De acordo com uma pesquisa da AAA, o americano médio dirige por cerca de 45 minutos por dia. Se você comparar esse tempo com um dia de trabalho de oito horas, isso representa 10% do seu dia de trabalho, além das horas em que você está na sua mesa. Desta vez não é um número insignificante. Se o seu trabalho envolve estar na estrada, o tempo passado ao volante pode representar metade do seu dia. Ser produtivo em seu veículo não é apenas conveniente, mas, em alguns casos, obrigatório para concluir todo o trabalho que você precisa em um dia. A integração moderna de smartphones vem em socorro com o Apple CarPlay.
Histórico do Apple CarPlay
A Apple reconheceu a necessidade de dar às pessoas a capacidade de usar seus telefones de forma segura enquanto dirigem em 2010. O recurso foi chamado de iPod Out. A BMW anunciou que incluiria o iPod Out na WWDC daquele ano. O conceito era que a BMW forneceria uma maneira de seus veículos 'hospedar' aplicativos específicos. As informações seriam exibidas na tela de fábrica ao fornecer informações sobre o pressionamento do botão e a rotação do botão de volta ao rádio.
A próxima evolução foi a introdução do Siri Eyes Free em alguns modelos Honda Accord e Acura RDX e ILX em 2013. Siri Eyes Free é uma forma de usar a função de reconhecimento de voz Siri que a Apple introduziu com o iOS 5 e o iPhone 4S em outubro de 2011. A Apple comercializou a Siri como assistente pessoal. Ele permite que você converse com seu dispositivo Apple para fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, definir lembretes e escolher a música que deseja ouvir. Usar o Siri Eyes Free é simples:pressione e segure um botão no rádio do carro, aguarde o tom e depois fale.
A Siri ouvirá o que você disse, converterá isso em um comando e o executará, tudo sem que você precise tirar os olhos da estrada.
Entre o momento em que a Apple anunciou o iPod Out e o Geneva Motor Show em março de 2014, a Apple estava trabalhando na próxima geração de integração automotiva sob o codinome Stark. No Salão Automóvel de Genebra, eles anunciaram o 'iOS in the Car'. Mais tarde naquele ano, a Ferrari apresentou o novo modelo FF com uma versão totalmente funcional do Apple CarPlay. Alguns meses depois, a Hyundai anunciou que o Sonata também apresentaria CarPlay. A maioria dos fabricantes de automóveis tem o CarPlay disponível em seus veículos de nível médio a alto agora.
Visão geral da interface do Apple CarPlay
O marketing atual da Apple apresenta o CarPlay como "O melhor copiloto". O conjunto básico de recursos do CarPlay inclui fazer e receber chamadas telefônicas, escolher a música que deseja ouvir, obter instruções de navegação e enviar e receber mensagens de texto.
A Apple trabalhou duro para garantir que as funções acima sejam utilizáveis sem distrações desnecessárias. Assim que você conectar seu telefone à porta USB do seu rádio, o CarPlay será iniciado automaticamente.
O CarPlay não exibe mensagens de texto recebidas na tela do rádio. As mensagens são lidas em voz alta para evitar que os usuários olhem para o traço. No entanto, não há opções apresentadas ao solicitar ao Apple Maps para planejar uma rota de navegação.
Selecionar a música para tocar é tão fácil quanto solicitar o título da faixa, o artista ou até mesmo o gênero de música que você deseja ouvir. O CarPlay começará a reproduzir o que você quiser imediatamente. A Apple também incluiu suporte para Apple Music - um serviço de streaming desenvolvido pelo iTunes. O CarPlay também suporta Apple Podcast e Audiobooks. Você pode selecionar o episódio que deseja ouvir através da interface da tela sensível ao toque e, em seguida, reproduzir, pausar ou pular 15 segundos para frente ou para trás. O Apple CarPlay oferece suporte para vários aplicativos de terceiros, incluindo Pandora, Spotify, iHeartRadio, Audible e MLB At Bat.
A Apple divulgou informações aos desenvolvedores de aplicativos para permitir a criação de mais aplicativos de terceiros. Você verá mais e mais aplicativos de terceiros adicionados à interface do CarPlay com o passar do tempo. A Apple, é claro, será seletiva em seu processo de aprovação, portanto, não espere ver aplicativos de navegação concorrentes em breve.
O futuro do Apple CarPlay
Unveiled by BMW in October of 2016, future iterations of CarPlay will function wirelessly. The 2017 BMW 5-Series sedans, when used with an iPhone 6 or newer, will allow users to use CarPlay without the need to plug in the Lightning connector. Wireless CarPlay communicates over a Bluetooth data connection.
Apple is tight-lipped about future functionality of CarPlay. There have been rumours about vehicle function control like remote door lock control, remote starting and trunk release, but so far nothing is set in stone. Another rumored feature is the ability of your phone to remember where you parked your car once you have arrived at your destination.
Apple has led the industry with safe and convenient integration of your smartphone to your vehicle. The future of ‘connected cars’ promises to allow us to share information and offer better communication while remaining safe. If you are interested in adding CarPlay to your vehicle, visit your local mobile electronics specialist retailer. They can show you what options are available for your vehicle.