Não há maior inimigo dos componentes elétricos do que o superaquecimento. E isso inclui amplificadores.
Isso faz com que esses componentes tenham um desempenho inferior ao seu potencial, desligando-os e até reduzindo sua vida útil a longo prazo.
Se falarmos especificamente sobre amplificadores de carro, o superaquecimento pode enviar um amplificador para o modo de proteção. E a menos que você identifique esse problema para tirá-lo desse modo, o amplificador estará desligado ou incapaz de executar suas funções normais.
Por que meu amplificador está esquentando?
As causas comuns por trás do superaquecimento do amplificador incluem alto-falante(s) queimado(s), conexões de energia/terra soltas, ventilação ruim, impedância muito baixa e ganho de amplificador muito alto. Como evitar o superaquecimento do amplificador de carro
Isso é algo que você não deve ignorar, pois, na pior das hipóteses, pode até causar um incêndio em seu veículo. Não há uma única correção para esse problema, pois isso pode acontecer devido a vários motivos.
Mas se você tentou todos os métodos abaixo e o amplificador ainda está superaquecendo, é uma indicação de que seu amplificador é de baixa qualidade para começar. E você deve substituí-lo o mais rápido possível.
1. Fornecer ventilação
Colocar seu amplificador em um local arejado pode evitar o superaquecimento na maioria das vezes. Muitas pessoas os montam em áreas como embaixo dos assentos, onde não há muito espaço para respirar. Isso, por sua vez, faz com que eles se aqueçam rapidamente.
Portanto, certifique-se de montar o amplificador em um local onde haja fluxo de ar adequado e também haja algum espaço livre ao redor desse local.
Alguns amplificadores vêm com um ventilador embutido. Se for esse o caso, certifique-se de que está funcionando corretamente. É porque a poeira pode se acumular no amplificador ao longo do tempo e pode impedir que as pás do ventilador girem.
Você também pode optar por um ventilador separado, mas certifique-se de que não seja muito grande para a área em que você o colocará.
Por outro lado, se estiver superaquecendo mesmo em um local bem ventilado, significa que o problema está em algum outro componente da configuração de áudio do seu carro.
2. Combine a carga do alto-falante com o amplificador
Incompatibilidade de impedância é uma das razões comuns pelas quais os amplificadores ficam superaquecidos.
A impedância é medida em Ohms e descreve a quantidade de carga que seu alto-falante colocará em um amplificador. Impedância mais baixa significa que uma carga mais alta será colocada no amplificador.
E se essa carga for maior que a capacidade desse amplificador, ele começará a esquentar. Portanto, certifique-se de combinar corretamente o(s) alto-falante(s) com o amplificador antes do processo de instalação.
3. Verifique seus alto-falantes
O superaquecimento do amplificador pode ser um sintoma de um alto-falante queimado. Escrevemos um post separado sobre este tópico, mas para este artigo, os motivos mais comuns para alto-falantes queimados são falha mecânica, falha térmica ou volume muito alto por um tempo prolongado.
Portanto, certifique-se de
inspecionar fisicamente o(s) alto-falante(s) para confirmar que não é o caso.
Você também deve verificar os fios do alto-falante e certificar-se de que nenhum deles está em contato com uma superfície metálica.
4. Ajuste o aumento de ganho
Se você configurou o ganho do seu amplificador muito alto, isso causará não apenas distorção / recorte do som, mas também superaquecimento do amplificador, pois você o forçará a trabalhar mais do que é capaz.
Por outro lado, você também não deve configurá-lo muito baixo, pois reduzirá o volume - fazendo você pensar que há um problema com seus alto-falantes.
Em vez disso, você deve adotar uma abordagem científica e usar um osciloscópio/multímetro para definir o ganho correto do amplificador.
5. Verifique a qualidade da instalação
A fiação é muito importante ao instalar um amplificador. Mesmo que você tenha perdido um único fio, o amplificador não apenas produzirá mais calor, mas também queimará os fusíveis.
Os cabos de alimentação/terra desempenham um papel importante aqui. Portanto, verifique se está tudo bem com eles.
Por fim,
certifique-se de que sua conexão de aterramento está boa . O amplificador simplesmente não liga se a conexão de aterramento estiver ruim ou não estiver conectada. A tinta é um mau condutor, portanto, remova qualquer tinta existente do ponto de aterramento.
6. Invista em um amplificador de alta qualidade
Outro grande fator que determina se um amplificador vai superaquecer ou não é a sua qualidade. Amplificadores de baixa qualidade são notórios por seu desperdício de energia que resulta na produção de mais calor.
Por outro lado, os modelos de alta qualidade são mais eficientes em termos de energia e convertem praticamente toda a energia elétrica em energia sonora, o que também resulta em melhor qualidade de som.
Os amplificadores são
divididos em diferentes classes (A, B, D e AB) com cada um deles tendo diferentes prós e contras.
- Classe A :esses amplificadores são os menos eficientes em termos de energia, mas têm a maior fidelidade de som (que também produz muito calor).
- Classe B :esses amplificadores têm melhor eficiência de energia, mas menor fidelidade de som, o que às vezes produz distorção de som.
- Classe AB :Você pode pensar nesses amplificadores como o híbrido entre os dois acima. Eles são mais eficientes que a classe A (mas menos que a classe B) e produzem menos distorção que a classe B (mas mais que a classe A).
- Classe D :eles vêm com a mais alta eficiência de energia, mas podem causar alguma distorção em altas frequências.
Perguntas frequentes
É normal que um amplificador fique quente?
Sim, é normal que um amplificador fique quente. Especialmente quando você está colocando uma carga pesada sobre ele por um longo período de tempo.
Como faço para manter meu amplificador frio?
Adicionar um ventilador, fornecer ventilação e reajustar o ganho são alguns dos métodos para resfriar um amplificador superaquecido.
Por que meu amplificador está com cheiro de queimado?
Um amplificador de carro geralmente cheira como se estivesse queimando se estiver coberto de poeira. Quando o amplificador esquenta, a poeira também esquenta. E você sente um cheiro de queimado. A outra razão pode ser um componente interno com defeito.
Qual a temperatura de um amplificador de carro?
A maioria dos amplificadores de carro pode atingir 160-170°F antes de entrar no modo de proteção.