Anos atrás, quando alguém queria melhorar o som do sistema de som do carro, comprou um rádio novo. Com a complexidade dos modernos sistemas de infoentretenimento, nem sempre é possível atualizar seu rádio. Então, o que um entusiasta da música deve fazer? Acontece que o rádio é a menor das suas preocupações – a menos, é claro, que esteja quebrado. Continue lendo para saber mais sobre nosso caminho de atualização de áudio OEM testado e comprovado.
O elo mais fraco
O que há nos estéreos de fábrica que os entusiastas não gostam? Pergunte à maioria deles e eles dirão que o sistema não toca alto o suficiente e que não produz graves suficientes. Em vez de mexer com unidades de origem caras e módulos de integração complicados, por que não simplesmente abordar os pontos fracos?
Etapa 1:adicionar um subwoofer
Os subwoofers têm uma má reputação. O estereótipo é que eles são muito grandes e servem apenas para fazer os espelhos balançarem e a tampa do porta-malas vibrar. A realidade é que um subwoofer é um componente fundamental de uma atualização de sistema de áudio realmente excelente. Mesmo em um Mustang ou Corvette com alto-falantes de porta de 8 ou 10 polegadas, adicionar um sistema de subwoofer adequadamente projetado resultará em uma grande melhoria.
Antes de perder seu espaço de armazenamento para um sistema de subwoofer, há muitas opções para soluções extremamente compactas que ocupam pouco ou nenhum espaço. Várias empresas oferecem woofers compactos que cabem sob um assento. Essas soluções podem aquecer bem o seu sistema de som.
O próximo passo no desempenho seria um gabinete que coloca um sub em uma área de armazenamento existente. Muitas empresas oferecem soluções específicas para veículos que usam invólucros de fibra de vidro ou plástico rotomoldado. Algumas dessas soluções incluem um amplificador e fiação específica do veículo que torna a instalação rápida e fácil. Esses sistemas geralmente apresentam um subwoofer de oito ou 10 polegadas. O resultado é uma extensão sólida de baixa frequência e excelente saída até níveis de audição moderadamente altos.
Se você estiver procurando o epítome do desempenho do subwoofer, seu revendedor local de acessórios para celular pode criar um gabinete específico para seu veículo e suas necessidades. De um único sub de nível audiófilo em um gabinete compacto selado a algo com dois ou mais drivers de alta excursão em um grande gabinete ventilado - sua escolha depende de suas expectativas. Ouça alguns sistemas e decida o que é certo para você.
Etapa 2:adicionar um amplificador
Abordamos as oitavas inferiores do nosso sistema com o subwoofer. O próximo passo é adicionar um amplificador aos alto-falantes de médio e alta frequência. Se o seu estéreo de fábrica não tiver um amplificador, você provavelmente receberá apenas 18 a 20 watts de potência real para cada alto-falante. Mesmo um amplificador de potência modesta fornecerá cerca de três vezes mais potência. Com mais potência, seu estéreo soará melhor em volumes mais altos. A distorção distorcida que assola a maioria dos sistemas estéreo de fábrica quando você aumenta o volume desaparecerá.
Como a maioria dos amplificadores inclui um crossover eletrônico, seu instalador pode filtrar os graves de seus alto-falantes menores. Essa filtragem permite que seus alto-falantes pequenos façam um trabalho muito melhor na reprodução de frequências médias e altas - mais claras e mais altas.
Gostaria de pedir o combo, por favor
Se você sabe que seu objetivo final para o seu sistema de som incluirá um subwoofer e um amplificador para os alto-falantes, considere comprar um amplificador de cinco canais. Esses amplificadores incluem quatro canais discretos para seus alto-falantes frontais e traseiros e um canal de alta potência dedicado a alimentar um subwoofer. Ao combinar seus requisitos de amplificação em um único chassi, seu instalador poderá instalá-lo mais rapidamente e você não precisará de nenhum componente de distribuição de energia.
Etapa 3:atualize seus alto-falantes
Depois de ter um amplificador, é hora de atualizar seus alto-falantes. Embora existam argumentos para uma atualização dos alto-falantes como parte inicial do processo, os alto-falantes precisam da potência do amplificador para brilhar. Conectar um conjunto de componentes ao pequeno amplificador embutido em um rádio simplesmente não faz justiça a eles.
Os alto-falantes de reposição premium não apenas fornecem uma resposta de frequência mais suave e menos distorção do que os alto-falantes OEM, mas seus recursos de excursão aumentados permitirão que eles toquem mais alto - mas apenas quando tiverem potência adequada.
Escolher um conjunto de alto-falantes pode ser muito difícil. Existem milhares de opções disponíveis de centenas de fabricantes. A maioria dos varejistas possui uma ou duas marcas de alta qualidade, cada uma com uma variedade de opções em cada tamanho de alto-falante. Embora muitas vezes seja mais fácil comprar marcas conhecidas, muitas empresas se esforçam mais no marketing do que no desenvolvimento de alto-falantes que soam incríveis. Sugerimos ouvir o maior número possível de palestrantes, usando sempre a mesma seleção de músicas. Depois de um tempo, será fácil perceber a diferença entre um ótimo orador e um bem comercializado.
Questões de instalação
Ao contrário de um novo alto-falante Bluetooth da grande loja local, o desempenho do seu sistema de som móvel depende significativamente de sua instalação e configuração. Amplificadores requerem fiação de alta qualidade de tamanho adequado. As conexões elétricas precisam ser mecanicamente seguras e devidamente protegidas. A instalação do alto-falante tem um efeito dramático em seu desempenho. Adaptadores de montagem sólidos que são resistentes à água são uma necessidade absoluta. A opção de adicionar material de amortecimento de som nas portas ou anéis de acoplamento de espuma na frente dos alto-falantes também é um sinal de que a loja com a qual você está lidando se preocupa com o desempenho do seu sistema.
Amplificadores precisam de configuração adequada. Cada fonte tem diferentes capacidades de tensão. Esses recursos de tensão determinam como os controles de sensibilidade em seu instalador configurarão seu amplificador e, finalmente, quão alto o sistema tocará sem distorção significativa. Os crossovers precisam ser configurados adequadamente para proteger os alto-falantes pequenos contra danos, garantindo que seu sistema tenha um ótimo som. Muitos técnicos fazem com que o processo pareça fácil, mas leva anos para aprender a arte da configuração proficiente do sistema.
Próximas etapas
Embora o guardemos para um artigo futuro, o próximo passo para atualizar seu sistema estéreo OEM seria adicionar um processador de sinal digital. Um processador devidamente ajustado permitirá que seu instalador compense o posicionamento do alto-falante e as reflexões e ressonâncias dentro do veículo. O resultado é uma resposta de frequência suave e natural e um palco sonoro dramaticamente aprimorado com imagens impressionantes.
Atualize seu sistema estéreo OEM hoje mesmo
Se você está cansado de som distorcido e graves fracos, vá ao seu revendedor local de aprimoramentos de celular e pergunte sobre a atualização do seu sistema de som. Com um caminho de atualização cuidadosamente planejado, você pode trabalhar em etapas para qualquer objetivo que atenda às suas necessidades. Cada estágio fornecerá uma atualização audível e impressionante. A cada passo, sua música soará mais realista e realista. Será realmente um caso de ouvir suas músicas favoritas pela primeira vez, tudo de novo.
Este artigo é escrito e produzido pela equipe em www.BestCarAudio.com. A reprodução ou uso de qualquer tipo é proibido sem a permissão expressa por escrito da 1sixty8 media.