Desde o final dos anos 80, a indústria de áudio automotivo experimentou níveis incríveis de crescimento. Novas tecnologias e recursos expandiram nossas oportunidades para aumentar a qualidade do som e aprimorar o entretenimento. O que não mudou são os principais blocos de construção de como os sistemas de som são projetados.
Todo sistema começa com uma fonte. Chamamos isso de unidade principal, unidade de origem ou rádio. Em mais de 99,9% dos veículos, a unidade de origem inclui um receptor AM/FM, juntamente com um CD player ou porta USB para reproduzir arquivos de mídia digital como arquivos MP3, WMA, AAC e FLAC. A unidade de origem também normalmente contém o controle de volume do sistema.
Antigamente, uma nova unidade de fonte era o primeiro componente que seria atualizado no caminho para melhorar o sistema de som em um veículo. Do ponto de vista da melhoria da qualidade, isso está se tornando cada vez menos comum. Continue lendo para descobrir os benefícios e limitações de substituir o rádio de fábrica em seu veículo.
Posso fazer a troca?
Olhe para um veículo como um BMW, Audi, Mercedes-Benz ou mesmo um Mazda. Seus rádios não são unidades autônomas. O Mazda 3 é um excelente exemplo de uma unidade de fonte distribuída moderna. Há uma tela no painel, um mecanismo de CD abaixo dos controles climáticos e um painel de controle no console central. Nenhum desses componentes corresponde a qualquer padrão de tamanho para um rádio de reposição. Se você deseja atualizar o sistema de som deste veículo, não estará comprando um rádio novo.
Felizmente, este rádio tem a maioria dos recursos que as pessoas desejam. CD, MP3, SiriusXM, uma entrada auxiliar e streaming de áudio Bluetooth são fontes de sinal prontamente disponíveis. O sistema inclui chamadas mãos-livres e um sistema de navegação baseado em GPS integrado.
Infelizmente, porém, o sistema não inclui integração de smartphones Apple CarPlay ou Android Auto.
Podemos integrar?
Se quisermos atualizar o sistema de som, um revendedor de acessórios para celular pode conectar um amplificador e novos alto-falantes ao sinal que sai do rádio. Com alguns ajustes finos e uma instalação de alto-falantes bem executada, a qualidade do sistema melhorará. Você também poderá aumentar o volume da sua música.
Se você quiser levar as coisas para a próxima etapa, adicione um processador de sinal digital (DSP) para fornecer ao seu instalador todas as ferramentas necessárias para achatar quaisquer picos ou quedas na resposta de frequência do sistema e ajustar para diferentes comprimentos de caminho entre a posição de audição e seus alto-falantes.
O caminho de atualização da qualidade do som
Vejamos outro carro compacto popular:o Subaru Impreza. A Subaru fabrica veículos duráveis e confiáveis, mas seus sistemas de som não estão na vanguarda da tecnologia. Na verdade, vários modelos do Impreza estão implorando por atualizações no sistema de som. Felizmente, melhorar os sistemas de som desses veículos é fácil. Vejamos o que está faltando e como corrigi-lo.
Adicione graves, mais potência e novos alto-falantes
A receita para melhorar o desempenho de um sistema de áudio não varia muito de veículo para veículo. O
primeiro passo a maioria dos varejistas irá recomendar é adicionar um amplificador e um subwoofer. Adicionar um subwoofer não apenas trará mais graves ao sistema para torná-lo mais realista, mas também aliviará a necessidade de os alto-falantes menores e o amplificador de fábrica tentarem reproduzir essas frequências. O resultado:tudo soa melhor.
A
próxima etapa é adicionar mais potência aos alto-falantes de fábrica com um amplificador. Muitas pessoas combinam a adição de um subwoofer com um amplificador multicanal que pode alimentar os alto-falantes de fábrica ao mesmo tempo. Amplificadores de cinco canais são uma excelente escolha para uma atualização simples e fácil de instalar. Os amplificadores multicanal têm crossovers integrados que eliminam as informações de graves dos alto-falantes menores, para que soem melhor.
A
última etapa na atualização do sistema de som é substituir os alto-falantes de fábrica. Agora, se você ouviu um estéreo Subaru de fábrica, este pode ser seu primeiro passo. Não há certo ou errado quando se trata do caminho de atualização que você toma. Continue lendo para descobrir por que muitas vezes deixamos essa etapa para o final.
Muitas vezes sugerimos atualizar os alto-falantes por último porque os alto-falantes de última geração geralmente não são tão eficientes quanto os alto-falantes baratos que vêm de fábrica. Os novos alto-falantes fornecem uma resposta de frequência mais suave e muito menos distorção, e podem lidar com muito mais potência e tocar mais alto. Quando conectado a um rádio de fábrica, não há energia suficiente para experimentar todos os benefícios dos novos alto-falantes. Um alto-falante só tocará alto quando for acionado com potência adequada.
Espere – E quanto ao Rádio?
Você notará que em nenhum lugar do caminho de atualização sugerimos a substituição do rádio. O rádio Impreza de fábrica tem um conjunto de recursos razoável e fornece uma resposta de frequência perfeitamente plana que podemos usar para melhorar seu sistema. Ao olhar para o objetivo de melhorar a qualidade do som do sistema, a unidade de origem é a última coisa a mudar (a menos que você queira adicionar reprodução de áudio de alta resolução).
Quero mais recursos!
Tocamos no Android Auto e Apple CarPlay. Essas tecnologias, juntamente com Siri Eyes Free, reprodução de arquivos FLAC, Pandora e muito mais, são ótimos motivos para atualizar um rádio de fábrica. No entanto, estas não são especificamente melhorias de desempenho – são melhorias de recursos. Poderíamos escolher os arquivos FLAC que soam melhor (em um artigo futuro, analisaremos o áudio de alta resolução em detalhes.) Se você deseja um som melhor, todas as outras atualizações oferecem um aumento maior no desempenho do seu investimento do que um mercado de reposição unidade fonte.
Experimente um som melhor
Quando chegar a hora de atualizar o sistema de som do seu veículo, visite seu revendedor local especializado em eletrônicos móveis. Deixe-os saber quais são seus objetivos para o sistema e trabalhe com eles para projetar algo que atenda às suas expectativas e ao seu orçamento. Seguir nosso processo de atualização sugerido pode gerar melhorias impressionantes com um investimento razoável em cada etapa. Cada atualização produzirá benefícios imediatamente audíveis.
Divirta-se melhorando seu sistema de som móvel!