Muitas pessoas acreditam que podem ouvir música logo após instalar um novo amplificador em seu veículo.
Mas isso não é totalmente verdade, pois há mais um passo:
ajustar o amplificador .
Neste post, discutiremos como você pode ajustar as configurações do amplificador para frequências de nível médio e alto.
Médios, altos e baixos
Os seres humanos podem ouvir sons entre a faixa de frequência de 20 a 20.000 Hz. Esta gama está dividida em três secções principais:
Altos, médios e baixos.
Mais:
Também conhecida como Treble, esta seção se refere às notas de frequência mais alta que os humanos podem ouvir – de 4000Hz a 20.000Hz. Os agudos são usados para
trazer detalhes e clareza ao som.
Baixos:
Também conhecido como Bass, as frequências de baixo nível são exatamente o oposto dos agudos. Todas as frequências abaixo da marca de 200Hz pertencem a esta região. Essas frequências são
mais difíceis de produzir que os outros tipos. É por isso que usamos alto-falantes especializados para essas frequências – subwoofers.
Um baixo mais alto é preferido em alguns gêneros musicais, como rock, metal e reggae.
Médios:
Entre Highs e Lows, há a região Mid. Varia de 400Hz a 4000Hz e determina a proeminência de instrumentos musicais em uma trilha sonora.
Os vocais também caem nos médios região.
Como ajustar um amplificador de carro para médios e agudos
1. Ajustar o ganho do amplificador
A primeira coisa que vamos ajustar aqui é o ganho do amplificador.
A maioria dos iniciantes trata o ganho do amplificador como o botão de volume na unidade principal e o aumenta completamente. Na realidade, é a relação entre a
tensão de saída e a tensão de entrada . Em palavras simples, o ganho é a capacidade do amplificador de amplificar um sinal de entrada.
Abaixo, discutiremos duas maneiras diferentes de ajustar o ganho no amplificador do seu carro
Ajustando o ganho por meio do multímetro
Em primeiro lugar, aumente o volume da unidade principal em 75% do seu nível máximo. Em seguida, vá para as configurações de EQ e desligue o reforço de graves/agudos/médios ao ligar. Em outras palavras, certifique-se de que essas configurações estejam no nível de fábrica para que você possa obter um som plano e baunilha.
Agora, você precisará encontrar a tensão do seu amplificador usando esta fórmula:V =√(PxR) onde P é potência e R é resistência.
Portanto, se nosso amplificador for capaz de fornecer 125 W de potência a 4 Ohm, a tensão será:√(125×4) =√500 =22,36V.
Agora, pegue um multímetro digital, configure-o para tensão CA e conecte seus fios positivo e negativo às saídas de nível de alto-falante. Isso lhe dará o número de tensão para o amplificador. Em seguida, ajuste o botão de ganho até que o número no multímetro corresponda ao que você encontrou durante o cálculo acima (22,36 V).
Ajuste de ganho através do detector de distorção ou osciloscópio
O método acima de encontrar o ganho correto é bastante confiável na maioria dos casos, mas tem alguns problemas.
A primeira é que, ao definir o volume em 75% inicialmente, presumimos que não haverá distorção nesse nível. Na realidade, porém,
a maioria dos aparelhos de som de fábrica começa a dar um som distorcido assim que você passar da marca da metade.
Também fizemos uma suposição semelhante com o amplificador de que não haverá distorção na saída máxima. Embora certamente seja verdade para grandes marcas de áudio, muitos fabricantes baratos geralmente não passam nesse teste.
Portanto, é melhor eliminar as suposições da equação e usar uma ferramenta específica:um detector de distorção. O uso deste dispositivo é semelhante ao modo como usamos um multímetro acima.
Primeiro de tudo, abaixe o botão de ganho completamente. Em seguida, conecte os terminais do detector de distorção às saídas do alto-falante. Agora, aumente o volume da unidade principal e continue a fazê-lo até que o LED 'Distorção' nos detectores acenda.
Assim que ligar, abaixe levemente o botão de volume até desligar novamente e anote esse nível. Este deve ser o limite superior do volume a partir de agora.
Da mesma forma, ajuste o botão de ganho até ver o LED Distortion acender. Uma vez ligado, diminua um pouco o nível de ganho. Este será o ganho correto para o seu amplificador
2. Filtro passa-altas
Como estamos otimizando nosso amplificador para os médios e agudos, a próxima coisa que faremos é ajustar o filtro passa-altas.
Embora esse recurso seja geralmente encontrado em crossovers, também o vi em alguns amplificadores de ponta, como o AudioControl LC-4.800.
Como o próprio nome sugere, um filtro passa-alta é um filtro que
permite apenas frequências de som mais altas do que um determinado valor para passar por ele. Todas as frequências inferiores a esse valor serão bloqueadas.
Esse recurso é importante porque as frequências de baixo nível não podem ser tratadas pela maioria dos alto-falantes comuns. E se eles são constantemente fornecidos com essas frequências, eles podem ser danificados rapidamente.
Portanto, agora vamos
ajustar o botão HPF no amplificador para 80-200Hz (dependendo do seu gosto musical) para bloquear qualquer frequência de graves abaixo desse número.
3. Filtro passa-baixa
O filtro passa-baixa funciona exatamente como o oposto do filtro passa-alta. Isso significa que só permite frequências inferiores a um valor específico para os alto-falantes.
Você deve
ajustar o botão LPF até ouvir um som vocal claro . Caso contrário, você obterá um baixo avassalador em seu som.