Para calcular o valor de um capacitor de suavização para uma fonte de alimentação retificada de 24 VCC, é necessário considerar os seguintes fatores:
1.
Corrente de saída: Determine a corrente de saída máxima (I) que se espera que a fonte de alimentação forneça.
2.
Tensão de ondulação: Decida o nível aceitável de tensão de ondulação (Vr) que você pode tolerar na saída. Uma tensão de ondulação mais baixa geralmente requer um valor de capacitância maior.
3.
Tensão de alimentação: A tensão de entrada retificada de 24 VCC (V) para o capacitor de suavização.
Usando esses valores, você pode calcular a capacitância de suavização (C) usando a seguinte fórmula:
C =(I * Vr) / (3,14 * V * f)
onde:
- C é a capacitância de suavização em Farads (F)
- I é a corrente máxima de saída em Amperes (A)
- Vr é a tensão de ondulação aceitável em Volts (V)
- V é a tensão de entrada retificada de 24 VCC (V)
- f é a frequência da tensão retificada, que para um retificador de onda completa é a frequência da rede (50Hz ou 60Hz).
Para melhores resultados, escolha um capacitor com tensão nominal maior ou igual à tensão CC retificada. Capacitores eletrolíticos são comumente usados para essa finalidade devido aos seus altos valores de capacitância.
Geralmente, é recomendado usar um valor de capacitância na faixa de algumas centenas a alguns milhares de microfarads (µF) para retificar 24 VCC. Por exemplo, se você precisar de uma fonte de alimentação de 24 VCC com corrente de saída máxima de 1 A e tensão de ondulação aceitável de 1 V, o cálculo seria o seguinte:
C =(1A * 1V) / (3,14 * 24V * 50Hz)
C ≈ 788,14 µF
Portanto, você pode escolher um capacitor de suavização com valor de 1000 µF, que é um valor padrão próximo. Certifique-se de verificar novamente seus cálculos para os requisitos específicos do projeto da sua fonte de alimentação.