O áudio do carro tem tudo a ver com adequação.
Isso significa que sempre que você estiver prestes a substituir/atualizar um dos componentes de áudio do seu carro, também precisará considerar sua compatibilidade com os componentes existentes.
Por exemplo, se você for
instalar um novo subwoofer em seu carro, você deve ter um amplificador capaz já instalado também.
Mas comprar um novo amplificador apenas para um sub não parece prático do ponto de vista do orçamento, não é?
Felizmente, há um recurso de amplificador chamado
modo ponte . Encontrado na maioria dos amplificadores, esse recurso permite
combinar dois canais de um amplificador para formar um único canal extra poderoso .
Agora você pode usar este canal em ponte para executar um poderoso sub ou um alto-falante componente. Ele adicionará uma faixa acústica mais ampla ao som do seu carro, além de melhor qualidade de tom e volume.
Usando o modo de ponte, você pode essencialmente transformar um amplificador de 2 canais em um amplificador mono, ou um amplificador de 4 canais em um amplificador de 2 canais.
Coisas a serem consideradas ao conectar um amplificador
A primeira coisa que você precisa saber é que nem todos os amplificadores podem ser interligados. Aqueles que podem ser terão 'ponte' escrito perto dos terminais reservados para ponte.
Se não houver tal etiqueta em seu amplificador, é melhor evitar a ponte, pois isso pode causar danos permanentes ao amplificador. O mesmo vale para subwoofers e alto-falantes. Você precisará garantir que eles possam lidar com o poder extra que você está prestes a desbloquear.
Quanto aos contras, o primeiro é o menor número de canais de saída. Além disso, o consumo de corrente aumentará muito enquanto a impedância será reduzida à metade. Isso fará com que o amplificador superaqueça rapidamente.
Por fim, certifique-se de não ter a impedância abaixo do recomendado para o seu amplificador.
Como fazer a ponte de um amplificador de 4 canais
Aqui discutiremos diferentes cenários nos quais você pode
ligar um amplificador de 4 canais .
Como fazer a ponte de um amplificador de 4 canais para 2 subs
Como estamos lidando com um amplificador de 4 canais aqui, uma coisa óbvia que podemos fazer é converter esses 4 canais em dois poderosos canais mono e conectar 2 subs através deles.
Primeiro, você terá que localizar os terminais do canal do amplificador. Cada canal tem dois terminais:positivo e negativo.
É por isso que você terá oito terminais para seu amplificador de 4 canais:
- Frente-direita positiva
- Frente-direita negativa
- Frente-esquerda positiva
- Frente-esquerda negativa
- Positivo traseiro-direito
- Negativo traseiro-direito
- Positivo traseiro-esquerdo
- Negativo traseiro-esquerdo
Para conectar os primeiros 2 canais (1 e 2), você terá que conectar o fio do alto-falante +ve do subwoofer ao terminal +ve do canal 1 (Front-Right +ve) e o fio do alto-falante -ve ao - ve terminal do canal 2 (Front-Left -ve). É isso. Agora você tem um canal mono em ponte alimentando seu subwoofer.
Caso você queira conectar os outros canais (3 e 4) também, tudo o que você precisa fazer é repetir o processo acima. Desta vez, conectaremos o fio do alto-falante +ve ao terminal +ve do canal 3 (Rear-Right +ve) e o fio do alto-falante -ve ao terminal -ve do canal 4 (Rear-Left -ve).
Como fazer a ponte de um amplificador de 4 canais para 2 alto-falantes e 1 sub
Às vezes, apenas dois dos quatro canais de amplificador são passíveis de ponte.
Em tal situação, você pode combinar esses dois canais em um único canal mono para seu sub (usando o procedimento acima) e usar os outros canais para alto-falantes comuns. Dessa forma, nós o convertemos em um amplificador de 3 canais.
Como conectar um amplificador de 4 canais a alto-falantes de componentes
Outra situação em que você pode conectar seu amplificador de 4 canais é quando você instala um par de alto-falantes de componentes de última geração (como alto-falantes de componentes de 6,5 polegadas) na frente do seu veículo.
Aqui você pode
funcionar os alto-falantes traseiros com a energia do estéreo de fábrica e conecte cada um dos alto-falantes componentes com um canal mono em ponte.
A única desvantagem da abordagem é que não há canal para o subwoofer.
Como fazer a ponte de um amplificador de 4 canais para 1 sub
não é possível conectar um amplificador de 4 canais a 1 sub uma vez que 4 canais só podem ser combinados para fazer 2 canais em ponte, não 1.