Kac-M8005 para você.
Layout e recursos
A primeira coisa que você notará neste amplificador é o quão pequeno ele é. Com
apenas 2 libras de peso e 8,27 polegadas de comprimento , é bem ‘pequeno’ para um amplificador de 5 canais. E você pode facilmente pegá-lo com uma mão.
Até o esquema de cores é diferente do que temos em outros amplificadores. Aqui você obterá o exterior de cor cinza na maior parte, com apenas a área de conexão e fiação em preto.
O layout é como os outros amplificadores, no entanto. Você obtém três fusíveis de 30 A, +12 V/terra/conexões remotas e terminais de fio de alto-falante em um lado.
Os controles de crossover, controle de ganho,
aumento de graves , e os conectores RCA (são aceitos sinais entre 200mV e 5V de tensão) do outro lado. Esses controles e conectores RCA vêm com protetores de borracha que lhes conferem boa resistência contra a água caso você use este amplificador para um barco.
Uma coisa que eu gostei no Kac-M8005 é que você pode usar entradas de nível de alto-falante para os conectores RCA se estiver usando uma unidade principal de fábrica. Tudo o que você precisa é de um adaptador de fio de alto-falante para RCA. E o melhor é que você nem precisa de um fio de ativação remoto para essa conexão. O amplificador detectará automaticamente o sinal dos fios de entrada no nível do alto-falante para ligar e desligar.
Especificações
As classificações RMS são 50 watts x 4 + 300 watts x 1 a 4 Ohms e 75 watts x 4 + 500 watts x 1 a 2 Ohms. Se você conectar os canais, a classificação final será de 150 W x 2 a 4 Ohms.
Outras especificações incluem resposta de frequência de 20Hz-20.000Hz e relação sinal-ruído de 80 dBA.
Palavras finais
Como eu disse anteriormente, o principal argumento para o M8005 é sua compacidade. Portanto, você terá que conferir outros amplificadores nesta lista se estiver procurando por algo poderoso.
Claro, ele pode conduzir a maioria dos alto-falantes/subs no mercado. Mas não espere graves de nível SPL dele. A outra coisa que não gostei neste amplificador é o preço mais alto – especialmente quando você o compara com o Rockville dB55.
Amp de 5 canais versus amplificador de 4 canais + monobloco
Na maioria das atualizações de áudio do carro que incluem quatro alto-falantes e um sub, você obtém duas opções para os amplificadores. Você escolhe um amplificador de 5 canais ou um amplificador de 4 canais para alto-falantes + um amplificador monobloco para o sub único. Existem vantagens e desvantagens de ambas as abordagens. E a rota que você tomar dependerá principalmente de suas preferências.
As principais vantagens de um amplificador de 5 canais são a
facilidade de instalação, menos espaço necessário , fiação limpa e menor custo em comparação com um combo de 4 canais + monobloco.
Por outro lado, dois amplificadores diferentes oferecem muito mais espaço para personalização e melhor flexibilidade para futuras atualizações. Algumas pessoas argumentam que o canal do subwoofer de amplificadores de 5 canais não é poderoso o suficiente para subwoofers pesados. É por isso que eles optam por um amplificador monobloco dedicado.
Perguntas frequentes:
Para que são usados os amplificadores de 5 canais?
A configuração comum para um amplificador de 5 canais é de quatro alto-falantes e um sub. Mas você pode aumentar o número de alto-falantes usando crossovers. Dessa forma, você pode usar um sistema de alto-falantes componente na frente, um par de alto-falantes coaxiais na parte traseira e um sub de 8 polegadas (ou 10/12 polegadas se for compatível).
Quantos alto-falantes posso usar em um amplificador de 5 canais?
Por padrão, é 5. Mas você pode aumentar a contagem total para 7 usando alto-falantes componentes e crossovers na frente, como discutimos acima.
Como fazer a ponte de um amplificador de 5 canais?
Para fazer a ponte de um amplificador, você precisará ver sua parte traseira. Se algum de seus canais puder ser conectado em ponte, a palavra 'ponte' seria rotulada perto de seus terminais. Depois de identificar esses canais, conecte o fio +ve ao terminal +ve de um canal. E o fio -ve para o terminal -ve do outro canal. Agora você conectou com sucesso dois canais de amplificador em um.
Quantos cabos RCA para amplificador de 5 canais?
Você precisará de 3 cabos RCA para os alto-falantes frontais/traseiros e o sub.