>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Preferências de audição de música


Quando se trata de projetar sistemas de áudio automotivo, os varejistas precisam levar em consideração como seus clientes desejam que sua música soe. Todo mundo parece ter preferências diferentes para a quantidade de baixo ou conteúdo de alta frequência. Essas preferências de equilíbrio tonal podem mudar com base na escolha da música e no humor do ouvinte. Na maioria dos casos, um sistema de som bem projetado pode lidar com qualquer preferência de audição de música.

Uma preferência mais difícil de mudar é de onde a música parece vir. Muitos aficionados de áudio móvel preferem que a música venha de um palco virtual o mais próximo possível deles. Muitas pessoas também preferem que sua música os envolva, com tanto vindo de trás quanto da frente.

Não há certo ou errado, desde que você esteja satisfeito com a forma como seu sistema soa.

Neste artigo, discutimos como as preferências do cliente podem afetar a forma como um sistema de áudio móvel é projetado. Também veremos algumas opções para o desempenho desses sistemas.

Gravação de som do estúdio


Até recentemente, a maioria dos estúdios de gravação usava um par de alto-falantes de alta qualidade posicionados equidistantemente na frente do console de mixagem. O engenheiro de gravação equilibrava o nível e o posicionamento dos instrumentos e intérpretes, usando esses alto-falantes como referência. O resultado foi um palco sonoro que abrangeu a distância entre os alto-falantes.

Assistir a um concerto ao ar livre pode produzir uma experiência auditiva semelhante. Em um local como esse, o som vem da sua frente – seja o som criado diretamente pelos instrumentos, ou do equipamento de PA montado no palco ou ao lado dele.

No seu carro, isso pode ser recriado concentrando-se no posicionamento e na qualidade dos alto-falantes frontais. Um bom conjunto de componentes pode oferecer desempenho semelhante. A adição de um processador de sinal digital (DSP) pode melhorar drasticamente a precisão do sistema, compensando as diferenças de resposta de frequência, tempo de chegada e nível de volume do alto-falante. Quando você ouve uma gravação de qualidade, cada artista parece estar em um local específico no palco.

E quanto ao Club Sound?


Há muitas maneiras de descrever a experiência de ter a música vindo de todo o veículo, mas a analogia de um boate ou – como nós velhos gostamos de chamá-los – uma discoteca pode funcionar melhor. O conceito aqui é que a música parecerá vir de todos os lugares ao seu redor. Ao contrário de uma apresentação em que você pode apontar para a fonte de som de cada instrumento, ela envolve o espaço de audição. Na maioria desses sistemas, ainda equilibramos o sistema com canais esquerdo e direito dedicados.

E aqueles carros e caminhões com todos os alto-falantes de PA nas portas? Não um par de alto-falantes, mas algo como oito alto-falantes em cada porta, com vários tweeters de alta eficiência. Nesses designs, se de fato o objetivo é o volume absoluto, pode fazer mais sentido deixar a música em estéreo e usar um processador para combinar o canal esquerdo e direito, para que seja o mais alto possível.

Você não mencionou uma sala de concertos


Você deve ter notado que não falamos sobre uma apresentação ao vivo que acontece em uma sala de concertos ou local interno. Isso foi bastante deliberado.

Imagine sair para jantar em um restaurante local que tenha uma pequena banda tocando. Talvez seja rock com guitarrista, baixista, baterista e vocalista. Ou talvez seja um conjunto de jazz de três peças com piano, saxofone e contrabaixo. Se a performance for acústica, diferente de um amplificador para guitarra ou baixo, a fonte da música será fácil de definir como proveniente dos instrumentos – mas essa não é a extensão da experiência.

Cada espaço confinado, exceto uma câmara anecóica, faz com que o som se reflita nos pisos, paredes e teto. Você ouve a música diretamente do instrumento ou do intérprete primeiro, depois os mesmos sons à medida que são refletidos em objetos e superfícies. A experiência total é definida pela mistura de todos esses sons.

Som de apresentação ao vivo


Um ótimo exemplo de som de performance ao vivo seria um local como o Ryman Auditorium em Nashville. Conhecido principalmente como a casa do Grand Ole Opry, este incrível auditório continua em operação hoje e já recebeu artistas como Bruce Springsteen, Mumford and Sons, Tom Petty, Foo Fighters, Coldplay e Kesha, além de artistas de música country clássica. O Ryman Auditorium é considerado por muitos como a melhor acústica do mundo. Coldplay disse que é “o maior teatro do mundo”, superado apenas pelo Tabernáculo Mórmon em Salt Lake City.

O que isto significa? Se você já esteve no Ryman ou no Tabernáculo Mórmon, sabe que esses espaços têm ecos, reflexos e reverberações distintos. Você pode literalmente ouvir um alfinete cair no palco de quase qualquer lugar da casa. É este incrível som ao vivo que os artistas e participantes desfrutam. Como recriamos essa experiência em nossos carros e caminhões?

Se a música que você está ouvindo foi gravada em um local ao vivo e não em um estúdio, as reflexões e reverberações estarão contidas na gravação. Gravações de orquestras e corais tocando música clássica são bons exemplos disso. Se o seu sistema de som estiver bem sintonizado e oferecer um palco sonoro preciso com excelente imagem, ele reproduzirá o ambiente e a sensação do tamanho da sala dessas gravações.

Soluções de processamento de sinal


Outra opção é usar um processador de sinal para criar uma noção do tamanho da sala. Nas décadas de 1990 e 2000, muitos processadores tinham predefinições para configurações de jazz, concertos e clubes que adicionavam reverberação e atraso às saídas dedicadas do canal traseiro. Essas tecnologias evoluíram para algoritmos de processamento mais avançados, como Bose Panaray e Quantum Logic Surround da Harman. Esses sistemas podem analisar o conteúdo de uma gravação estéreo e extrair informações que devem ser reproduzidas pelos alto-falantes laterais e traseiros para criar uma experiência de audição imersiva. Se o seu veículo tiver uma dessas tecnologias, seu revendedor local de acessórios para celular pode torná-lo ainda melhor adicionando um sistema de subwoofer premium, já que os sistemas estéreo de fábrica raramente oferecem um ótimo desempenho de graves.

O próximo processador Audiofrog Multiseat funciona de forma semelhante, analisando o conteúdo da música e direcionando-a para as saídas esquerda, central, direita, esquerda e direita, e esquerda e direita dos alto-falantes traseiros. Claro, você precisa de muitos alto-falantes e canais de amplificador para fazer pleno uso do sistema, mas vale a pena desfrutar de uma experiência musical realista de qualquer assento no veículo.

O que saber antes de ir às compras


Se você deseja atualizar o sistema de som do seu carro, caminhão ou SUV, faça uma pequena lição de casa antes de começar a fazer compras. Brinque com o controle fader do seu carro para determinar como você quer que o novo sistema soe. Se você puder dizer ao vendedor como deseja que seu novo sistema soe, ele poderá ajudá-lo a escolher os produtos certos com muito mais rapidez e informar ao instalador como configurar o sistema para que ele soe exatamente como você deseja. Se você não tiver certeza de qual prefere, pergunte se eles têm um veículo de demonstração que você pode testar. Essa é uma ótima maneira de experimentar um sistema de áudio de alta qualidade.