Um dos componentes mais críticos em um sistema de entretenimento veicular de alta qualidade é o amplificador de áudio do seu carro. Embora o conceito de aumentar a potência de um sinal de áudio seja simples, pode ser um pouco complexo executar o processo com elegância. O design de amplificadores é tanto uma ciência quanto uma forma de arte. Neste artigo, veremos tudo o que você precisa saber para comprar o amplificador certo para o seu sistema.
Como medimos amplificadores de áudio de carro
Há mais de 100 anos, as pessoas usam amplificadores para receber um pequeno sinal de áudio e aumentar sua potência para que ele possa se mover Um falador. Medimos a capacidade de um amplificador de realizar trabalho em watts. Antes que a indústria tivesse um conjunto de diretrizes de referência para medir a potência do amplificador, veríamos reivindicações ultrajantes de produtos minúsculos. A Consumer Technology Association (anteriormente Consumer Electronics Association) trabalhou com especialistas e fabricantes da indústria para produzir um conjunto de padrões para permitir que a potência produzida por diferentes marcas, marcas e modelos de amplificadores seja comparável. Este padrão é atualmente conhecido como CEA-2006A. Quando você vê o logotipo associado em um produto, pode ter certeza de que as especificações de energia são reais e diretamente comparáveis.
Os recursos ajudam a aumentar o desempenho
Os amplificadores de áudio automotivos modernos estão equipados com muitos recursos diferentes. Estes podem incluir crossovers, circuitos de reforço de graves, controles remotos de nível e equalização. Os cruzamentos permitem que seu instalador limite a faixa de frequências que o amplificador reproduzirá. No caso de um amplificador de subwoofer, podemos enviar todo o espectro de áudio para o amplificador. Com um conjunto de crossover passa-baixa, apenas as frequências abaixo do ponto de crossover serão amplificadas e enviadas ao alto-falante. Um crossover passa-alta faz o oposto, enviando apenas informações de alta frequência da entrada para a saída do amplificador.
Limitar quais frequências passam pelo amplificador permite que os alto-falantes operem dentro da faixa de frequência para a qual foram projetados. Você não deseja que informações de graves sejam enviadas para seus tweeters, nem deseja que informações de médio e alta frequência sejam enviadas para seu subwoofer. Quase todos os amplificadores de áudio do carro incluem crossovers.
Filtros infrassônicos ou subsônicos e controles de reforço de graves são opções de ajuste adicionais que podem ser usadas para ajudar a maximizar o desempenho de um amplificador de subwoofer dedicado. Um controle de nível remoto – algo também encontrado na maioria dos amplificadores de subwoofer é um controle de volume para o amplificador que pode ser montado na frente do veículo. Este controle oferece a opção de ajustar a quantidade de graves na ponta dos dedos.
Auditando um amplificador de áudio de carro
Quantificar o desempenho de um amplificador de áudio de carro pode ser muito difícil. Os alto-falantes conectados ao amplificador são um fator de contribuição infinitamente maior para o som de um sistema. Para ouvir corretamente um amplificador, você precisa compará-lo com outro usando o mesmo conjunto de alto-falantes. Uma placa de exibição em um varejista especializado em áudio de carro é uma ótima maneira de fazer isso. Você deve garantir que o nível de volume de todos os amplificadores seja o mesmo para que a comparação seja válida.
Como o design de um amplificador pode afetar a maneira como ele soa? Sempre há exceções, mas na maioria das vezes, se o amplificador é um projeto Classe AB ou Classe D, pode afetar o desempenho de alta frequência. Os amplificadores de classe AB geralmente são mais detalhados nas frequências mais altas. Alterne para frente e para trás entre amplificadores em uma tela e ouça o toque de um crash ou ride cymbal, ou o de um triângulo. Você quer ouvir clareza e detalhes.
Na extremidade oposta do espectro, o impacto e a definição das informações de frequência mais baixa podem mostrar diferenças no design da fonte de alimentação de um amplificador e na maneira como o amplificador se comporta ao amplificar um sinal complexo. O que você quer ouvir é a “velocidade” percebida do amplificador de áudio do carro. Quando um baterista atinge o aro de um tom com sua baqueta ou a pele do bumbo com o pedal, você quer se assustar. Deve ser muito apertado e controlado. O som deve ser claro e natural.
Uma coisa que você não quer ouvir é calor. Embora isso vá contra o que muitas pessoas percebem como bom, o calor pode ser um sinal de distorção harmônica de ordem uniforme. Os melhores amplificadores não alteram o som; eles apenas tornam o sinal mais alto.
O que é certo para você?
Quando se trata de escolher um amplificador para o seu sistema de entretenimento móvel, o amplificador certo para você é aquele que atende aos requisitos do seu sistema. Um amplificador de quatro canais sempre foi um ótimo ponto de partida para atualizações do sistema. Eles podem ser usados para executar quatro alto-falantes e um subwoofer. Se um amplificador de subwoofer dedicado for adicionado posteriormente, esse amplificador de quatro canais pode fazer um trabalho ainda melhor ao alimentar esses mesmos quatro alto-falantes. Muitos especialistas gostam de usar um amplificador de quatro canais para alimentar um conjunto de tweeters de médio porte e alguma forma de crossover eletrônico para dividir o sinal de áudio entre os dois.
Os amplificadores estão disponíveis com um a oito canais em níveis de potência de 35 watts por canal a quase 20.000 watts. Certifique-se sempre de ter energia suficiente para o seu sistema. Se economizar por mais algumas semanas permitir que você compre um amplificador mais potente em vez de um que seja “apenas o suficiente”, vale a pena esperar.
O mais recente e o melhor
Nos últimos anos, muitas empresas lançaram amplificadores de áudio automotivos que incluem poderosos processadores DSP. Esses processadores de sinal fornecem ao seu instalador mais controle sobre os cruzamentos do sistema e adicionam opções avançadas de equalização e alinhamento de tempo. Nas mãos de um instalador experiente, isso pode adicionar precisão e realismo incríveis a um sistema. Quando ajustados corretamente, eles são a cereja do bolo!
Uma palavra sobre instalação
Embora os amplificadores de áudio do carro pareçam um dos componentes mais fáceis de instalar em um veículo, o desafio de obter um sinal de áudio adequado para esse amplificador de um rádio de fábrica e lidar com os vários desafios de entrega de corrente encontrados nos automóveis de hoje podem dificultar a instalação adequada. Ter um técnico experiente em uma loja de som automotivo para instalar e configurar seu amplificador é altamente recomendado. Em muitos casos, os fabricantes oferecem uma garantia estendida quando seus produtos são instalados por um revendedor autorizado.
Visite o seu revendedor local especializado em áudio para automóveis e leve consigo a sua música favorita. Ouça o máximo de amplificadores diferentes que puder e escolha aquele que atende às necessidades do seu sistema, suas metas de desempenho e seu orçamento.