Você trabalhou muito para reconstruir seu orgulho e alegria. A pintura é suave como manteiga, o motor ronrona como um gatinho e o interior cheira a carpete e couro frescos. Você fica para trás, apreciando sua beleza. É hora de fazer um cruzeiro. Abaixe as janelas, saia na estrada e divirta-se! Alguns quilômetros adiante, você pensa:“Ei, um pouco de música tornaria isso ainda melhor. Alguns dos clássicos! Isso é o que eu preciso." Você liga o rádio, apenas para ouvir a estática envolvendo sua estação de rádio favorita e o som metálico de um antigo alto-falante de papel do seu sistema de áudio clássico do carro, montado no centro do painel. E você foi
tão perto da perfeição!
Não se preocupe - existem centenas de varejistas especializados em aprimoramentos móveis em todo o país que podem adicionar um pouco de música ao seu passeio sem mexer na aparência do interior ou afetar o valor do carro. De uma restauração de correspondência de números a uma vara de rato junktastic ou o carro que você tinha no ensino médio - adicionar recursos modernos e ótimo som não é tão difícil quanto você pensa.
1) Defina seu objetivo de áudio de carro clássico
Antes de ir às compras, faça uma pesquisa. Google o que outras pessoas fizeram com veículos semelhantes. Vá a uma noite de cruzeiro ou show de carros e faça perguntas. Que cara de carro não quer falar sobre os mods que ele fez em seu carro? Decida se você precisa que tudo seja invisível ou se um pouco de trabalho personalizado resultaria em um som melhor do seu sistema.
Embora sejam mais difíceis de quantificar, determine seus objetivos e expectativas para o sistema. Se você quiser sentar no banco do motorista e poder ouvir a voz de Bruce Springsteen vindo do meio do para-brisa, com sua banda espalhada uniformemente para a esquerda e para a direita, como se você estivesse sentado no centro do palco em um show, então deixe seu instalador sabe. Se você só precisa de música para um cruzeiro curto, isso é totalmente possível. Se balançar ao som do Def Leppard e volumes semelhantes a concertos são sua velocidade, deixe-os saber.
Como um sistema de áudio é projetado é baseado nos objetivos do sistema. Um único conjunto de alto-falantes no deck traseiro só funcionará para um desses exemplos. Se essa for a sua escolha para os outros dois, você ficará desapontado.
2) Você vai precisar de uma unidade de origem
Quando se trata de unidades de origem, existem inúmeras opções. Se manter o veículo com aparência absolutamente 100% original é o nome do jogo, então não há como você colocar um moderno receptor multimídia duplo DIN no painel ou um console central personalizado. Isso não significa que você não pode ainda ter um ótimo som. Uma opção é montar um rádio embaixo do assento ou no porta-luvas. A maioria dos rádios pode ser controlada por um controle remoto e alguns têm opções de controle por smartphone. Inicie um aplicativo no seu telefone e ele se tornará a cara do seu rádio. Escolha uma estação, ajuste o volume ou selecione suas músicas favoritas de um cartão de memória USB.
Se você não quer nada visível em qualquer lugar, isso não é um problema. Seu instalador pode montar um receptor Bluetooth no painel com um pequeno amplificador. O receptor Bluetooth torna-se sua unidade fonte. Você toca música do seu telefone. O volume do telefone torna-se o volume do sistema. É muito fácil de usar e completamente invisível.
Se você seguiu o caminho de um projeto personalizado, trabalhar com seu fabricante para integrar uma unidade principal moderna no painel ou no console central é uma ótima ideia. Você pode optar por algo simples como um receptor de CD ou avançar para um receptor multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. Se você vai pegar a estrada, essas soluções de integração de smartphones permitem que você ouça as mensagens de texto recebidas e dite respostas, faça chamadas telefônicas, escolha a música que deseja ouvir e forneça navegação passo a passo, tudo simplesmente falando para o rádio.
Para uma aparência um pouco menos visível, muitas pessoas escolhem um rádio marítimo e um controle remoto marítimo como sua unidade de origem. Você pode esconder o rádio no porta-malas ou embaixo de um assento e, em seguida, controlar a unidade a partir de um controle remoto com fio. Esses controles remotos geralmente têm telas de LCD para que você saiba o que está tocando e incluem controles de volume, seleção de fonte e ajustes de faixa. A maioria é dimensionada de forma semelhante aos medidores padrão de 3 polegadas, como um tacômetro ou velocímetro.
3) Os palestrantes são importantes
Se você é um leitor regular do BestCarAudio.com, saberá que os alto-falantes são cruciais para o desempenho geral e a qualidade de qualquer sistema de som. Você pode investir milhares de dólares em uma unidade principal, amplificadores e processadores de sinal, mas se você não tiver ótimos alto-falantes, não terá um ótimo som. Os alto-falantes são o único elo entre seu equipamento e seus ouvidos.
Assim como nas unidades de fonte, o tamanho dos alto-falantes que você instalou e sua localização dependerão do estilo do seu carro clássico. Se você tiver um Ford Model A Roadster 32, não haverá locais de alto-falante no painel para trabalhar. Aqui estão algumas opções para garantir que seu sistema soe bem.
Se você tiver localizações de alto-falantes de fábrica, use-as. Compre os melhores alto-falantes que puder e instale-os nesses locais. Se você estiver preocupado com a aparência, peça ao seu instalador que adicione um pedaço de pano de grade sob a grade de fábrica para ocultar quaisquer atributos excessivamente brilhantes do alto-falante. Isso é ótimo para sistemas projetados para “adicionar um pouco de música”.
Outra opção é substituir um painel de fábrica por uma peça personalizada. Digamos que você tenha um Corvette 79. Substitua esses painéis de fábrica por um conjunto de painéis personalizados e instale um conjunto de alto-falantes coaxiais neles. Seu instalador pode finalizar os painéis em um vinil ou couro que corresponda ao padrão de fábrica e garantir que a cor fique perfeita com o resto do seu interior. Você pode manter os painéis de fábrica em segurança no caso de precisar devolver o carro às condições de estoque.
4) Você nunca pode ter muito poder
Não, um motor de 500 polegadas cúbicas não faz parte da receita de atualização estéreo (mas, por favor, não nos deixe parar você se isso for parte do plano). Estamos falando de potência do sistema estéreo. Para reproduzir música, você precisa fornecer energia aos alto-falantes. Se você quiser ouvir em níveis de volume mais altos, precisará de mais potência. A maioria dos rádios no mercado oferece entre 18 e 20 watts de potência real e utilizável. Se você tem um motor grande ou escapamento alto, ou está em um conversível, o rádio sozinho não será suficiente para tornar sua música audível quando você estiver cruzando a Interestadual.
Adicionar um amplificador de qualidade ao seu sistema não permite apenas aumentar o volume; faz com que sua música soe melhor em volumes baixos a moderados. Esse pouco de controle extra é como ter o torque de um grande bloco atrás dos alto-falantes. Sua música terá mais impacto e soará mais dinâmica.
Amplificadores de alta qualidade começam em tamanhos em torno de um pequeno tijolo. Isso mesmo:algo tão pequeno quanto 9 por 3 por 2 polegadas pode fornecer 50 watts por canal para quatro alto-falantes sem sequer suar a camisa. Estes amplificadores modernos cabem em seu painel, sob um assento, em um console central ou sob o deck traseiro sem alterar a funcionalidade do seu veículo, ocupando todo tipo de espaço.
5) Requisitos de sistemas elétricos
Seu sistema de áudio funciona da mesma maneira que o seu motor:se você quiser produzir mais potência, precisará fornecer mais combustível. Isso pode significar linhas de combustível maiores e uma bomba atualizada se você for o tipo de pessoa que gosta de ter “um pouco mais do que estoque”. Se você instalar um amplificador em seu carro, verifique se ele está conectado corretamente. O fio de alimentação de cobre de alta qualidade é obrigatório. Esqueça esse material barato de alumínio - você não quer aborrecimentos. Todas as conexões devem ser seguras elétrica e mecanicamente para garantir o fornecimento de energia adequado. Se você decidir usar um amplificador grande ou tiver adicionado um subwoofer (vamos chegar a isso a seguir), a entrega de energia adequada é crucial para garantir que seus amplificadores funcionem.
Sua bateria e alternador também precisam estar à altura da tarefa. Se você tem um '74 Beetle com um alternador de 50 amp, você não vai instalar um estéreo de 1.000 watts e ouvi-lo no volume máximo. Da mesma forma, certifique-se de que a bateria esteja em boas condições. Se você não dirige o carro durante a semana, invista em uma solução de manutenção de bateria de alta qualidade. Manter a bateria recarregada fará com que ela dure muito mais e garantirá que seu carro esteja pronto para ser usado quando você estiver.
6) Se o sapato couber, adicione um subwoofer
Estamos de volta à discussão do que funciona para o seu veículo. Se você está indo para Pebble Beach, pode estar lendo o artigo errado. Se você estiver indo para uma noite de cruzeiro, aquecer o som do seu sistema estéreo com um subwoofer é uma boa ideia. Esqueça o estereótipo de crianças dirigindo pela rua com sua música rap estridente e painéis corporais vibrando. Adicionar um subwoofer realiza duas tarefas importantes em termos de melhorar o desempenho do seu sistema de som.
Os subwoofers são projetados especificamente para reproduzir as duas oitavas inferiores da música que ouvimos - ou seja, 20 a 40 Hz e 40 a 80 Hz. Para reproduzir essas frequências com precisão, um alto-falante precisa mover muito ar. Um pequeno coaxial de 6,5 polegadas montado em suas portas não produzirá um som de 35 Hz com qualquer autoridade ou detalhe. Adding a sub will add these frequencies to your sound system. Drums, bass guitar, a stand-up bass or a kettle drum with have warmth and impact. A subwoofer doesn’t have to rattle your teeth.
The second task a subwoofer accomplishes is to relieve the rest of your speakers from trying to reproduce bass frequencies. If your sub can play up to 80 Hz, then your door or rear deck speakers only has to play down to 80 Hz. Your smaller speakers will sound much better and be able to play those sounds above 80 Hz with more output and detail. Your entire stereo will sound better.
7) Research Your Partner
When you look for someone to work on a classic car (or any car, for that matter), you are trusting them to use their skills and experience to accomplish a task for you. In the same way that it can be hard to find a great mechanic, it takes research to find a great installer. Read reviews, look at examples of their work and talk to other classic car owners. There are some truly amazing installers in the mobile enhancement industry. Once you find one who “gets it,” stick with them. Don’t grind and haggle over a few bucks. Ensure the job is done right, with quality materials, excellent workmanship and extraordinary attention to detail.
Music Makes Every Road Trip Better
Whether you are taking a drive across town to visit a friend or want to join the Hot Rod Power Tour next year, having music along with you can make the trip a lot more enjoyable. Do some research, ask some questions and listen to as many car audio systems as you can. There is a solution for your classic car audio; it’s just a matter of working with the right retailer to find one that fits.