Instalar um sistema de áudio móvel envolve muito mais do que apenas conectar alguns fios e apertar alguns parafusos. Quase todos os fabricantes de veículos perceberam que uma certa quantidade de ajustes no sistema de áudio melhorará drasticamente a experiência de seus clientes. Quando você decidir que é hora de atualizar seu sistema de áudio de fábrica, precisamos levar em consideração qualquer ajuste que possa ter sido feito pela fábrica. Não é fácil, mas ao mesmo tempo, não é impossível. Este artigo fornece uma breve visão do que está envolvido na conexão de um novo amplificador e alto-falantes à sua unidade ou amplificador de origem de fábrica, ou como é chamado, integração OEM.
Não é plano
Não, não estamos falando da Terra. Um dos primeiros passos ao projetar uma atualização de sistema de áudio premium é medir o sinal elétrico que está sendo enviado para cada um dos alto-falantes. Por quê? Como mencionamos, cada vez mais unidades e amplificadores de origem de fábrica incluem processamento de sinal avançado. Mesmo alguns dos sistemas de áudio mais básicos com apenas quatro alto-falantes têm equalização personalizada para cada alto-falante. Uma vez que nossos instaladores sabem com o que estão lidando, eles usam essas informações para projetar seu novo sistema.
O processo de medição do sinal deve ser feito antes do projeto do sistema. Se o sinal for plano (sem equalização), o projeto do sistema pode tomar uma direção diferente de quando o sinal é equalizado. A compensação da equalização de fábrica requer que algum tipo de equalizador seja instalado no novo sistema. De qualquer forma, temos que reservar tempo para medir a resposta acústica do novo sistema e fazer os ajustes apropriados.
Pense neste processo como se o seu instalador fosse um cirurgião se preparando para resolver um problema médico para você. O cirurgião solicitará raios-x, exames e muitos testes muito antes de você estar na mesa de operação. Ninguém quer começar a trabalhar em um projeto sem saber com o que está lidando. Os sistemas de áudio automotivos modernos não são diferentes.
Frente e Centro
Os fabricantes de automóveis se esforçam para deixar todos os seus clientes satisfeitos – dentro de um determinado orçamento. Esse objetivo inclui fornecer uma experiência de áudio agradável para todos no veículo. Muitos sistemas de áudio de fábrica de nível médio e alto usam um canal central para ajudar a criar uma experiência de audição agradável para ambos os ocupantes dos bancos dianteiros. Configurado corretamente, um canal central pode ajudar a criar um palco sonoro realista de ambas as posições. Confie em nós quando dizemos que algumas das pessoas que sintonizam esses sistemas de áudio de fábrica têm muito
muito de experiência fazendo o que fazem.
Quando queremos atualizar o sistema de áudio em um veículo com canal central, temos que fazer engenharia reversa de como esse alto-falante está funcionando. É um sinal mono que é a soma dos sinais esquerdo e direito? É um sinal up-mixed que reproduz sons que não são reproduzidos pelos alto-falantes esquerdo e direito? Também pode ser um pouco dos dois. Seu instalador terá que fazer alguns testes para decidir o que está acontecendo e como lidar com isso.
Desfazemos ou Up-do?
Se você tiver um veículo com um canal central genuíno, uma das melhores maneiras de atualizar o sistema de áudio é para deixar o processamento em paz e adicionar melhores alto-falantes, amplificadores e processamento de sinal. Com esse método, podemos criar um sistema de som que soa incrível tanto no banco do motorista quanto no do passageiro.
O conceito básico é pegar os sinais da esquerda, do centro e da direita; recombinar qualquer filtragem de frequência; em seguida, envie esses três sinais para os alto-falantes que você escolher para cada lado do veículo e para o novo canal central. Muitas vezes, o novo sistema será um alto-falante de três vias nas portas e talvez nos pilares A, e um sistema de duas vias no centro. Certamente usaremos um processador de sinal digital e/ou um processador de integração para filtrar e ajustar o sinal para o novo sistema.
Como desfazemos o que eles fazem
Vários processadores no mercado podem somar canais filtrados e desfazer equalização de fábrica e alinhamento de tempo. Alguns desses processadores requerem ajustes manuais e alguns funcionam automaticamente com uma trilha de configuração personalizada. Depois de usar um desses processadores para fornecer um sinal de largura de banda total, podemos usar o processamento de sinal digital para configurar o novo sistema e compensar a acústica do veículo. Assim como o fabricante do veículo optou por equalizar o sinal que vai para cada alto-falante, precisamos fazer isso para maximizar o desempenho do seu novo sistema.
E se não desfazermos o que eles fizeram?
Imagine um cenário simples:você tem um carro, talvez um Nissan Altima. Até mesmo o sistema de áudio do modelo básico tem equalização neste veículo. A equalização é baseada no alto-falante que está sendo usado, localização do alto-falante e efeitos acústicos do veículo no sinal desse alto-falante em relação à posição de audição. Se mudarmos o alto-falante para um melhor, a equalização de fábrica pode - e provavelmente funcionará - contra nós. Esse novo alto-falante pode soar pior do que o alto-falante barato de fábrica. Afinal, o fabricante tentou fazer o que provavelmente era um alto-falante de baixa qualidade soar bem.
Confie em seus especialistas locais em integração OEM
Quando chegar a hora de atualizar o sistema de áudio em um veículo relativamente novo, certifique-se de estar trabalhando com um revendedor de eletrônicos móveis que saiba avaliar adequadamente o sistema de áudio existente. Se você estiver alterando a unidade de origem, não é grande coisa. Mas se você estiver usando o rádio e/ou amplificador de fábrica, o teste adequado é crucial. Não se assuste nem desanime. Um revendedor bem treinado pode transformar qualquer sistema de áudio em algo realmente incrível! Entre e veja o que eles podem fazer por você.
Este artigo foi escrito e produzido pela equipe em www.BestCarAudio.com. A reprodução ou uso de qualquer tipo é proibido sem a permissão expressa por escrito da 1sixty8 media.