Se você possui um barco, sabe como é ótimo sair com seus amigos à noite e em finais de semana. Desfrutar de uma boa conversa, boa comida e música incrível é a receita perfeita para diversão e relaxamento. Quando se trata de projetar e instalar um sistema de áudio marítimo em um barco, existem alguns requisitos específicos do produto que ajudarão a garantir que ele dure anos e sempre soe bem. Vejamos alguns.
Danos causados pela água
Imagine o cockpit de um barco de proa ou wakeboard. Se você instalasse um CD player de áudio de carro convencional no painel e o molhasse, ele pararia de funcionar. Talvez não imediatamente, mas todos os componentes internos expostos que não estão protegidos contra a corrosão irão eventualmente falhar. O mesmo vale para os alto-falantes. Os alto-falantes de áudio do carro podem lidar com algumas gotas de água de vez em quando, mas chover ou respingar muito vai acabar com eles.
As unidades de fonte resistentes à água são construídas com painéis de controle que se vedam quando fechados. Eles incluem juntas de borracha para garantir que a água não entre na parte de trás do rádio, e os botões e controles podem resistir a qualquer coisa que a Mãe Natureza jogue em seu caminho. Procure uma classificação de proteção de entrada (IP) de IP66 ou superior. O primeiro número na classificação descreve os recursos de proteção contra poeira e o segundo descreve a proteção contra umidade. Uma classificação IP de 66 significa que está totalmente protegido contra poeira e contra água pulverizada por jatos de alta potência. Especificamente, os jatos de nível 6 pulverizam 100 litros (26,4 galões) de água por minuto a uma pressão de 100 kPA (14,5 psi), a uma distância de 3 metros (9,85 pés) por um total de 3 minutos. Nenhuma água pode entrar no dispositivo durante o teste.
Embora a exposição direta à água seja um problema, a exposição à umidade também é. Felizmente, as empresas que projetam unidades de fonte projetadas para aplicações marítimas revestem suas placas de circuito com um revestimento resistente à água não condutivo. Isto é referido como revestimento isolante. Ele evita que a umidade corroa as conexões dos componentes dentro do rádio.
Um alto-falante marítimo genuíno é projetado da mesma maneira. Esses alto-falantes incluem uma junta de borracha na superfície de montagem para selá-los ao barco. Para um alto-falante coaxial, deve haver uma junta secundária na base do cone do woofer para evitar que a água entre no conjunto do motor do alto-falante. Sem esta vedação, a placa superior e o garfo em T do alto-falante serão corroídos. Alto-falantes marítimos de boa qualidade geralmente incluem canais de drenagem para deixar a água sair por trás da grade e incluem provisões para permitir que a fiação seja presa ao alto-falante. Isso evita que os fios do alto-falante sejam retirados quando objetos como coletes salva-vidas ou varas de pesca estão sendo retirados dos armários de armazenamento.
Exposição UV
O segundo desafio é o sol. Quase todos os barcos ficam do lado de fora no sol quente durante todo o verão. O sol secará plásticos e resinas de fibra de vidro que não são projetadas especificamente para lidar com os raios UV agressivos. Os materiais podem desbotar, ficar amarelos, rachar, tornar-se calcários ou simplesmente dissolver. Os raios UV fazem com que as ligações microscópicas de carbono dentro dos plásticos falhem em nível atômico, causando radicais livres. Uma vez que esses radicais livres (que são moléculas altamente reativas) são expostos ao oxigênio do ar, o material começa a falhar. Os produtos de áudio marítimo de qualidade são feitos de plásticos como Centrex 814 e materiais semelhantes que são projetados para resistir à exposição aos raios UV.
Os fabricantes marítimos geralmente têm procedimentos de teste padrão da indústria específicos, como ASTM D4329. Este teste coloca os produtos em situações de exposição intensa aos raios UV para verificar a estabilidade do material.
Proteção de ignição
O American Boat and Yacht Council (ABYC) tem um conjunto de diretrizes para a instalação de equipamentos elétricos e eletrônicos em barcos. Embora as diretrizes da ABYC sejam escritas para fabricantes de barcos, elas são uma boa prática para quem trabalha em barcos. De interesse para a instalação de produtos de áudio marítimo é a exigência de uso de equipamentos protegidos contra ignição.
Os dispositivos com classificação de proteção de ignição foram projetados para uso em ambientes onde há vapores de combustível, como o compartimento do motor do seu barco. Nestas aplicações, os dispositivos não podem produzir qualquer faísca ou outra forma de ignição de substâncias inflamáveis durante o funcionamento normal. Os fabricantes de produtos compatíveis têm seus produtos testados em uma câmara preenchida com uma mistura inflamável de ar/combustível. O dispositivo é operado e alternado através de suas funções repetidamente para garantir sua segurança. A melhor parte do teste é a conclusão:para confirmar a validade do teste, uma faísca é criada dentro da câmara de teste para acender o combustível. Sim, eles explodem o produto em teste. Eu sei – legal, hein? Dispositivos como controles remotos e dispositivos de proteção contra sobrecarga do circuito (fusíveis, disjuntores, etc.) devem ser protegidos contra ignição. Por que arriscar a alternativa?
Conectividade
Os fabricantes de unidades de fonte marítima se esforçam muito em seus acessórios de unidade de fonte, desde simples controles remotos com fio até unidades com visores LCD coloridos e unidades sem fio. Existem controles remotos infravermelhos e de radiofrequência de mão, controles remotos com recursos e saídas extras para controlar outras funções em seu barco (tampas de escotilha, luzes, etc.) e veja o que está tocando. Esses recursos normalmente não são encontrados em unidades comuns de “áudio automotivo”.
Exposição ao sal
Se o seu barco for operado perto de água salgada, não tenha medo. Os fabricantes de produtos de entretenimento marítimo também testam a confiabilidade em condições extremamente salgadas. Na verdade, a maioria dos fabricantes de produtos de áudio marítimo faz extensos testes térmicos e de névoa salina, juntamente com os testes de UV e entrada de água. Procure o teste de exposição à névoa salina ASTM B117 nos produtos que você está interessado em usar.
Não é nenhum segredo que os produtos de áudio marítimo custam um pouco mais do que produtos de áudio automotivo semelhantes. Você está fazendo um investimento em sua confiabilidade. A última coisa que você quer é sair no primeiro dia de um fim de semana prolongado e seu sistema não funcionar. Com produtos de áudio marítimo de qualidade a bordo e uma instalação profissional, você sempre se divertirá.