Em 17 de setembro de 2018, a Apple lançou o iOS12 – sua atualização mais recente para o sistema operacional por trás de seus veneráveis dispositivos iPhone e iPad . Além de atualizações de segurança, aprimoramentos de desempenho e melhorias na duração da bateria, a Apple adicionou suporte para aplicativos de terceiros ao CarPlay. Os usuários de receptores multimídia instalados de fábrica e de reposição que suportam o CarPlay agora poderão usar o Google Maps e, em breve, o Waze, para lidar com o planejamento de navegação do Apple CarPlay.
O que é o Apple CarPlay?
CarPlay é uma tecnologia de integração de smartphone projetada para fornecer comunicação por comando de voz e recursos de entretenimento em nossos carros, caminhões e SUVs. CarPlay é um software que roda em sua unidade fonte e se comunica com seu smartphone para lidar com solicitações de comandos, fornecendo informações na tela do seu rádio e através de seus alto-falantes.
O CarPlay permite que você ouça as mensagens de texto recebidas e dite uma resposta verbal usando o assistente virtual de reconhecimento de voz Siri integrado ao seu telefone. O CarPlay permite fazer chamadas para pessoas ou empresas na lista de contatos do seu telefone ou pesquisar na Internet o número de telefone de uma empresa. Você também pode pedir à Siri para reproduzir qualquer música armazenada em seu dispositivo ou controlar vários serviços de streaming de música, como Apple Music, Pandora, iHeartRadio, Spotify, Amazon Music, Google Play Music e Tidal. Podcasts e reprodução de audiolivros são opções de entretenimento adicionais.
Soluções de navegação Apple CarPlay
Desde o lançamento do CarPlay em setembro de 2014 até setembro de 2018, a única opção de navegação disponível era o Apple Maps. O Apple Maps foi lançado originalmente em 2012 e com ele vieram as críticas por seus recursos limitados e precisão questionável. Em 2015, a Apple anunciou que tinha uma frota de veículos percorrendo o país para coletar informações semelhantes às que o Google oferece no Street View.
Em setembro de 2016, foi lançada uma versão dramaticamente revisada que abordou muitos dos problemas nas versões anteriores, e as reclamações sobre o Apple Maps pareciam desaparecer lentamente.
CarPlay e Apple Maps
Encontrar um destino é muito fácil ao navegar usando o CarPlay. Você pode pedir direções para um endereço em uma cidade e província ou pedir ao sistema para procurar um endereço com base no nome de uma empresa. Essa capacidade de pesquisar informações na Internet é um componente fundamental do que torna o uso de soluções de integração de smartphones como CarPlay e Android Auto tão benéfico durante a condução.
Depois de selecionar um endereço, um mapa será exibido na tela do seu sistema de entretenimento. Avisos sonoros, completos com nomes de ruas, ajudarão você a manobrar com segurança sem ter que tirar os olhos da estrada. Vale a pena notar que o Apple Maps usa informações de fluxo de tráfego em tempo real como parte do processo de cálculo de rota, embora a Apple não tenha divulgado especificamente de onde vem essas informações de fluxo de tráfego.
A história do Google Maps
O Google investiu bilhões de dólares na criação e manutenção de seu produto Google Maps desde a compra de um programa de computador C++ da empresa com sede em Sydney Onde 2 tecnologias em outubro de 2004. Pouco depois, o Google comprou uma empresa de visualização geoespacial chamada Keyhole e uma empresa chamada ZipDash especializada em análise de tráfego em tempo real. O Google Maps foi lançado oficialmente em fevereiro de 2005 e, em outubro de 2009, o Google substituiu a Tele Atlas como seu principal fornecedor de dados geoespaciais com suas próprias informações. O Google Maps rapidamente se tornou o padrão de fato para soluções de navegação para smartphones.
Google Maps, iOS12 e Apple CarPlay
A partir de setembro de 2018, o Apple CarPlay oferece suporte ao Google Maps como opção de navegação. De acordo com o mantra de segurança e simplicidade, a interface do Apple Maps no CarPlay é drasticamente simplificada em comparação com as versões para desktop e smartphone. Você ainda pode pesquisar o destino que deseja usando os recursos de reconhecimento de voz, mas as opções de caminhada, transporte público e bicicleta foram justificadamente removidas. Você tem a opção de visualizar imagens de satélite em vez de arte de linha, se desejar; opções para evitar estradas com pedágio e balsas estão prontamente disponíveis.
Onde o Google Maps tem um forte benefício sobre a Apple está em suas informações de fluxo de tráfego. O Google combina informações de serviços municipais e regionais, bem como informações de fluxo de usuários do Waze. O Waze é um produto de navegação que o Google comprou em 2013 por US$ 966 milhões. O Waze usa informações de trânsito de crowdsourcing em tempo real para fornecer rotas incrivelmente atualizadas.
Waze e Apple CarPlay
Em setembro de 2018, o Waze está trabalhando para testar uma atualização de seu aplicativo iOS que o tornará diretamente compatível com o Apple CarPlay. A principal diferença entre o Waze e o Google Maps está na capacidade de relatar congestionamentos, acidentes, vias fechadas e outros perigos para seus colegas usuários. O Android Auto adicionou suporte ao Waze em julho de 2017, e muitas pessoas que se deslocam por áreas congestionadas como Nova York, Los Angeles e Toronto basearam suas compras de telefone nessa decisão no ano passado.
Aplicativos de reconhecimento de voz e navegação de terceiros
O Google Maps e o Waze incluem ícones de reconhecimento de voz dedicados na tela principal. Eles usam o Google Assistant para lidar com os recursos de reconhecimento de voz e relatar as descobertas ao respectivo aplicativo de software.
Adicionando o CarPlay ao seu veículo
Se o seu carro, caminhonete ou SUV não veio de fábrica com um rádio equipado com Apple CarPlay, vá ao seu revendedor local de acessórios para celular e pergunte sobre a atualização para um receptor multimídia. Há uma variedade de soluções disponíveis de empresas como Sony, Kenwood, Pioneer, Alpine e JVC. Certifique-se de trazer seu iPhone com você para ver como é fácil usar o CarPlay para manter contato com amigos, familiares e colegas de trabalho enquanto dirige.