Como conectar 2 subwoofers a um amplificador mono
O que acontece quando você quer mais graves, mas seu amplificador monobloco já possui um subwoofer? Se o seu amplificador puder lidar com o RMS total de 2 subs, pode ser feito a conexão deles a um amplificador mono, permitindo que você duplique a reprodução de graves do sistema estéreo do seu carro.
A execução de 2 subwoofers não é para todos, é claro, mas se você realmente quer aquele baixo extra, ele vai balançar o assento do carro em que você passa tanto tempo e virar a cabeça enquanto você dirige.
No entanto, é importante notar que uma configuração de subwoofer duplo só é funcional desde que você a conecte corretamente, porque se não for feito corretamente, pode acabar muito caro para você.
Existem muitas configurações e, antes de começar, você precisa saber que o amplificador pode lidar com o RMS total e a impedância de ambos os subwoofers.
Portanto, antes de começar, você precisa fazer um pouco de matemática para garantir que o amplificador e os subs funcionem juntos. Em seguida, certifique-se de conectar os 2 subs ao seu amplificador mono corretamente, para que você possa aproveitar esse umph extra em suas frequências mais baixas por muitas luas por vir.
O que você deve saber antes de conectar 2 subs a um amplificador mono
Antes de pensar em conectar 2 subwoofers a um amplificador mono, você precisa saber quantas bobinas de voz os dois subwoofers têm, porque existem muitas maneiras de esfolar esse gato.
Seja qual for a maneira que você escolher para conectá-los, lembre-se de que seu amplificador deve ser capaz de lidar com a mesma carga de impedância que seu circuito de fiação produzirá. Mas antes de ir, deixe-me explicar exatamente o que você precisa saber.
RMS
Ao executar qualquer subs e amplificador, é importante corresponder ao RMS. Para que qualquer subwoofer soe melhor, você precisa de um amplificador que possa alimentá-lo, e isso significa que o RMS do seu amplificador deve corresponder ou até exceder o RMS total de seus subwoofers.
Portanto, se você deseja conectar 2 subs de 300 W a um amplificador mono, seu amplificador deve ter pelo menos 600 W RMS. Além disso, lembre-se de que se você estiver alterando a impedância de seus subs, o RMS do seu amplificador também mudará.
Impedância
A impedância da carga do subwoofer ajuda o amplificador a determinar quanta carga de energia os subwoofers podem suportar. Isso geralmente é medido em ohms, e o amplificador fornecerá a quantidade de energia que detecta que o subwoofer pode suportar.
Uma impedância mais baixa significa que haverá mais potência fluindo do amplificador, enquanto um alto-falante de impedância mais alta terá menos potência fluindo do amplificador.
A incompatibilidade de impedância entre amplificadores e alto-falantes pode danificar seu equipamento, portanto, certifique-se de fazer isso antes de começar.
Cada subwoofer tem uma classificação de impedância, mas é claro que você pretende conectar 2 subwoofers ao mesmo amplificador mono, de modo que o dispositivo extra deve ser levado em consideração ao trabalhar.
A carga de impedância de seus subwoofers deve corresponder ao que o amplificador pode suportar, e se você os conecta em um circuito de fiação em série ou paralelo, você pode multiplicar ou cortar a carga de impedância.
Escolhendo a configuração de fiação correta
Escolher a configuração correta de fiação também depende de quantas bobinas de voz seus subwoofers possuem. Eles podem ter uma (Single Voice Coil – SVC) ou 2 bobinas de voz, que é conhecida como Dual Voice Coil (DVC).
Se você não tiver certeza de qual tipo de subwoofer você possui, olhe na parte de trás e se houver um conjunto de terminais de conector (+ -) é um SVC. Considerando que, se tiver 2 conjuntos de terminais, significa que é um DVC.
Nenhum é melhor que o outro, mas um DVC lhe dará mais opções de fiação e você poderá configurar sua carga de impedância de mais maneiras do que com um par de subs SVC.
Circuitos de fiação do subwoofer
Como já mencionado acima, dependendo da maneira como você conecta seus subs, determina a impedância geral de sua configuração. Você pode conectá-los em um circuito em série ou paralelo, ou mesmo uma combinação de ambos, se necessário, e de qualquer maneira faz sentido para determinadas configurações.
Fiação em série
A fiação em série é semelhante à execução de um relé. A configuração da fiação em série vai do Amplificador positivo (+) para o Subwoofer A +, e o Subwoofer A negativo (-) para o Subwoofer B +, e o Subwoofer B – para o Amplificador – , então tudo faz um grande loop, ou como Eu digo como completar o relé.
Para calcular a impedância total da configuração de fiação desta série, você precisa adicionar a impedância total de seus subs, portanto, se você estiver conectando 2 x subs de 4 ohms a um amplificador mono, você terá uma carga de 8 ohms.
Fiação paralela
A outra maneira de conectar seus subwoofers é executar um circuito de fiação paralelo, e esta é a melhor maneira de conectar 2 subwoofers a um amplificador mono.
Na fiação paralela, os terminais de cada subwoofer são conectados aos mesmos terminais:positivo com positivo e negativo com negativo.
Ao contrário da fiação em série, a fiação paralela na verdade divide a carga de impedância, mas resolvê-la é um pouco mais complicado do que a fiação em série.
Basicamente, quando as impedâncias de todos os subs são iguais, sua impedância total é esse valor dividido pelo número de bobinas de voz.
Por exemplo, 2 subwoofers SVC de 4 ohms ligados em paralelo têm uma impedância total de 2 ohm. Se você tiver a mesma configuração, mas com 2 subs DVC de 4 ohms, no entanto, você acabará com uma carga de impedância de 1 ohm.
Com isso dito, vamos ver algumas maneiras diferentes de conectar 2 subs de 4 ohms a um amplificador mono que pode lidar com 1 ou 2 ohms.
Como conectar 2 subs a 1 amplificador mono
Conectando 2 x Subs SVC de 4 Ohms a um Mono Amp – 2 Carga Ohm
Para o primeiro exemplo, vou começar com a configuração de fiação dual sub e monoblock mais fácil:Fiação de subs SVC de 2 x 4 Ohm a um amplificador mono.
Um fio passará do terminal positivo do Subwoofer B (+) ao Subwoofer A +. E outro fio passará do mesmo terminal positivo do Subwoofer A ao terminal positivo do amplificador mono.
E para o terminal negativo, você executará exatamente o mesmo com os terminais negativos (-):Subwoofer B – para Subwoofer A – e Subwoofer A – para amplificador mono –.
Fiação 2 x DVC 4- Subs ohm para um amplificador mono - 2 ohms de carga (4 ohms de carga necessária)
Se você tiver 2 subwoofers DVC de 4 ohms, a fiação fica um pouco mais complexa e você não pode realmente conectar essa carga a 2 ohms, então você precisa operar em 4 ohms. Você ainda deve conectá-lo em um circuito paralelo, mas como você tem o dobro de terminais em seus subwoofers, você precisa de mais conexões de fiação.
Primeiro passe um fio positivo do Subwoofer B + ao Subwoofer A + nos terminais do lado esquerdo. Em seguida, passe outro fio positivo do mesmo terminal no Subwoofer A para o terminal positivo na parte de trás do seu amplificador mono.
Faça o mesmo para os terminais negativos, mas você tem que usar os terminais do outro lado do seu sub DVC. Então, se você passou os fios positivos no lado esquerdo, passe os fios negativos nos terminais do lado direito.
Por exemplo, passe um fio negativo do Subwoofer B – para o Subwoofer A – e depois desse mesmo terminal para a parte traseira do terminal do Amplificador.
Agora você ainda tem um terminal + e – em cada lado de cada subwoofer livre. Para isso, você precisa executar o que é conhecido como fio em ponte entre cada um. Mas a diferença com o fio em ponte é que você executa um curto do terminal + para - no mesmo sub. E, claro, faça o mesmo no outro sub.
Como conectar 2 subs a um amplificador mono estável a 1 Ohm
Se você quiser que seu amplificador mono funcione em 1 ohm, você pode conectar 2 subs, mas você tem menos opções. Para isso, você pode executar apenas 2 subwoofers SVC de 2 ohms ou 2 subwoofers DVC de 4 ohms. Então, com isso dito, vamos olhar para a fiação para essas configurações.
Conectando 2 x Subs SVC de 2 Ohms a um Mono Amp – 1 Carga Ohm
Para esta configuração, é igual ao primeiro exemplo acima:conectar 2 subs SVC de 4 Ohm a um amplificador mono estável em 2 ohms.
Basicamente, passe um fio positivo de Sub B + para Sub A + e desse mesmo terminal para o amplificador mono +. E faça exatamente o mesmo para os terminais negativos:Sub B – para Sub A – e depois desse mesmo Sub A – terminal para o terminal negativo do amplificador.
Conectando 2 Subs DVC de 4 Ohm a um Mono Amp – 1 Carga Ohm
A fiação de 2 subs de 4 ohms a um amplificador mono funcionando a 1 ohm é o circuito de fiação mais complexo, e isso não pode ser feito com SVCs.
É semelhante a executar 2 subs DVC de 4 ohms em um amplificador monobloco de 2 ohms, mas você precisa diminuir ainda mais a impedância, para que haja um pouco mais de fiação a ser feita.
Em primeiro lugar, você deve passar um fio do terminal positivo do lado esquerdo + do Subwoofer B para o terminal positivo do lado esquerdo + do Subwoofer A. Então, desse mesmo terminal, passe um fio para o terminal positivo + na parte de trás do seu amplificador mono.
Faça o mesmo com o terminal negativo, mas nos terminais do lado direito:Sub B – para Sub A – para Amplificador – tudo igual ao acima.
Como já mencionado, você precisa reduzir ainda mais sua impedância com essa configuração, de modo que os fios de ponte sejam diferentes de conectá-los a um amplificador mono a 2 ohms.
Em vez de fazer uma ponte entre A+ e A- e B+ com B- como no exemplo acima, você precisa conectar o terminal + não usado ao terminal + do outro lado do sub DVC. E faça o mesmo com os terminais negativos.
Conectando 2 subs a um amplificador mono
Então aí está. Conectar 2 subs a um único amplificador mono não é tão difícil quanto parece, basta um pouco de paciência, pesquisa e matemática para configurar a fiação correta.
Ao escolher um amplificador, o mais importante é obter um que possa lidar com a potência dos seus subs. A maioria dos amplificadores mono são de 2 ohms ou 1 ohm e são projetados especialmente para executar um subwoofer, ou 2, mas também precisam ser capazes de lidar com o RMS total.
A execução de 2 subs adiciona um pouco mais de complexidade à fiação e à matemática que você precisa fazer de antemão, mas como você sabe, isso pode ser feito. E uma vez que você os tenha instalado e funcionando, você fará muita diferença na saída de graves do seu carro.