Quer o sistema de som do seu carro ou caminhão seja original ou atualizado com amplificadores, alto-falantes e subwoofers premium, o volume máximo do sistema pode não coincidir diretamente com o aumento total do botão. O curto e doce de por que isso acontece é algo chamado sobreposição de ganho. Esta decisão de design consciente e deliberada garante que qualquer fonte de sinal possa ser reproduzida no nível de volume máximo determinado pelos amplificadores do sistema. Você está confuso? Não tenha medo! Como sempre, vamos explicar.
O que determina o quão alto um estéreo de carro pode tocar?
Na maioria dos casos, a capacidade máxima de saída do som do seu carro é determinada pela potência disponível dos amplificadores para acionar os alto-falantes . Quando você fica sem energia, o sinal produzido pelo amplificador distorce fortemente e o som fica distorcido e desagradável.
Em alguns sistemas, o fator limitante pode ser a qualidade ou configuração dos alto-falantes utilizados no veículo. Se os alto-falantes não estiverem operando em sua faixa ideal, você poderá ouvir um som de estalo quando a bobina de voz colidir com a placa traseira. Esta é uma ocorrência rara, mas acontece.
Estrutura de ganho do sistema de áudio
Quando você tem um amplificador conectado a um rádio, a maioria das pessoas pensa que o instalador (ou projetista do sistema, no caso de um sistema de som instalado de fábrica) deve configurar o amplificador para que ele tenha potência total quando você aumentar o volume para a configuração mais alta. Essa proporção simples de 1:1 funciona muito bem para músicas gravadas em volume alto.
Há uma desvantagem significativa nessa configuração. O que acontece quando você tem uma fonte de áudio silenciosa? Um bom exemplo disso é o lançamento do álbum de 2005 do Dire Straits,
Brothers in Arms . Este álbum (reconhecidamente incrível) é gravado com uma ampla faixa dinâmica e um nível de volume médio relativamente baixo. Cientificamente falando, a faixa “Money for Nothing” tem uma amplitude média de -22 dBFS (decibéis referenciados ao nível máximo de gravação), mesmo que os picos sejam gravados no nível máximo permitido no CD. Em comparação, a faixa do Daft Punk “Give Life Back to Music” tem um nível médio de -17dBFS. Você precisa de cerca de cinco dB a mais de ganho em seu sistema para fazer com que Mark Knopfler and Company pareça estar atuando no mesmo nível médio de volume.
O que acontece quando o volume total não é suficiente?
Os designers de sistemas de áudio incluem algo chamado sobreposição de ganho no sistema para permitir que essas passagens musicais silenciosas sejam tocadas no mesmo nível que faixas gravadas em volume alto. A desvantagem deste recurso (muito comum) é que seu sistema irá distorcer fortemente se você tocar música gravada em volume alto no volume máximo.
Nessas situações, a pessoa que opera o sistema de som (você) precisa saber quando você atingiu o máximo das capacidades do seu amplificador e parou de aumentar o volume. Muitos varejistas especializados em eletrônicos móveis lhe dirão que uma configuração de volume de 27 em 30 pode ser tão alta quanto você pode ativar o sistema. Este limite é determinado usando tons de teste gravados em níveis de volume altos. Seguir esta diretriz garante que seu sistema nunca distorça. Com isso dito, se você selecionou uma fonte que não é tão alta, seja Bluetooth, arquivos em um pendrive, um disco compacto silencioso ou a entrada auxiliar de 1/8 de polegada, sobrando alguns entalhes para girar o volume um pouco mais alto é muito bem-vindo.
O que acontece quando você excede o volume máximo?
Como mencionamos no início deste artigo, na maioria dos casos, os sistemas de áudio são limitados pela energia disponível do sistema amplificadores. Quando você atingir este limite, o amplificador irá “clipar”. O recorte adiciona grandes quantidades de distorção harmônica ao sinal de saída e aumenta drasticamente a energia fornecida aos alto-falantes de alta frequência. Essa energia extra pode fazer com que os médios e os tweeters falhem prematuramente.
Se o seu sistema de áudio atualizado estiver configurado para incluir alguma sobreposição de ganho, trabalhe com a pessoa que sintonizou o sistema para entender seus limites. Você está obtendo todo o desempenho possível do seu sistema de áudio, mesmo que o volume do rádio não esteja no máximo. Seu revendedor local de acessórios para celular pode fornecer detalhes sobre os limites de sua unidade de origem de fábrica e explicar como eles podem melhorar os detalhes, a precisão e o impacto emocional do sistema estéreo do seu carro.