Alto-falantes de três vias são comuns em estéreos de alto desempenho. Eles podem melhorar significativamente as faixas de médio e alta frequência e, em alguns casos, até melhorar a resposta dos graves.
Hoje, veremos os dois estilos de alto-falantes de três vias:alto-falantes coaxiais nos quais três alto-falantes são integrados em um alto-falante e alto-falantes componentes que normalmente são três alto-falantes separados e devem ser instalados independentemente. Vamos mergulhar nas diferenças entre uma configuração de três vias coaxial e de componente com mais detalhes.
O que é um alto-falante componente de três vias
Um sistema de alto-falantes de componentes de três vias é um conjunto de alto-falantes especificamente ajustados para trabalhar juntos para cobrir uma determinada faixa de frequências. Na maioria das vezes, no mundo automotivo, você encontrará um woofer com cerca de 6 ½”, um alto-falante de médio alcance entre três e quatro polegadas e um tweeter com cerca de uma polegada. Cada alto-falante é montado individualmente e conectado através de um crossover que direciona frequências específicas para o alto-falante apropriado. Ou, em alguns casos, os alto-falantes também podem ser amplificados independentemente sem um crossover.
Por que um sistema de componentes de três vias é a melhor opção
Os componentes são a escolha certa para audiófilos e pessoas interessadas em sistemas de som competitivos. A razão é simples, dedicando mais alto-falantes a uma faixa mais estreita de frequências, você pode maximizar o desempenho de cada alto-falante e ter uma melhor cobertura de uma gama completa de frequências. Você também pode definir melhor o palco sonoro.
Uma das coisas que os instaladores observam quando estão projetando um sistema para um veículo é a localização e a direção do som proveniente do alto-falante. O objetivo é direcionar as ondas sonoras para uma região que proporcione o melhor ambiente de escuta. Muitos projetos automotivos tendem a colocar alto-falantes de porta baixos no painel da porta, o que resulta em alto-falantes disparando em seus joelhos. Frequências mais altas se tornam mais direcionais, o que significa que os alto-falantes das portas podem fazer um bom trabalho ao adicionar graves, mas você só ouvirá os vocais quando estiver com a cabeça entre os joelhos.
Um sistema de componentes de três vias elimina esse problema, permitindo que os alto-falantes de baixa frequência sejam montados mais abaixo, permitindo que você instale os médios e os tweeters mais altos, onde o pulso direcional da música está mais alinhado com seus ouvidos. Esta é uma das principais razões pelas quais os sistemas de alto-falantes de componentes de três vias são a solução ideal para ouvintes que desejam o melhor em qualidade de áudio.
Usando componentes de três vias para construir o palco sonoro perfeito
Mesmo os melhores alto-falantes do mundo não oferecem qualidade de áudio perfeita, a menos que a instalação considere os ângulos e frequências aplicados aos alto-falantes. É aqui que as técnicas de instalação adequadas entram em ação e como os cruzamentos são usados para obter os resultados desejados.
Dicas para instalar alto-falantes de componentes de três vias
O truque para instalar alto-falantes de componentes de três vias em seu veículo é prestar atenção ao ângulo em que os alto-falantes são montados. Muitos locais de fábrica não são ideais porque os alto-falantes são colocados onde cabem, e não onde soam melhor. Você pode considerar o uso de adaptadores de ângulo e materiais à prova de som atrás dos alto-falantes para direcionar os alto-falantes para o palco sonoro adequado. Além disso, você desejará um amplificador de carro que possa lidar com todo o sistema com canais dedicados para cada alto-falante. A colocação mais comum de médios e tweeters em um sistema de três vias é nos Pilares A do veículo. Normalmente, são pilares A personalizados ou pré-fabricados que colocam direcionalmente o midrange e o tweeter no local ideal.
Os alto-falantes angulares são mais importantes para os médios e tweeters, que são direcionais. As frequências de graves baixas são mais omnidirecionais e é menos importante apontá-las diretamente para a área de audição. Defletores de espuma e "tapetes de boom" de amortecimento de som funcionam bem para reduzir a ressonância e melhorar a qualidade geral do som quando usados com alto-falantes de médio porte.
Crossovers ativos e passivos
Os crossovers vêm em dois designs conhecidos como crossovers ativos e passivos. Os crossovers ativos normalmente são instalados entre sua unidade principal e os amplificadores para evitar que o amplificador desperdice energia produzindo frequências que seus alto-falantes não podem reproduzir.
Os crossovers passivos não requerem energia e são instalados entre o amplificador e o alto-falante para garantir que seus alto-falantes reproduzam apenas as frequências que normalmente fornecem.
Os sistemas de crossover ativos oferecem mais controle para ajustar seu sistema e simplificar a expansão no futuro. Os crossovers passivos são mais fáceis de instalar e configurar e geralmente são mais baratos. Os alto-falantes de três vias podem vir com crossovers ativos ou passivos, no entanto, os passivos são mais usados.
Prós e contras da instalação de um sistema de componentes de três vias
Simplesmente não há melhor maneira de obter um sistema de alto desempenho e alcance total do que emparelhar sistemas de alto-falantes de componentes de três vias com amplificadores e crossovers adequados. O design oferece mais controle sobre a instalação dos alto-falantes e as frequências que eles recebem também.
Um sistema de componentes é mais caro do que um projeto coaxial porque você está comprando três alto-falantes que devem ser usados juntos. A instalação também é mais difícil quando você está instalando em um veículo que originalmente não veio com esse estilo de sistema. Eles também funcionam melhor com um amplificador que alimenta cada canal, o que significa que eles consomem mais tempo para sintonizar.
O que é um alto-falante coaxial de três vias
Um alto-falante coaxial de três vias geralmente é um alto-falante oval (como um alto-falante de 6 × 9 polegadas) com um par de alto-falantes menores fixados ao driver principal. Na maioria das vezes, os médios e os tweeters ficam em um poste no centro do cone do woofer.
Identificando os palestrantes
O alto-falante principal é chamado de woofer e, na maioria dos casos, lida com frequências de até 50 Hz. Os alto-falantes centrais são geralmente um tweeter/mid-range de cúpula macia e um super tweeter de cúpula rígida. Esses dois alto-falantes trabalham juntos para lidar com frequências de até cerca de 20.000 kHz.
O tweeter/mid-range de domo macio permite que o alto-falante lide com frequências de médio alcance de maneira realista, enquanto o tweeter de domo rígido cuida dos níveis superiores da faixa de frequência. Um coaxial de três vias sintonizado corretamente terá uma cobertura suave e linear de sua faixa de frequência nominal.
O Bad Rap sobre alto-falantes coaxiais de três vias
Os alto-falantes coaxiais de três vias geralmente têm uma má reputação pelo som turvo. A reputação geralmente é conquistada por alto-falantes de baixa qualidade que não estão bem sintonizados para corresponder às frequências do woofer aos tweeters e vice-versa. Eles também eliminam um dos principais benefícios de um sistema de três vias:o palco sonoro. Você deve ter algumas coisas em mente ao comprar um alto-falante coaxial para atualizar o som do seu carro.
Qualidade é importante
Como qualquer alto-falante que você está comprando, você deve comprar o alto-falante da mais alta qualidade que esteja dentro do seu orçamento. Isso nem sempre significa que você está preso gastando muito dinheiro, mas também não quer ficar barato porque não ficará feliz com os resultados.
Uma das primeiras coisas a observar é o material do qual o woofer principal é feito. Alto-falantes de alta qualidade geralmente usam um material tecido ou multicamadas, enquanto alto-falantes de baixa qualidade tendem a usar cones de papel prensado. Os materiais do tweeter e do super tweeter também serão importantes. Se o alto-falante de três vias tiver tweeters muito rígidos, o som será metálico. Muito suave e o som ficará turvo e não terá clareza.
Existem algumas instalações que achamos que um coaxial de três vias pode ser uma opção válida. Especificamente, se você estiver instalando alto-falantes em um carro e não quiser ou não puder modificar o veículo para encaixar componentes de três vias. Apenas certifique-se de escolher um produto de alta qualidade de um fabricante em que você possa confiar, como os componentes de três vias Focal ACX-690 que combinam tweeters e super tweeters bem ajustados com um woofer de alta qualidade.
Encerrando
Saber a diferença entre um componente de três vias e uma configuração de alto-falante coaxial de três vias ajudará você a tomar as decisões corretas para sua instalação. Se você está procurando um sistema de alto desempenho e alto rendimento e está preparado para uma instalação personalizada, um componente de três vias é sempre o melhor caminho a percorrer. Temos vários produtos favoritos na categoria de componentes de três vias, incluindo o sistema de alto-falantes de componentes de três vias Focal PS 165 F3E que atinge todos os pontos perfeitos sem custar uma grande quantia de dinheiro.