>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Amp do carro liga, mas não há som de subs ou alto-falantes


O amplificador do carro liga, mas não há som dos subs.

Este é um dos muitos problemas que você pode enfrentar em sua jornada de se tornar um entusiasta de áudio automotivo.

Os sistemas de som automotivo são complexos porque envolvem mais do que apenas um componente. E muitas vezes, a falha de um desses componentes afeta o desempenho dos outros.

Um amplificador de carro fornece um sinal amplificado ao seu subwoofer. O alto-falante então converte esse sinal no som que ouvimos. Mas se houver algum problema com o amplificador, você pode não ouvir nada.

Esse problema é diferente de um alto-falante estourado, onde você obtém um som baixo (embora distorcido).

Algumas pessoas pensam que nenhum som dos subs é devido ao amplificador defeituoso ou queimado, mas isso não é verdade e pode ser causado por vários outros motivos, desde cabos RCA ruins até incompatibilidade de ganho do amplificador.

Meu amplificador tem potência, mas não há som no sub ou nos alto-falantes


Verifique as pré-saídas RCA do amplificador e as conexões de entrada do alto-falante. Essas conexões são sólidas e firmes, então verifique a saída do subwoofer e certifique-se de que não seja 0. Em seguida, verifique as conexões de alimentação e terra para o amplificador. Por fim, verifique se os botões de volume e ganho do amplificador estão ajustados corretamente.

Neste artigo, encontraremos soluções diferentes para esse problema.

1. Verifique os sinais de entrada e saída do amplificador


Em primeiro lugar, verifique os cabos que conectam o amplificador à unidade principal .

Você precisa ter certeza de que o amplificador recebe um sinal de entrada da unidade principal via entradas de nível de alto-falante (entradas de alto nível) ou entradas de nível RCA (entradas de baixo nível).

Para verificar isso, desconecte os cabos de entrada e conecte sua unidade principal ao amplificador usando um novo par. Em seguida, ligue a unidade principal com o volume para cima. Se estiver funcionando com novos cabos, significa que o par mais antigo estava com defeito.

Da mesma forma, desconecte o amplificador do alto-falante e conecte-o a outro alto-falante de teste – um canal de amplificador por vez. Se o amplificador estiver bem em todos esses canais, significa que seu alto-falante está com defeito. Isso pode ser devido à fiação do alto-falante ou a uma conexão ruim.

Por outro lado, se não houver saída dos alto-falantes de teste , significa que o amplificador está com defeito.

2. Verifique as configurações do subwoofer


A maioria dos aparelhos de som de reposição tem controles de subwoofer separados nas configurações, que podemos desligar acidentalmente. Portanto, você deve verificar novamente se a saída de som está ligada e o nível de dB é maior que 0.

3. Certifique-se de que o amplificador esteja montado em uma superfície não condutora.


Depois disso, você também precisa garantir que nenhuma parte do amplificador esteja em contato com qualquer metal do carro. Isso pode causar muitos problemas, como corte de sinal e amplificador entrando no modo protegido.

4. Verifique os fios terra e de alimentação do amplificador


Se um amplificador não estiver recebendo a energia necessária do sistema (em primeiro lugar), ele não amplificará os sinais de áudio. Você pode usar um voltímetro para verificar se o sistema está fornecendo a energia necessária ao amplificador.

Para fazer isso, conecte o voltímetro aos terminais positivo e negativo do amplificador. Você deve obter uma leitura de 12V com o motor desligado e 14V com ele ligado.

Se não for esse o caso, você deve inspecionar os fios de alimentação e terra para certificar-se de que eles não estão soltos em nenhum ponto.

5. Falha de fio remoto


Os amplificadores do carro vêm com um fio de ativação (também chamado de fio remoto) usado pela unidade principal para sinalizar o amplificador para ligar - geralmente quando você liga o veículo. Geralmente é um fio azul com uma faixa branca (não deve ser confundido com um fio azul sólido para antena elétrica - dedicado apenas ao rádio).

Para testá-lo, ligue sua unidade principal a uma fonte que não seja rádio e verifique a tensão entre os terminais remotos do amplificador e o terra através de um voltímetro. Se for aproximadamente 12V, então não há problema.

Mas se não for, mude a fonte de volta para o rádio e veja se consegue alguma leitura. Se você fizer isso, você terá apenas o fio da antena de alimentação conectado em vez do fio remoto.

Se não houver tensão em nenhuma fonte (incluindo rádio), há um problema com o fio ligado.

Conclusão


Tudo bem. Portanto, essas foram algumas das razões mais comuns pelas quais você não está recebendo som dos subwoofers, apesar de seu amplificador estar ligado.

Como eu disse, pode haver várias razões pelas quais você está experimentando isso. Mas se você seguiu todas as etapas acima, tenho certeza de que encontrará a causa raiz.

Caso você tenha enfrentado qualquer outro problema que não tenha causado nenhum som de sua inscrição, deixe-me abaixo nos comentários.