Vamos encarar, a maioria de nós não está muito feliz com o sistema estéreo que vem em nosso carro. Claro, se você comprou um Lexus com um sistema Mark Levinson top de linha, é mais do que provável que esteja satisfeito. Para o resto de nós, a boa notícia é que, com um investimento muito razoável, você pode atualizar o desempenho do seu sistema de som de maneira rápida e fácil. Neste artigo, veremos 10 atualizações que resultarão em melhor áudio do carro e uma melhoria dramática no prazer do seu sistema de som.
1. Adicionar um subwoofer
Mesmo o mais exótico dos sistemas de som instalados de fábrica não pode produzir graves incríveis. Para a maioria de nós, os alto-falantes nas portas não tocam muito abaixo de 50Hz. Isso significa que estamos perdendo mais de uma oitava da parte mais divertida da nossa música.
Adicionar um subwoofer faz mais do que apenas melhorar os graves em seu carro, elimina a necessidade de seus alto-falantes menores tentarem produzir graves. O resultado é que eles soarão melhor, tocarão mais alto e provavelmente durarão muito mais tempo.
As atualizações de subwoofer variam de gabinetes pré-fabricados que ficarão no porta-malas ou na área de carga até sistemas personalizados otimizados para o espaço em seu veículo e os subwoofers que você escolher.
2. Adicionar um amplificador
Além de não ter graves suficientes em um sistema de áudio de fábrica, a próxima reclamação mais comum é que o sistema não toca alto o suficiente. Embora os alto-falantes do seu carro sejam limitados em suas capacidades, o problema mais comum é a falta de energia do rádio ou amplificador. Seu especialista em eletrônica móvel local pode adicionar um amplificador ao seu sistema que permitirá que você aumente suas músicas sem que o sistema distorça.
Amplificadores compactos que produzirão bons e limpos 50 watts por canal são um ótimo ponto de partida. Você pode encontrar facilmente um amplificador que produz de 75 a 100 watts por canal, se você realmente deseja explodir suas músicas.
3. Atualize seus alto-falantes
Se você leu alguns de nossos artigos aqui em BestCarAudio.com, então você certamente saberá a importância de usar alta alto-falantes de alta qualidade em seu veículo ou em qualquer sistema de som. Os alto-falantes são o único elo entre os componentes eletrônicos do seu sistema de áudio e seus ouvidos. Mesmo os arquivos FLAC ou DSD de alta resolução e os melhores amplificadores conhecidos pelo homem soarão medíocres se você não usar alto-falantes de alta qualidade e baixa distorção.
Enquanto você estiver atualizando esses alto-falantes, verifique se eles estão sendo instalados corretamente. A loja deve usar adaptadores de montagem de alto-falante de plástico quando necessário. Tudo deve ser sólido e seguro para permitir que os alto-falantes façam seu trabalho sem causar zumbidos ou chocalhos.
4. Adicionar um processador de sinal digital
Por muito tempo, adicionar um processador de sinal foi considerado a cereja do bolo quando se trata de design de sistema de áudio premium. A realidade é que, assim que seu orçamento permitir, adicionar um processador pode melhorar drasticamente o desempenho mesmo de uma instalação modesta.
Nas mãos de um técnico devidamente treinado, os recursos de atraso e equalização de sinal de um bom processador podem suavizar a resposta de frequência dos alto-falantes do seu carro, caminhão ou SUV para tornar sua música mais realista. Ajustes nos níveis de saída e atraso de sinal podem criar uma experiência de audição realista que soa como se você estivesse na primeira fila do seu show favorito ou sentado em uma sala de estar, ouvindo um sistema de som exótico.
Os processadores estão disponíveis como soluções independentes que podem ser inseridas em seu sistema de áudio entre a unidade principal e o amplificador. Se você estiver construindo um sistema do zero, muitas empresas oferecem amplificadores de alta qualidade com processadores de sinal digital integrados.
5. Adicionar redução de som
Se você já atualizou um sistema de som mudando de um amplificador barato para um ótimo, você deve ter notado que há menos ruído de fundo ou chiado. Ao ouvir música em nossos veículos, precisamos tentar ignorar o ruído do vento e da estrada e o som do motor e do sistema de escapamento. Fazer com que seu revendedor local especializado em áudio automotivo adicione uma camada de amortecimento de som às suas portas, ao firewall, ao piso ou ao teto reduzirá drasticamente o ruído em seu veículo. Se as portas estiverem devidamente vedadas com amortecimento, o desempenho dos alto-falantes nelas também melhorará significativamente.
Ao comprar um amortecimento de som, a prioridade número um é escolher um produto que permaneça aderido ao veículo. Vimos muitos produtos de amortecimento que ficam pegajosos e derretem quando quentes. Peça para ver uma amostra do material de amortecimento e aqueça-o com um isqueiro para ver se ele derrete antes de deixar alguém cobrir o interior do seu carro com ele.
6. Ouça música melhor
Não, não estamos falando mal do seu gangster rap ou dos CDs de John Fogerty. Ultimamente, tem havido uma tendência de se concentrar em arquivos de áudio de alta resolução como FLAC e DSD. Embora os limites mecânicos desses formatos de arquivo excedam drasticamente os limites de audição de todos os humanos, a melhoria nos equipamentos de gravação e masterização necessários para criar essas gravações é de excelente qualidade. Em suma, mesmo dentro da faixa padrão de 20Hz a 20kHz, os arquivos de áudio de alta resolução soam melhor porque são criados melhor.
Você pode encontrar arquivos de áudio de alta resolução em sites como Tidal, HDtracks, iTrax e 7Digital.
7. Atualize seu sistema elétrico
Se você deseja que seu amplificador produza energia, ele precisa ser alimentado com energia. Afinal, essa energia precisa vir de algum lugar, certo? Os sistemas elétricos em carros e caminhões modernos são projetados para apenas fornecer ao veículo a energia necessária para operar o motor, as luzes, o sistema de controle climático e o rádio que acompanha o carro. Se você adicionar um amplificador de 1.000 watts, sobrecarregará o sistema elétrico.
A atualização mais fácil é uma bateria de alta qualidade. Procure uma bateria de tapete de vidro absorvido (AGM) de uma marca respeitável. Essas baterias são mais robustas do que as células convencionais de chumbo-ácido inundadas e podem produzir um pouco de tensão extra. Sempre escolha a maior bateria possível para sua aplicação. Mais capacidade proporcionará maior tempo de reprodução quando o veículo estiver desligado e mais corrente para o seu amplificador quando o volume for aumentado.
Se você está pensando em adicionar algo mais do que alguns milhares de watts de potência ao seu sistema de som, investigue a atualização do alternador no veículo. Um sistema elétrico automotivo sai do alternador quando o veículo está ligado. A maioria é classificada para qualquer coisa de 65 a 180 amperes. Lembre-se, porém:seu veículo quer usar parte desse poder para si mesmo. Se o veículo estiver usando 80 amperes e você precisar de outros 150 amperes para seu estéreo, bem, você precisará de um alternador atualizado.
8. Configure seu sistema por um profissional
Muitos de nós gostamos de instalar equipamentos de áudio automotivo em casa em nossa garagem. O áudio automotivo do tipo "faça você mesmo" é popular desde a década de 1970 e sempre será. The problem is, it takes more than a solid understanding of electrical theory and physics to install and configure a modern audio system. Qualified installers use tools like real-time analyzers to set crossovers and adjust polarity. They use oscilloscopes to match the amplifier sensitivity settings to the source unit. Investing in this gear is often out of reach for most do-it-yourselfers and often overlooked. If every aspect of your audio system isn’t optimized, you are short-changing yourself on performance.
Your local car audio specialist retailer can help you get your system set up and optimized. Drop by and talk to them. In most cases, it will only take an hour or two – a small investment to improve the sound of your audio system.
9. Upgrade Your Source Unit
It’s no accident that our suggestion to upgrade the radio in your car is almost last on our list. These days, changing the radio in the dash of our vehicles is often impossible. Climate controls, vehicle information displays and configuration options and complex ergonomic creations make installing a new double-DIN radio impossible.
If you can replace your radio, not only will you find you get an improvement in sound (if you pick a high-quality source), but you’ll also get a lot more features. One of the most popular reasons to upgrade your radio is to add smartphone connectivity solutions like Android Auto and Apple CarPlay. Drop by the local stereo shop and see what’s available for your vehicle.
10. Upgrade Your Upgrades
How’s that for a confusing idea? What we are talking about is replacing your existing audio equipment with even better products. Let’s say you had a set of $250 components installed in the doors of your car a few years ago, and the system is tuned to optimize those speakers with a digital signal processor. If you upgrade those to a set of $1,600 components and have the system retuned, the difference will be night and day. Your music will be clearer and more detailed. You’ll be able to pick out subtleties that were otherwise lost. Think of upgrading to amazing speakers like cleaning your glasses:Everything will suddenly become crystal clear. The same applies to upgrading your subwoofers. There is a lot of information in the bottom few octaves of your music. A better sub will recreate your bass with dramatically improved realism.
Where to Go for Better Car Audio
No matter what upgrade path you choose for your audio system, be sure to hire a reputable and qualified professional to do the work. Picking the right installer is like choosing an artist to do a tattoo or paint a portrait. You don’t want the cheapest; you want the person or team that will do the best work so you can be happy with the results.