Pode parecer que devem ser processos semelhantes, mas instalar uma nova unidade de fonte, amplificadores e alto-falantes em um carro é ao contrário de instalar a maioria dos sistemas de áudio doméstico. Não é tão simples como conectar as coisas e esperar que funcionem. A integração adequada de seus novos eletrônicos em veículos modernos e sua fiação está ficando cada vez mais complicada à medida que os complexos sistemas de som de fábrica se tornam mais envolvidos. Uma coisa que não mudou, porém, é a necessidade de configurar o equipamento que você selecionou. Seu instalador incluirá esse tempo de configuração no custo de instalação do seu sistema. O que envolve a configuração e configuração do sistema? Leia mais para descobrir.
Ajustes de nível de sinal
Quando se trata de adicionar um amplificador ao seu veículo, o ajuste mais significativo que seu instalador fará é ajustar a sensibilidade do amplificador ou ganhar o controle. Os amplificadores possuem esses controles para que possam ser compatíveis com uma variedade de unidades de fonte diferentes com diferentes tensões máximas de saída.
Amplificadores são dispositivos relativamente simples em conceito. Eles pegam um sinal de áudio de sua unidade fonte e aumentam sua voltagem para que possa acionar um alto-falante. Um amplificador de 100 watts deve ser capaz de aumentar um sinal de 1 volt mais do que um sinal de 4 volts para atingir os 20 volts necessários para produzir 100 watts em um alto-falante de 4 ohms. O controle de ganho ou sensibilidade nos permite ajustar para quase qualquer tensão da unidade de fonte.
Por que os ajustes de sensibilidade são importantes
Se a sensibilidade do amplificador estiver muito baixa, você não poderá obter a potência total do seu amplificador. Se estiver definido muito alto, você pode levar o amplificador à distorção rapidamente. Muito “ganho” também pode adicionar ruído ao sistema na forma de assobio. Um pouco mais é bom para permitir que gravações silenciosas sejam reproduzidas em alto volume, mas muito é um sinal infalível de que quem configurou o sistema não entendeu completamente a estrutura de ganho.
Ferramentas de configuração do sistema
Lojas diferentes usam técnicas diferentes para definir ganhos em amplificadores. Alguns usam um osciloscópio junto com um conjunto de tons de teste. Outros usam dispositivos de detecção de distorção como o SMD DD-1 ou DD-1+. Finalmente, alguns instaladores são bastante hábeis em configurar sistemas de ouvido, mas isso vem com anos e anos de experiência.
Contanto que o sistema toque alto sem ruído ou distorção significativa, as configurações podem ser consideradas corretas. Se o sistema ficar sem energia na metade do volume, ele precisará de mais alguns ajustes.
Ajustes cruzados
Existem duas vantagens principais de adicionar um subwoofer a um sistema de áudio. Um subwoofer fornece mais saída de graves do que um conjunto típico de alto-falantes de porta poderia esperar produzir. O benefício secundário é aliviar os pequenos alto-falantes de sua necessidade de tentar produzir graves. Essa redução nos graves reduz a distância que os cones dos alto-falantes precisam se mover e reduz diretamente o potencial de distorção. As frequências médias podem ser reproduzidas com maior clareza e em níveis mais altos.
Vinculando isso ao ajuste do sistema, a forma como configuramos os crossovers integrados ao seu amplificador é crucial para garantir que a saída do seu sistema combine perfeitamente entre os alto-falantes de médio porte e o subwoofer. Se os pontos de cruzamento se sobrepuserem, pode haver muito midbass e o sistema soará estrondoso ou "honky". Se os pontos de cruzamento se sobreporem, o sistema provavelmente não terá graves suficientes e soará muito seco e plano; o subwoofer também pode soar “separado” do sistema, reduzindo a coerência e o realismo da sua música.
Ajustes de polaridade do alto-falante
Antes de um veículo sair da oficina, ele deve ser testado para garantir que a saída de todos os alto-falantes seja acusticamente em toda a faixa de frequência. Instaladores devidamente treinados e equipados sabem como medir a resposta de frequência de um sistema e corrigir quaisquer anomalias. Na maioria dos casos, um analisador de áudio é a melhor escolha para configurar um sistema. Podem ser unidades autônomas de empresas como AudioControl e NTI ou soluções baseadas em software que funcionam com laptop, netbook ou tablet.
Deixe para os especialistas
Um sistema de som devidamente ajustado tocará mais alto, durará mais e será muito mais agradável de ouvir. Como você pode ver nesta visão geral, as ferramentas e o treinamento necessários para maximizar o desempenho de um sistema de som móvel simples podem ser caros e complicados. A equipe de seu revendedor local de aprimoramentos para dispositivos móveis deve estar familiarizada com esses processos e empregá-los em cada instalação realizada. Confirmar isso faz parte do seu processo de seleção de um revendedor qualificado para trabalhar em seu veículo.