A imagem estereotipada de uma perua “Woody” com uma prancha de surfe no teto está faltando um elemento criticamente importante para torná-la parte do dia perfeito na praia:um sistema de áudio. Na década de 1960, a cena de áudio de carros de reposição era fraca. Comparado com agora, não havia opções para unidades de fonte, alto-falantes ou amplificadores e certamente ninguém tinha um subwoofer. Tudo isso mudou. Hoje, as atualizações de áudio do carro de reposição podem transformar seu motorista ou carro de projeto diário em algo impressionante. Vamos pensar em nossa imagem mental de um vagão Chevy Woody dos anos 60, mas atualize-o com alto-falantes modernos, amplificadores e – é claro – uma nova unidade de fonte. Este artigo discute algumas das opções de unidade de origem disponíveis para pessoas que estão restaurando um carro clássico, construindo um hot rod ou fazendo qualquer outra coisa.
Conveniência e desempenho modernos
Se você está construindo uma vara de rua ou está disposto a tomar algumas liberdades com a aparência do seu traço, corte uma abertura para um rádio single-DIN ou fazer um console para um rádio duplo-DIN oferece a você uma excelente oportunidade de ter todos os recursos e tecnologias mais recentes na ponta dos dedos.
A chamada mãos-livres Bluetooth é essencial para a sua segurança quando está na estrada. O streaming de áudio permitirá que você reproduza músicas do seu smartphone ou de um serviço de streaming sem fio para o seu rádio. A reprodução de arquivos de mídia digital oferece uma maneira de acessar suas coleções de música MP3 modernas. Por fim, os sistemas de navegação podem ajudá-lo a chegar onde você deseja de forma rápida e segura.
Muitos rádios modernos têm a capacidade de alterar a cor dos controles e da tela. Você pode combinar a cor do seu rádio com um conjunto de lâmpadas incandescentes nos medidores de um roadster dos anos 30 ou com o brilho azul de um conjunto de novos medidores digitais. Algumas pessoas ajustam o rádio para combinar com a cor do carro.
Desempenho Contemporâneo e Estilo Clássico
Vários fabricantes produzem rádios modernos com sistemas tradicionais de montagem de eixo duplo. Esses rádios incluem recursos como portas USB para sua coleção de mídia digital ou seu Apple iPod ou iPhone. As funções de transmissão de áudio Bluetooth e chamadas mãos-livres são padrão em muitos modelos, e a conectividade de rádio via satélite SiriusXM permitirá que você desfrute de programação específica de gênero de costa a costa.
Esses rádios apresentam um estilo vintage com telas LCD e LED simples, onde o antigo sintonizador analógico costumava estar. Botões multifuncionais em ambos os lados da tela principal controlam as funções de volume, sintonia e seleção de fonte. Esses rádios incluem entre 18 e 25 watts de potência do amplificador embutido e têm saídas de pré-amplificador para adicionar amplificadores externos.
A conectividade com os dispositivos mais recentes pode não ser tão atualizada quanto com um rádio de reposição moderno, mas esses rádios antigos podem se esconder bem no seu painel.
A solução de rádio oculta
Se você está trabalhando duro para manter o interior do seu veículo com aparência original, então sua melhor aposta é não exibir um rádio novo em tudo. Algumas pessoas montam um rádio de reposição no porta-luvas ou sob o banco da frente. Esses rádios ainda são acessíveis enquanto você dirige, mas não com tanta facilidade.
Por vários anos, o bilhete quente foi instalar um rádio marítimo no porta-malas ou em um compartimento de armazenamento. O driver teria acesso a um controle remoto com fio para alterar o volume ou a fonte. Esses controles remotos marítimos geralmente incluem pequenos displays para que você saiba qual estação ou trilha você está curtindo.
As soluções remotas modernas para unidades de fonte marítima incluem controles remotos IR e RF, bem como controles remotos para iPod ou iPhone que usam WiFi para comunicação. Você pode usar seu rádio com bastante facilidade sem poder vê-lo.
Soluções de controle remoto personalizadas
Um “truque” que as pessoas geralmente esquecem é usar uma interface de controle de áudio no volante OEM com um conjunto de interruptores personalizados para controlar o rádio. Seu instalador pode programar um conjunto de chaves com valores únicos de resistor para executar quase qualquer função que você desejar. Um interruptor oscilante de vidro elétrico de quatro vias sobressalente faz um ótimo controle de seleção de volume e faixa. Você pode usar os interruptores dos vidros elétricos e da trava elétrica em uma porta para executar funções semelhantes. As opções para controles remotos personalizados são quase infinitas.
“Rádio? Não precisamos de rádio fedorento!”
O smartphone moderno começou a substituir completamente os rádios em alguns projetos. Ser capaz de transmitir estações de rádio pela Internet ou usar serviços como Pandora ou iHeartRadio torna seu celular e sua conexão sem fio Bluetooth a única fonte que você pode precisar.
Nas aplicações mais básicas, seu instalador pode conectar um receptor Bluetooth autônomo a um pequeno amplificador e novos alto-falantes. O controle de volume em seu smartphone servirá como controle de volume principal para o sistema de som. O sistema será ligado assim que você se conectar ao módulo Bluetooth e iniciar a transmissão de áudio.
Se você procura um sistema com melhor som, talvez queira procurar um processador de sinal com um módulo de streaming Bluetooth opcional. Vários processadores de sinal digital (DSPs) no mercado podem transmitir áudio de alta qualidade diretamente sem a necessidade de uma unidade de origem. As funções de processamento de áudio do DSP permitirão que seu instalador maximize o desempenho de cada alto-falante em seu sistema e crie uma experiência sonora incrível.
Compre localmente para suas opções de unidade de origem
Antes de se aprofundar demais em sua restauração ou construção de projeto, entre em contato com seu revendedor local de aprimoramentos móveis hoje para discutir opções de unidades de origem adequadas para seu veículo. Eles poderão explicar os benefícios de cada sistema e fornecer todas as informações que a oficina de restauração com a qual você está trabalhando precisará para concretizar o conceito. Não importa qual opção de unidade de fonte você escolher, ter ótimos alto-falantes e amplificadores em seu carro clássico ou hot rod tornará o cruzeiro muito mais agradável.