>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como fazer a fiação de um carro estéreo sem um chicote de fios

Como conectar um estéreo de carro sem um chicote


Como conectar um som de carro sem um chicote é uma pergunta mais comum do que se imagina. Nem todo mundo tem a sorte de obter uma substituição direta e não há um código global de cores da fiação do estéreo do carro.

As unidades principais de reposição de hoje vêm com um chicote elétrico, e a maioria das configurações de fábrica também possui um, e isso nos permite basicamente conectar nossa nova unidade principal à configuração de fábrica e jogar.

Mas o que acontece se você for instalar seu novo aparelho de som de reposição e não houver cablagem, mas fios desencapados?

Certamente parece assustador e torna a vida difícil, mas um pouco de conhecimento e você poderá conectar um som de carro sem um chicote.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar o manual do seu carro. Se você não conseguir encontrá-lo, vá on-line e pesquise a marca e o modelo do seu carro e procure um diagrama de fiação simples do estéreo do carro de fábrica. Isso lhe dirá para que servem todas as cores diferentes.

Se você não encontrar nada, você pode testar a fiação do estéreo do carro de fábrica e combiná-los com os fios correspondentes em seu novo chicote de rádio.

Para obter um guia passo a passo sobre como conectar um som automotivo sem chicote, continue lendo…

Ferramentas necessárias para o trabalho


Você só pode fazer o trabalho com as ferramentas certas à mão, portanto, certifique-se de ter o seguinte:
  • Luz de teste ou multímetro
  • Crampers portáteis
  • Tampas de crimpagem
  • Fita Tesa
  • Cliques
  • Bateria de 9V
  • Pinças de jacaré
  • Chave de fenda
  • Chaves de remoção do estéreo do carro

Como ligar um estéreo de carro sem um chicote


Um chicote de fios de rádio torna a vida muito mais fácil, mas é claro que você está lendo isso então provavelmente não tem um e quer saber como conectar um aparelho de som de carro sem um chicote.

Como não temos um chicote elétrico de fábrica, precisamos determinar qual fio na configuração de fábrica é para qual, porque esses fios coloridos nem sempre são os mesmos dos rádios automotivos de reposição.

Depois de determinar os fios correspondentes, você vai crimpar cada fio da fiação de fábrica junto com os fios correspondentes em seu novo chicote de fiação de rádio.

Certifique-se de frisar um fio de cada vez, ou você pode acabar causando algum dano se tocar no fio constante e nos outros fios ao mesmo tempo.

Etapa 1 - Prepare os fios e obtenha um aterramento sólido


Certifique-se de que o carro está desligado para começar. Se você não removeu o rádio do carro de fábrica, você precisa fazer isso. Cada um é diferente, mas você pode precisar de uma chave de fenda e algumas chaves de remoção.

Então, a primeira coisa a fazer é certificar-se de retirar cerca de meia polegada da extremidade de cada fio na fiação de fábrica para se preparar para combinar e cravar com os fios do chicote de pós-venda - eles devem estar prontos para serem retirados.

Depois de preparar os fios, é uma boa ideia começar com os fios de alimentação, que serão o fio de aterramento vermelho, amarelo, azul, laranja e preto. A maioria dos fabricantes de áudio automotivo usa as mesmas cores, mas nem todas e especialmente as configurações de fábrica, por isso é uma boa ideia verificar tudo com sua luz de teste.

Com o cabo de mola estendido na luz de teste, conecte o clipe jacaré a algum metal desencapado para obter um aterramento para sua luz de teste. Isso pode ser qualquer metal nu, e você encontrará alguns atrás do orifício de montagem da unidade principal.

Etapa 2 - Determinar e crimpar os fios de energia correspondentes de fábrica e pós-venda


Agora, com a chave do carro desligada, você deseja determinar quais dos fios de fábrica são compatíveis com o fio constante de 12V (amarelo) no chicote de pós-venda.

Lembre-se de manter o aterramento através do cabo de mola estendido, e agora com a extremidade da luz de teste, toque em cada fio como um teste para garantir que a luz de teste não ilumine com nenhum fio, exceto o constante.

A constante é o fio que vai para a bateria e consome uma energia constante mesmo quando a ignição está desligada. Este deve ser o único que acende porque você não tem energia.

Quando você encontrá-lo, torça-o junto com o fio amarelo em seu chicote de fiação de rádio de reposição e, em seguida, prenda-os com uma boa tampa de crimpagem.

Este é o esquema básico de como conectar um som de carro sem chicote, com todos os outros fios correspondentes, mas permita-me explicar com mais detalhes, pois há uma pequena diferenciação com cada conjunto de fios.

É uma boa ideia enrolar um pouco de fita tesa em torno de cada par de fios à medida que avança. Isso garante que você obtenha um trabalho limpo e facilitará a colocação de volta quando terminar.

Parabéns, você tem sua conexão constante. Agora é hora de combinar os fios do acessório, que deve ser o fio vermelho em seu chicote de fiação estéreo de reposição.

Agora você quer ligar a parte elétrica do seu carro sem realmente ligar a ignição, então basta girar a chave para ligar a parte elétrica do carro.

Agora faça a mesma coisa que você fez com o fio constante, com a luz de teste, teste os fios até encontrar um que acenda.

Quando você encontrá-lo, é uma boa ideia testá-lo desligando a chave novamente para garantir que a luz de teste se apague. Se apagar ao desligar a chave, você encontrou o fio de ignição/acessório.

Agora torça o fio do acessório de fábrica junto com o fio vermelho em seu chicote de fiação de rádio de reposição. E com seus crimpadores, prenda-os com uma boa tampa de crimpagem sólida, assim como você fez com o fio constante.

Seus outros fios de alimentação incluirão o controle remoto (azul), a iluminação (laranja) e você pode ter outros fios, como uma antena elétrica e um controle no volante.

Usando o mesmo método acima, por exemplo para o seu fio de iluminação, você deve ligar os faróis e procurar um fio que acenda. Você deseja combinar todos os seus fios de alimentação com o fio correspondente em seu novo chicote de fiação estéreo, torça os fios desencapados juntos e tampe-os com uma tampa de crimpagem.

Se você tiver alguns fios de energia sobressalentes não utilizados em suas opções de fiação de fábrica ou pós-venda e não puder combiná-los, você deve cobri-los para que não sejam fios desencapados que possam interferir com outros fios.

Etapa 3 - Determine e crimpe os dois fios de aterramento


Uma vez que todos os seus fios de energia estejam crimpados, é hora de encontrar seu fio terra. Em seu novo chicote de fiação de rádio, este será o fio preto e, para encontrar o fio terra para a fiação de fábrica, você precisa fazer algo um pouco diferente.

Com o fio terra, você deseja colocá-lo temporariamente na energia constante no chicote de fiação do rádio de reposição, como na imagem acima, certificando-se de que esteja apertado o suficiente para não escorregar.

Com a extremidade do cabo de mola da luz de teste, você deve prendê-la na extremidade oposta do fio terra que você acabou de colocar na parte de trás da alça do chicote de fios constante.
Procurando um som automotivo?
Os melhores estéreos automotivos - todos os tamanhos
As melhores unidades de cabeça DIN simples
As melhores unidades de cabeça dupla DIN

Agora toque a luz de teste em algum metal nu para testar se ela acende. Se acender quando você tocar em algum metal, você tem uma conexão de aterramento e fez isso corretamente.

Agora você quer fazer isso com seus fios enquanto procura o fio terra. Depois de encontrar um fio que acende, você encontrou o fio terra na fiação de fábrica. Nenhum dos outros fios deve acender, pois não são fios terra.

Agora pegue o fio terra preto que você acabou de prender temporariamente na parte de trás de sua conexão constante e torça-o junto com o aterramento antes de prendê-los.

Etapa 4 - Determinar e crimpar os fios dos alto-falantes correspondentes


Os fios dos alto-falantes nos sistemas de fiação de fábrica podem ser de todas as cores. Portanto, se você não encontrar o manual original, pode pesquisar no Google a marca, o modelo e o ano do seu carro para determinar quais são as cores dos fios.

Se você não encontrar o diagrama de fiação do estéreo do carro no manual ou on-line, poderá testá-lo, mas é um pouco mais complicado do que testar os fios de alimentação.

Para testar os fios do alto-falante, você precisará de uma bateria de 9V e alguns clipes jacaré para conectá-los da bateria aos fios do alto-falante de fábrica.

Para começar, você deve ter um clipe jacaré do positivo da bateria de 9V até o fio positivo do alto-falante que está testando. E tenha o outro clipe apenas no terminal negativo da bateria de 9V por enquanto, mas não o deixe tocar no fio negativo do alto-falante até que esteja pronto para testá-lo.

Você deve remover as grades do alto-falante para poder ver o cone do alto-falante em todos os alto-falantes do carro. Em seguida, observe qual alto-falante aparece e ouça um pequeno som de estalo quando você toca o clipe jacaré negativo no fio do alto-falante negativo.

O alto-falante que aparece quando você o toca, é o fio que você deve torcer e prendê-los da mesma forma que fez com os fios de alimentação.

Por exemplo, digamos que o primeiro fio do alto-falante que você testou foi o frontal esquerdo, você deve torcer e cravar o fio branco (+) em seu chicote de rádio de reposição para o fio positivo que você acabou de testar. Além disso, o fio do alto-falante frontal esquerdo branco e preto (-) deve ser torcido e preso ao fio negativo que você acabou de testar também.

Agora você quer fazer o mesmo com os outros alto-falantes. Portanto, se você tiver uma configuração de 4 alto-falantes, as cores restantes serão cinza e cinza/preto – frente direita; verde e verde/preto – traseiro esquerdo; roxo e preto roxo – traseiro direito.

É importante garantir que você conecte os fios corretos a cada fio correspondente, positivo e negativo também. Se você errar, provavelmente ainda obterá som dos alto-falantes, mas não soará como deveria.

Passo 5 - Hora de testar suas habilidades de fiação estéreo do carro


Então, agora você deve ter crimpado todos os fios correspondentes juntos e deve estar pronto para testar a proeza da fiação do estéreo do seu carro. Lembre-se, se você tiver fios sobressalentes e não utilizados, certifique-se de bloqueá-los para que não interfira em nenhum fio.

Quando tiver terminado tudo e tiver colocado uma fita tesa em torno de cada par de fios, é uma boa ideia enrolar algumas braçadeiras em torno de todos os fios, para mantê-los todos juntos.

Agora que está tudo conectado, teste o novo som do seu carro e certifique-se de que tudo soa bem. Se não estiver funcionando de maneira ideal, verifique os fios do alto-falante, pois provavelmente os confundiu.

Um bom vídeo explicando como conectar um estéreo de carro sem chicote

Como fazer a fiação de um estéreo de carro sem um chicote – diagrama simples de fiação de estéreo de carro


Agora que você sabe como conectar um estéreo de carro sem um chicote, aqui está um diagrama simples de fiação de estéreo de carro e uma explicação de cada cor.

Explicação de cada fio de cor


Preto – um fio terra negativo para o seu veículo. Às vezes, os sistemas de fábrica não têm um fio terra e, se esse for o caso do seu carro, você terá que aterrar o fio preto no chicote de fiação estéreo do carro de reposição.

Amarelo – um fio que consome uma energia constante de 12 volts, da qual dependem coisas como o seu relógio.

Vermelho – um fio de alimentação que é usado como fonte de alimentação comutada. Isso geralmente é chamado de fio de ignição ou acessório e recebe energia somente quando a chave é girada para a posição de acessório. Não quando a ignição está ligada.

Azul – o fio da antena que é usado para alimentar uma antena amplificada ou energizada e é necessário para receber um bom sinal FM/AM no rádio do carro.

Azul/ Branco - Isso geralmente é chamado de fio de ativação remota e é necessário para ligar e desligar automaticamente o amplificador de reposição à medida que você liga e desliga a parte elétrica do carro.

Laranja – Este é o fio de iluminação e é usado para escurecer e iluminar o display estéreo do carro quando você liga e desliga os faróis.

Branco e branco/preto – Alto-falante frontal esquerdo (+) e (-).

Cinza e cinza/preto – Alto-falante frontal direito (+) e (-).

Verde e Verde/Preto – Altifalante traseiro direito (+) e (-).

Roxo e Roxo/Preto – Altifalante traseiro esquerdo (+) e (-).

Como ligar um estéreo de carro sem um chicote


Então, aí está:como conectar um som de carro sem um chicote não é tão simples quanto alguns trabalhos de instalação, mas com um pouco de paciência e conhecimento, qualquer um pode fazê-lo.

Com certeza, não ter um manual de fiação estéreo de carro de fábrica dificulta a vida, mas testar os fios do alto-falante não é tão estranho quanto parece. Você só precisa saber de onde vem o pop do alto-falante e certificar-se de não misturar nenhum fio.

O mesmo pode ser dito para os fios de energia também, mas estes são mais fáceis de determinar qual é qual. Mas, em suma, a fiação de um som de carro sem um chicote é um trabalho que qualquer um pode fazer, desde que você tenha as ferramentas certas de antemão e um pouco de paciência.