>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Fio de alimentação:OFC versus CCA


Quando se trata de fiação de alta corrente em um veículo, dois tipos de fio de alimentação trançado estão disponíveis:cobre sólido e cobre -alumínio revestido. Este artigo analisa as diferenças entre cada tipo de fio e explica os desafios de garantir que seu dispositivo de alta corrente receba a energia necessária para fazer o trabalho que você deseja.

Fio de alimentação de áudio automotivo:plano de fundo


Em aplicações móveis, ou em qualquer lugar que um condutor possa ser exposto a movimento ou vibração, recomenda-se usar apenas condutores trançados . Condutores sólidos (como fiação doméstica de fio único) podem oferecer um pouco mais de área de condutor para um determinado diâmetro de fio, mas com o tempo, o fio sólido pode endurecer, tornar-se quebradiço e, eventualmente, quebrar com o movimento repetido de vai-e-vem. Imagine usar fios de cobre sólidos de grande calibre na capa de arame em um batente de porta ou no porta-malas ou na tampa da escotilha. Essa é uma receita para o desastre.

O termo OFC (cobre livre de oxigênio) tornou-se abusivo e é usado como sinônimo de condutores sólidos ou totalmente de cobre. Na realidade, OFC é um tipo de cobre sólido. Quando o cobre fundido é fundido e desenhado em um condutor, o processo para fazer um condutor OFC reduz o teor de oxigênio do fio. Se tudo for feito perfeitamente, o teor de cobre-oxigênio é de cerca de 42 partes por milhão (PPM) versus um cobre convencional com teor de aproximadamente seis vezes esse valor.

Na indústria de eletrônicos móveis, não há como saber se o condutor de cobre sólido que você está comprando é livre de oxigênio ou não, a menos que você possa testemunhar o processo de fundição pessoalmente. Todos na indústria usam “OFC” para um pedaço de fio que não é alumínio revestido de cobre (CCA).

A alternativa são os condutores CCA. Nesses condutores, o núcleo do fio é um cilindro de alumínio e ao redor dele há uma camada de cobre. De lado, parece cobre, mas se você cortar um pedaço e olhar para o final, poderá ver o teor de alumínio cinza.

Existem outras variações. Algumas empresas fabricam fios totalmente de cobre, mas revestem a parte externa de cada fio com uma fina camada de estanho para ajudar a evitar a corrosão.

Fio de alimentação de áudio automotivo:tamanho


Quando se trata de fluxo de eletricidade, ou, mais especificamente, fluxo de elétrons, a coisa mais importante a considerar é o tamanho do fio. Na indústria de eletrônicos móveis, usamos o padrão American Wire Gauge (AWG). Isso define um diâmetro específico para um condutor. Não é um número discutível – o maestro ou atende ao padrão ou não.

Aqui é onde os jogos começam. Existe um segundo termo usado em nossa indústria:medidor. Na indústria de chapas de aço, o medidor é uma ferramenta importante para especificar a espessura do material. No áudio do carro, isso não significa nada. Se você está na indústria há algum tempo, já deve ter visto fios que afirmam ter bitola 0, mas têm uma área de condutor equivalente a 6 AWG. Se um fio é rotulado como calibre 4, infelizmente, você não tem como saber o tamanho dele, a não ser tentar medi-lo.

Cortar um fio e olhar para a área também nem sempre conta a história. Alguns fios estão enrolados com bastante folga. Isso torna o fio muito flexível, mas isso ocorre porque há espaço ao redor dos fios. Você sacrifica a área do condutor de seção transversal efetiva para flexibilidade.

Fio de alimentação de áudio automotivo:materiais


No fio trançado de cobre sólido, idealmente queremos que tudo seja cobre puro. O cobre puro é bastante caro, embora o custo tenha caído nos últimos anos; atualmente está em torno de US$ 2,00 a US$ 2,25 por libra no mercado de commodities. Quando um fabricante quer comprar fio, há muitas opções:contagem de fios, como os fios e os feixes são tecidos, com que firmeza eles são tecidos e assim por diante. Os fabricantes também podem escolher o “tipo” de cobre com o qual fabricam os condutores. Pode ser cobre puro, cobre reciclado ou uma liga de cobre. Novamente, você não tem como saber, a menos que seja testemunha do processo.

Não deixe que as variações no cobre o assustem. Um condutor de cobre sólido sempre supera um condutor CCA. O maior desafio com a fiação CCA de áudio do carro é que ela não especifica e não especificará a proporção de cobre para alumínio. Existem medições exibidas publicamente de diferentes amostras de fio CCA, onde um fio de diâmetro menor supera um fio um pouco maior porque tem menos alumínio e mais cobre. A menos que você meça você mesmo, você simplesmente não sabe.

Por si só, libra por libra, o alumínio tem cerca de 60% mais resistência ao fluxo de eletricidade. Quando falamos de fio CCA, tem um pouco de cobre ali; na maioria dos casos, a diferença diminui para 30 a 40%.

Fio de alimentação de áudio automotivo:o desafio


Quando você olha para a fiação de áudio do carro, não há como saber o que você está obtendo com um kit de amplificador CCA ou um rolo de fio. Alguns fabricantes fazem o fio CCA que funciona quase tão bem quanto o cobre sólido. Na verdade, uma empresa fabrica um CCA superdimensionado que tem menos resistência por metro do que o cobre sólido. A desvantagem é que o fio não se encaixa em muitos conectores ou blocos de terminais. No geral, a menos que você queira medir as propriedades do kit que está comprando, é melhor ficar com o cobre sólido.

Do ponto de vista dos benefícios a longo prazo, o fio de cobre sólido resiste à corrosão muito melhor do que a fiação CCA. In climates where road salt or brine is used in the winter to keep surfaces clear of ice, we have seen instances where unprotected CCA power wires have failed completely in less than two years. Why risk the performance of your audio system, when you can simply choose the solid copper wire?

How do you know if you are getting something good? The Consumer Technology Association (formerly the Consumer Electronics Association) has developed a standard for wiring. It is called CTA-2015 (formerly CEA-2015) specification. It describes the minimum standards for wiring for use in mobile electronics applications. The standards include that the wire must be stranded solid copper, the minimum number of strands for a given AWG wire size, and the area of the wire and its maximum resistance. If you stick to the brands that support the CTA-2015 standard, you should never have any problems.