>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Atualizações de iluminação veicular oferecem muitas opções


Quando se trata de dirigir no escuro, a qualidade e a quantidade de iluminação que você tem são fundamentais para sua segurança, e o segurança de quem está ao seu redor. Nos últimos anos, as montadoras começaram a colocar um esforço significativo em seus sistemas de iluminação. Desde os dias da iluminação incandescente até as atualizações com gases halogênios, descarga de alta intensidade (HID), diodos emissores de luz (LEDs) e – mais recentemente – lasers, a iluminação percorreu um longo caminho. O mercado de reposição também está evoluindo rapidamente, então vejamos algumas das opções que podem tornar sua viagem noturna mais segura.

Opções de fonte de luz


As opções de substituição dos faróis de fábrica são as atualizações mais populares disponíveis. Existem três opções básicas:incandescente, LED e HID. As lâmpadas incandescentes usam um filamento de alta temperatura que brilha em brasa quando a corrente passa por ele. Os avanços nos materiais e a seleção dos gases utilizados na construção da lâmpada melhoraram a eficiência e a longevidade, além de aumentar a emissão de luz. Alguns anos atrás, as lâmpadas incandescentes coloridas eram populares – elas davam a aparência branca/azul dos kits HID caros. No entanto, sempre que você coloca algo entre a fonte de luz e o que está tentando iluminar, diminui a saída de luz. Legal? Sim. Brilhante? Não muito.

A última moda são as luzes LED. Veículos como o Toyota Corolla, Acura MDX e o novo Honda Civic estão disponíveis com faróis de LED. Essas fontes de luz são muito brilhantes. Eles produzem saída total muito rapidamente quando ligados. No mercado de reposição, as lâmpadas de farol de substituição de LED estão se tornando cada vez mais populares. A qualidade dos LEDs disponíveis está aumentando em conjunto com a demanda. No entanto, a saída de luz (medida em lúmens) ainda está um pouco atrás das lâmpadas HID. As luzes LED geralmente custam mais, porque não são produzidas tantas – uma questão de oferta e demanda. As luzes LED também requerem refrigeração externa. Dissipadores de calor de alumínio, abas de metal trançado e ventiladores são soluções comuns para ajudar a dissipar o calor gerado pelos LEDs. Isso pode representar desafios em relação à instalação e ao espaço disponível.

O Lincoln Mark VIII de 1996 é creditado como sendo o primeiro veículo de produção com faróis HID. Este sistema funciona aumentando a tensão do sistema elétrico do veículo de 12V até cerca de 100 volts. Essa voltagem vai para um par de eletrodos em uma câmara cheia de gás. Uma faísca constante entre os dois eletrodos é o que produz a luz. No entanto, são necessários cerca de 25.000 volts para que as luzes comecem a funcionar. É por isso que você obtém um flash pequeno e brilhante quando liga um sistema HID pela primeira vez. As luzes HID estão entre as mais brilhantes do mercado. A cor da luz que produzem é mais próxima da luz solar, com mais conteúdo azul do que com as lâmpadas incandescentes.

Cor clara


Devemos falar sobre a cor da luz, ou mais precisamente, a temperatura da luz é classificada na escala Kelvin. Números mais baixos, em torno de 3.500-4.500 K têm conteúdo amarelo e laranja significativo e são semelhantes às lâmpadas incandescentes. Subindo na escala, 4.500–6.000 K é mais azul e mais próximo da luz solar. Dito isto, à medida que o teor de azul aumenta, também aumenta a propensão à fadiga ocular – a luz azul pode ser cansativa de se olhar. Você não quer ir muito alto para o uso diário. As lâmpadas classificadas em 6.000–10.000 K são apenas para fins de aparência. A luz torna-se mais púrpura em direção ao limite superior do espectro. Estes são bons para um show car, mas não são práticos ou seguros para uso diário.

Intensidade da luz


Muitas pessoas acreditam que existe uma correlação direta entre a temperatura da cor e a saída de luz. Isso depende, é claro, do fabricante da lâmpada. O pensamento é que temperaturas mais baixas produzem mais saída de luz. Em última análise, a quantidade de luz produzida determinará a quantidade e a distância que você pode ver.

A saída de luz é medida em lúmens. Mais lúmens significa mais brilho, o que, para um determinado padrão de feixe, significa que a estrada ficará melhor iluminada.

Padrão de feixe


Ao atualizar seus faróis, é extremamente importante que você esteja ciente do padrão de feixe resultante. A luz emitida pela frente do seu veículo está em um padrão específico – não redonda como uma lanterna. O feixe tem uma linha plana através dele, ligeiramente abaixo da horizontal. Isso permite que a luz ilumine a estrada sem cegar os motoristas que se aproximam. A luz também deve ser mais brilhante perto da borda desse corte, colocando mais luz na estrada do que na frente do veículo. Muita luz em primeiro plano fará com que suas pupilas se fechem ligeiramente, reduzindo a distância que você pode ver na estrada.

Da mesma forma – e esta é uma ótima dica para dirigir à noite – o brilho do interior do veículo pode ter o mesmo efeito. Mantenha a iluminação do painel e do rádio o mais fraca possível. Isso pode ajudá-lo a ver mais adiante.

Se as novas lâmpadas que você instalar mudarem o padrão do feixe, remova-as. Eles não são compatíveis com seus faróis e cegarão os motoristas que se aproximam. Isso é extremamente perigoso e pode causar acidentes.

Estilos de farol


Existem dois tipos de conjuntos de faróis de fábrica em uso hoje:estilo refletor e estilo projetor.

Os projetores são bastante fáceis de reconhecer – eles têm lentes redondas pequenas de 2 a 3”. Os refletores têm uma tigela grande, moldada e com acabamento espelhado atrás da luz. Embora um não seja necessariamente melhor que o outro, você precisa saber qual você tem quando for comprar atualizações. Os kits HID de pós-venda normalmente não funcionam corretamente em conjuntos de faróis estilo refletor. O padrão do feixe fica descontrolado, apontando a luz para os olhos dos motoristas que se aproximam. Em muitos casos, dependendo do design específico do kit escolhido, você pode use uma atualização de LED nessas aplicações.

Em sistemas estilo projetor, a forma do refletor interno é projetada para funcionar com lâmpadas incandescentes ou HID. A posição e a forma da fonte de luz diferem entre esses dois tipos de lâmpadas. Muitas vezes, você pode colocar kits de lâmpadas HID em um projetor projetado para lâmpadas incandescentes sem nenhum efeito prejudicial, mas eles podem não ser tão brilhantes ou focados quanto uma lâmpada HID em um projetor projetado especificamente para essa aplicação.

Reajustes


Se você estiver procurando a melhor atualização de iluminação, entre em contato com seu especialista local em eletrônica móvel sobre um retrofit. Um retrofit envolve remover os faróis do veículo, desmontá-los e instalar novos projetores com lâmpadas e reatores de qualidade OEM. A maioria dessas soluções usa o que é conhecido como projetor bi-xenônio. Esses conjuntos de projetores possuem obturadores motorizados que se movem para produzir um padrão de luz de “farol alto”. A saída desses sistemas está entre as melhores que existem – padrão de feixe perfeito, excelente corte e ótima saída de luz. Alguns faróis são mais fáceis de trabalhar do que outros, portanto, entre em contato com um especialista local para obter detalhes sobre suas luzes.

Você também pode fazer algumas mudanças cosméticas enquanto as luzes estão separadas. A instalação de anéis de halo de LED e a pintura de alguns dos componentes internos podem ter um efeito dramático na aparência do veículo.

Fiação


Quando você deseja trocar os faróis, a fiação geralmente está envolvida. Muitos veículos novos têm sistemas para detectar quando uma lâmpada está queimada. Eles também podem modular a tensão para circuitos de iluminação de máximos para operá-los como luzes diurnas.

Quando se trata de fiação, ninguém é melhor do que o revendedor especializado em áudio automotivo local. Trabalhe com eles para garantir que sua nova fiação de luz possa fornecer corrente suficiente e operar da maneira que deveria. Relés, capacitores e resistores de carga podem ser necessários para alcançar os resultados desejados. Nunca economize na fiação – isso afeta a confiabilidade das luzes que você instala e sua segurança está em risco.

Uma palavra de cautela sobre atualizações de iluminação de veículos


Queremos lembrá-lo de que seus faróis são uma ferramenta. Não são brinquedos, e o seu desempenho e fiabilidade são da maior importância para a sua segurança e a segurança das pessoas com quem partilha a estrada. As atualizações de iluminação são uma ótima maneira de melhorar sua segurança à noite. Passe pelo seu especialista local em eletrônica móvel e discuta suas opções.