Quando se trata de comprar subwoofers, muitas pessoas têm dúvidas ou fazem suposições sobre os benefícios e desvantagens da bobina de voz única e versões de bobina de voz dupla. Compreender as diferenças entre eles requer uma compreensão ligeiramente aprimorada de como um amplificador funciona. Cobrimos os dois tópicos neste artigo.
Como funciona um amplificador
Um amplificador é um dispositivo simples que recebe um sinal de áudio (do seu rádio, por exemplo) e aumenta a voltagem. É isso.
Você pode (logicamente) estar se perguntando:“Por que o chamamos de amplificador de potência?” Obtemos um aumento de potência porque os alto-falantes que conectamos às saídas do amplificador têm uma baixa impedância. No áudio do carro, normalmente vemos cargas entre 1 e 4 ohms. Essa baixa impedância, combinada com o aumento da tensão do sinal de áudio no amplificador, faz com que quantidades relativamente grandes de corrente fluam através da bobina de voz do alto-falante. Esse fluxo de corrente causa um campo magnético e, posteriormente, a bobina de voz se move para perto ou para longe do campo magnético criado pelo ímã estacionário no alto-falante.
(OK, talvez isso não tenha ficado tão simples quanto planejado originalmente.)
A carga do amplificador determina a potência do amplificador
Vamos usar um exemplo de um amplificador que tem uma tensão de saída de pico de 20 V. Não precisamos nos preocupar com o fato de que este é um sinal de corrente alternada - examinaremos isso em um único ponto no tempo. Com 20 V aplicados à nossa bobina de voz, digamos que temos uma impedância de 4 ohms nesta bobina. A lei de Ohm afirma que um potencial de 20 volts aplicado em uma resistência de 4 ohms resultará em 5 amperes de corrente para fluir. Usando a equação P (Potência) =Tensão x Corrente, obtemos 20 x 5, ou 100 watts de potência. Se alterarmos a impedância da carga para 2 ohms, dobramos a corrente para 10 amperes, para um nível de potência resultante de 200 watts.
Se você observar as especificações de um amplificador, especialmente um amplificador de subwoofer, verá classificações de potência em diferentes impedâncias de carga. Na maioria dos casos, a menos que a tensão da fonte de alimentação no amplificador seja ajustável, os amplificadores produzirão mais potência à medida que a impedância da carga diminui.
E essas inscrições?
Decidir quais subwoofers comprar depende do amplificador que você está usando e do número de subwoofers que você vai usar. Você deseja escolher uma combinação de subwoofers que permitirá conectar as bobinas de voz a uma impedância que permitirá que o amplificador produza a potência desejada. Vejamos vários exemplos.
Exemplo 1
Temos a opção de dois subwoofers fictícios diferentes, cada um classificado para 750 watts de potência contínua. Um subwoofer tem uma única bobina de voz de 4 ohms. O outro subwoofer tem bobinas duplas de 4 ohms.
O subwoofer de bobina dupla pode ter suas bobinas conectadas em série para produzir uma carga de 8 ohm, ou em paralelo para produzir uma carga de 2 ohm. Para completar este exemplo fictício, temos um amplificador que produzirá 400 watts em uma carga de 4 ohms e 700 watts em uma carga de 2 ohms. Temos um carro pequeno e queremos usar um único subwoofer de 12 polegadas em um grande gabinete ventilado para obter o máximo de saída de baixa frequência. Qual sub devemos usar?
Se usarmos o subwoofer de bobina de voz única, o amplificador não produzirá potência total na carga de 4 ohms. Devemos usar o subwoofer de bobina dupla e conectar as bobinas de voz em paralelo para apresentar o amplificador com uma carga de 2 ohms.
Exemplo 2
Neste exemplo, temos o mesmo equipamento eletrônico, mas o veículo é um SUV grande. Há muito
muito de espaço para subwoofers, e o proprietário quer listar reggae, em voz alta. O proprietário ouviu o sistema de um amigo e descobriu que um par de subs corresponde perfeitamente às suas preferências de audição. Quais subs devemos usar?
Se usarmos os subs de bobina dupla, temos três opções para conectar as quatro bobinas de voz (duas em cada sub). Poderíamos ligar todas as bobinas em paralelo. A fiação paralela apresentará o amplificador com uma carga de 1 ohm. Muito provavelmente, o amplificador entrará em proteção porque a carga é muito baixa. Poderíamos conectar todas as bobinas em série para apresentar o amplificador com uma carga de 16 ohms – mas isso não vai acontecer. Poderíamos conectar as bobinas de voz em cada subwoofer em série e, em seguida, colocar em paralelo o par de subwoofers para obter uma carga de 4 ohms. Uma carga de 4 ohms não é ideal.
Se usarmos um par de subwoofers de bobina de voz única, no entanto, e conectarmos os subs em paralelo, obteremos uma carga de 2 ohms. Amplificador feliz e cliente feliz!
Escolha e fiação de subwoofers
- Você pode usar quantos subwoofers quiser em um único amplificador.
- Você deve usar todas as bobinas de voz em cada sub. Se você precisar de uma carga de 4 ohms, mas tiver um sub duplo de 4 ohms, usar apenas uma bobina causará problemas. Problemas ruins.
- Conecte todos os subwoofers que você escolher para que a corrente que passa por cada subwoofer seja a mesma. Na maioria dos casos, isso significa usar pares de subs. No passado, várias empresas ofereciam subs de bobina de voz dupla de 6 ohms que podiam ser conectados em grupos de três para apresentar amplificadores com impedâncias de carga padrão de 1 ou 4 ohms.
Não conecte um subs de bobina dupla em série e outro em paralelo antes de conectar os subs juntos em paralelo. Você obterá mais corrente através do subwoofer de baixa impedância (paralelo). Esse desequilíbrio prejudicará o desempenho do gabinete e causará estragos na confiabilidade e na qualidade do seu sistema. Isso não está relacionado à fiação de vários subwoofers, mas:Não misture e combine diferentes subwoofers. Cada um tem seus requisitos de gabinete e características de resposta. Não há como garantir que a saída de dois subwoofers diferentes seja somada positivamente em todas as frequências.
Então, qual configuração de bobina de voz é melhor?
A resposta para a pergunta “o que é melhor” não é nenhum dos dois. Os subwoofers SVC e DVC são simplesmente duas opções diferentes ao comprar. Eles são análogos a um fabricante de pneus que oferece pneus de tamanhos diferentes para veículos diferentes – há uma aplicação para cada um.
Adicionar um sistema de subwoofer deve ser uma das primeiras coisas que você faz para atualizar um sistema de áudio de fábrica. Quando estiver pronto para dar o salto para o realismo, o impacto e a dinâmica que um grande subwoofer pode adicionar, visite o seu revendedor especializado em áudio automotivo local. Eles ficarão felizes em trabalhar com você para projetar um sistema que atenda às suas expectativas de desempenho.