O amplificador é parte integrante de qualquer sistema de áudio do carro.
Os novos entusiastas de áudio automotivo tentam economizar em seus amplificadores e compram uma unidade B-grade da Ali Express. Esses amplificadores tendem a superaquecer, produzir graves mais fracos e piorar a experiência da música do carro.
Mas mesmo se você escolher uma marca respeitável, o nível de desempenho do amplificador começará a diminuir após alguns anos. Nesse ponto, você deve estar alerta e substituí-lo antes que cause qualquer dano aos alto-falantes/subs.
6 sinais de um amplificador de carro ruim
Abaixo estão os seis sinais que indicam que um
amp está morrendo ou já morreu .
1. Fusível queimando frequentemente
O fusível é um dispositivo de segurança instalado em amperes para evitar danos durante uma oscilação de energia. Sempre que há uma grande quantidade de fluxo de corrente, o fusível derrete e protege o amplificador – abrindo o circuito.
Se o seu amplificador está queimando fusíveis com frequência, existe a possibilidade de um problema interno.
Mas você não deve ser rápido em chegar a qualquer conclusão de que o amplificador também pode ocasionalmente queimar o fusível se houver um aterramento ruim, incompatibilidade de carga entre o amplificador e os alto-falantes ou ganho de amplificador incorreto.
2. Amplificador entrando em modo de proteção
Semelhante ao fusível, há o modo de proteção.
É um mecanismo de segurança que coloca o amplificador em um estado de desligamento para evitar mais danos. Geralmente é ativado devido ao superaquecimento do amplificador, instalação inadequada, cabos RCA soltos/defeituosos, curto-circuito, etc. E você pode ignorar esse modo resolvendo esses problemas.
Mas se você não tiver nenhum deles e o amplificador estiver
repetidamente indo para o modo de proteção , indica uma falha interna no seu amplificador.
3. Superaquecimento do amplificador sem motivo
O terceiro sinal que você deve procurar é a temperatura do amplificador.
Como eles recebem muita energia da bateria, é natural que os amplificadores gerem algum calor. Mas se estiver superaquecendo (muito quente para tocar com as mãos) mesmo com o AC ligado, há algo errado.
Normalmente, é a incompatibilidade de carga, ganho de amplificador incorreto ou um
amplificador mal construído . Você pode tentar evitar o superaquecimento resolvendo esses problemas, fornecendo fluxo de ar adequado ou talvez obtendo um ventilador para o amplificador. Mas se não houver melhora mesmo depois de implementar tudo isso, é sinal de que o amplificador está caminhando lentamente para uma falha interna.
4. Amp não liga de jeito nenhum
Em circunstâncias normais, você precisará conectar o fio terra, alimentação e fios remotos para ligar o amplificador.
Você pode pensar em um fio remoto como um gatilho. Sempre que você liga o rádio do carro, ele envia um sinal de ativação para o amplificador através do fio remoto.
Da mesma forma, você precisará de um fio de alimentação para o amplificador obter energia da bateria. Se esses fios estiverem danificados/corroídos, soltos ou em curto, o amplificador não será simplesmente ligado.
E se todos esses fios estiverem bons e os fusíveis estiverem no lugar, mas o
amplificador ainda não estiver ligando , provavelmente deu seu último suspiro. E você deve substituí-lo o mais rápido possível.
5. Saída inconsistente/mais fraca
Se o seu subwoofer estiver cortando em volume mais alto ou não produzindo tantos graves quanto costumava, pode ser devido a um amplificador ruim. Mas, como outros problemas, também pode haver outros motivos, como fiação de baixa qualidade ou um subwoofer de qualidade média. Os alto-falantes que produzem sons crepitantes, especialmente em volumes mais altos, também se enquadram nessa categoria.
Portanto, você deve considerar essas possibilidades também.
6. Cheiro de queimado dentro do carro
O último indicador de um amplificador de carro morrendo é o cheiro de queimado dentro do seu veículo. Normalmente, esse cheiro é devido a duas (ou mais) partes internas de um componente do veículo colidindo umas contra as outras (e criando um atrito). As causas comuns por trás desses cheiros são embreagem mais velha, freios, curto elétrico,
vazamento de óleo , e amplificador defeituoso.
Como esses problemas variam muito na natureza, é melhor consultar um mecânico e deixá-los diagnosticar o motivo real por trás desse cheiro.