Adicionar um subwoofer a um sistema de áudio de carro é o melhor custo-benefício em relação a atualizações de desempenho de áudio. Você pode ouvir instantaneamente a diferença, e isso melhora drasticamente o realismo e o prazer do seu sistema. Vejamos como escolher um subwoofer de áudio automotivo para o seu veículo.
Limitações do sistema de áudio de fábrica
Antes de sabermos como escolher um sistema de subwoofer de áudio automotivo para o seu veículo, vamos examinar por que um subwoofer é tão bom melhoria. Em poucas palavras, os sistemas de áudio de fábrica são projetados em torno de um orçamento - monetário e relacionado ao peso. Quando as montadoras começam a olhar para os produtos de áudio para carros, o preço costuma ser sua principal preocupação. As montadoras também trabalham arduamente para reduzir ao máximo o peso do veículo, reduzindo assim o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões ambientais do veículo. Isso significa que o desempenho até mesmo desses chamados sistemas de áudio de fábrica “premium” é medíocre na melhor das hipóteses e normalmente pode ser quantificado como decepcionante.
Os sistemas de áudio de fábrica que incluem um subwoofer geralmente são limitados na quantidade de energia disponível para o sub. Os próprios subs são normalmente pequenos e os cones dos alto-falantes não podem se mover muito para produzir som. Por fim, os gabinetes geralmente são extremamente compactos, limitando ainda mais a reprodução de som de baixa frequência. Essas limitações se combinam para produzir graves que, se parecerem existir, não tocarão muito alto, não tocarão muito profundo e carecem de clareza e definição.
Varejo para o resgate!
Um revendedor especializado em áudio automotivo pode trabalhar com você para projetar um sistema de subwoofer que possa oferecer uma oitava ou duas a mais de baixa frequência resultado. Com a disponibilidade de subwoofers projetados especificamente para caber em pequenos volumes de gabinetes, esses subwoofers podem ser escondidos dentro de compartimentos de armazenamento, dentro de seu pneu sobressalente ou na área dos pés de quase qualquer veículo. Já se foram os dias em que todo o seu espaço de armazenamento tinha que ser sacrificado por ótimos subgraves.
Antes de nos aprofundarmos em como escolher um subwoofer, não deixe o estereótipo de “graves estrondosos” influenciá-lo a adicionar um subwoofer. Assim como todo sistema de home theater inclui um subwoofer para reproduzir com precisão as baixas frequências, a adição de um subwoofer ao seu veículo aumentará a precisão e o realismo. Os subwoofers tornam sua música maior e mais realista, permitindo que você ouça e sinta frequências tão baixas quanto 20 Hz. Um sub também tira a carga da porta menor e dos alto-falantes do painel que não são capazes de produzir graves precisos ou profundos.
Iniciando o processo
Antes de ir ao seu especialista local de áudio automotivo para perguntar sobre um sistema de subwoofer, há algumas coisas que você deve fazer . Quantifique com precisão seus objetivos para o subwoofer – você está procurando “aquecer” o sistema, está tentando soltar seus recheios ou algo entre eles? É importante que você saiba o que quer. Um sistema projetado adequadamente com área de cone de alto-falante adequada e potência soará dramaticamente melhor do que um sistema subdimensionado levado ao limite.
Como em qualquer compra, tenha uma ideia aproximada do seu orçamento com antecedência. Considere que haverá algum custo de instalação e despesas adicionais para fiação do amplificador e integração do veículo.
Por fim, dê uma olhada no seu veículo e considere quanto espaço você deseja dedicar ao sistema de subwoofer. Como mencionado, não precisa ser muito hoje em dia, mas todo subwoofer precisa de um gabinete de tamanho adequado e construído adequadamente.
Audição de subwoofers de áudio automotivo
Ouvir um subwoofer em um veículo é muito útil. O pequeno espaço dentro do veículo aumenta as frequências baixas mais do que uma sala de audição maior. Depois de estabelecer uma referência de como um subwoofer específico em um gabinete específico soa no veículo, você poderá ouvir diferentes opções no showroom para alterações em comparação com essa referência.
Como em qualquer sessão de audição, você vai querer usar músicas com as quais esteja familiarizado, de preferência algo que você já ouviu dezenas, senão centenas, de vezes. No caso de um subwoofer, o desempenho dos alto-falantes que estão tocando com ele pode afetar a percepção de sua qualidade, portanto, escolha algo semelhante ao que você usará. Você vai querer se concentrar em três aspectos do desempenho dos subwoofers:resposta de frequência, quão alto ele tocará e quão preciso ele é.
Em relação à resposta de frequência, você vai querer ouvir o quão alto são as diferentes frequências. Alguns subwoofers produzem muita energia na faixa de 50 a 70 Hz, alguns entre 30 e 50 Hz e alguns tocam bem abaixo de 20 Hz. Você precisa encontrar um equilíbrio que reproduza com precisão sua música e atenda às suas metas de desempenho. Subwoofers de alta qualidade podem ser muito musicais, definindo com precisão nuances sutis entre cada frequência diferente. Um órgão de tubos, piano, harpa, baixo, contrafagote e até mesmo uma tuba, todos tocam no alcance de um subwoofer de áudio de carro comum. De fato, algumas vozes masculinas se estendem até 65 Hz ou menos. Os melhores subwoofers oferecem uma resposta de frequência suave e estendida, mantendo-se firmes e dinâmicos.
Quantificar o quão alto um subwoofer tocará tem muito a ver com o tipo de gabinete em que ele está instalado e quanta energia você tem para acioná-lo. O fator limitante na saída é a área do cone e até onde o cone do alto-falante pode se mover – chamamos isso de excursão. Sem equipamentos de medição precisos, tudo o que você pode fazer é decidir se a combinação de subwoofer, amplificador e gabinete escolhido atende às suas necessidades.
Uma palavra sobre gabinetes de subwoofer de áudio automotivo
Existem quatro maneiras comuns de instalar um subwoofer em um veículo. Se você tiver um porta-malas, você pode fazer com que seu instalador crie um defletor que separe o porta-malas do interior do veículo e instale o subwoofer nesse defletor. Isso é conhecido como instalação de defletores infinitos. Você precisa de um subwoofer projetado especificamente para esse tipo de aplicação.
Mais comum é um gabinete selado, conhecido formalmente como um gabinete de suspensão acústica. Estes são tolerantes em relação aos seus requisitos de volume e podem oferecer uma resposta de frequência muito suave quando combinados com o ganho de saída que a maioria dos veículos oferece.
Talvez o “mais divertido” de todos os gabinetes de subwoofer seja o design portado, conhecido como gabinete bass reflex. Nestes, que são maiores que um gabinete selado, há uma abertura de área e comprimento específicos que usa a onda de retorno (som saindo da parte de trás do cone do subwoofer) para ajudar a reforçar a saída. Você obtém mais saída de graves para o mesmo tamanho de subwoofer.
Finalmente, o mais complexo dos invólucros comumente usados é o projeto passa-banda. Nestes, o gabinete atua para filtrar informações de alta frequência. Esses gabinetes soam melhor quando você tem drivers midbass de ótima qualidade no sistema.
Um artigo inteiro pode ser dedicado aos benefícios de um design de gabinete em relação ao outro, mas seu revendedor de áudio automotivo pode ajudá-lo a escolher o correto para sua aplicação.
Se você está pensando em atualizar o sistema de áudio do seu carro e ainda não possui um subwoofer, visite seu especialista local de áudio do carro imediatamente! Existem gabinetes não muito maiores do que uma caixa de sapato que podem fazer uma diferença dramática na forma como seu sistema soa. Se você quer algo mais significativo, isso é facilmente organizado. Leve sua música favorita e ouça. Adicionar um subwoofer não só faz uma grande melhoria, mas pode ser muito divertido!