>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Vida com um estéreo de fábrica


Você compra um carro, dirige por alguns meses e decide que o sistema de som não está funcionando. Antigamente, você comprava um novo aparelho de som e alguns alto-falantes e a vida seria boa. Mas já não é tão simples. Muitos fabricantes de automóveis usam configurações de painel incomuns e outros usam sistemas "premium" que usam amplificadores e alto-falantes com classificações de impedância incomuns e conexões proprietárias.

Muitos veículos novos não aceitam esta combinação tradicional de som automotivo e alto-falantes.



O maior destruidor? Em vez do antigo CD player/rádio combinado no painel, muitos veículos novos apresentam consoles tudo-em-um que incorporam controles climáticos, OnStar®, GPS, sistemas de alerta de veículos e outros recursos exclusivos, alojados junto com seu sistema de som. Substitua seu aparelho de som e você perderá muitas, se não todas, essas importantes funções de fábrica.

Opções para o século 21


Quais são suas escolhas se você comprou um veículo como este? Você está preso às limitações do sistema de som de fábrica? A concessionária local é sua única opção para adicionar ao seu sistema? Você terá que sofrer com qualidade de som de segunda categoria e opções de entretenimento limitadas pelas próximas 100.000 milhas? Alegrar. Há cada vez mais boas notícias a caminho.

Os fabricantes de estéreos automotivos começaram a se ajustar, afastando-se das ofertas tradicionais de estéreo e alto-falantes para desenvolver produtos que melhorem os sistemas de fábrica. As soluções vão desde a adição de um simples subwoofer alimentado até o uso de um processador de som sofisticado para expandir seu sistema e de adaptadores que conectam seu iPhone® ou iPod® ao seu aparelho de som de fábrica, a kits que integram seu smartphone ao seu sistema de fábrica. Vamos falar sobre algumas de suas opções.

Painéis disfuncionais e outros problemas


Muitos carros - o Honda Civic de 2006 ou o Mazda 6 de 2003, por exemplo - incluem controles de aquecimento e ar condicionado no console junto com o rádio de fábrica, dificultando a instalação de um novo receptor. Os proprietários desses carros podem se alegrar, porque estão disponíveis adaptadores de painel que permitem instalar um aparelho de som de reposição, mantendo seus controles de aquecimento e resfriamento.



Muitos outros veículos (General Motors SUVs em particular) incorporam avisos de segurança audíveis, campainhas de porta, comandos de voz OnStar e outros recursos no rádio de fábrica. Substitua o rádio de fábrica e você perderá as principais funções. Mas agora você pode encontrar uma variedade de adaptadores que permitem instalar um novo estéreo e ainda manter esses sistemas de fábrica.

Obtendo o som certo


A maioria das reclamações sobre os sistemas de som de fábrica citam a má qualidade do som, e mesmo os "sistemas premium" caros podem sofrer de graves enlameados e imagens ruins causadas por drivers baratos e muito pouca energia. Para agravar o problema, a maioria dos estéreos de fábrica não oferece os controles de equalização necessários para obter o som correto. Aqui estão algumas correções fáceis que podem melhorar seu deslocamento diário.

Pacotes de atualização


Alguns fabricantes projetaram pacotes inovadores que usam processamento de sinal, potência adicional e um sub para melhorar o som do sistema de fábrica do seu veículo. Os sistemas SoundGate Powerstage da Kicker, por exemplo, usam um amplificador de 4 canais e um sub alimentado para fazer seu sistema balançar. Ainda mais legal, Kicker projetou uma curva de equalização sofisticada para cada sistema que maximiza o impacto e a clareza dos alto-falantes padrão, permitindo que eles lidem com 50 watts sem vacilar. O sub gabinete motorizado, também feito sob medida para cada veículo, se encaixa exatamente no local pretendido.

Ouvimos sistemas da Kicker, Helix e JL Audio demonstrados com um botão liga/desliga, e a diferença na qualidade do som é impressionante. Os pacotes de atualização do sistema de fábrica estão disponíveis para uma ampla variedade de veículos e são uma ótima opção se você não quiser se dar ao trabalho de substituir o rádio de fábrica.

Adicionando amplificadores e subs ao seu sistema de fábrica


Se você está mantendo o rádio de fábrica, mas instalando novos amplificadores, alto-falantes e subs, a Crutchfield oferece uma ampla variedade de processadores de som para esse tipo de instalação. Muitos modelos podem acessar praticamente qualquer sistema de fábrica, o que lhe dará amplos recursos de equalização e permitirá que você adicione amplificadores e subwoofers.

Além disso, muitos sistemas de fábrica usam uma curva de equalização predefinida que faz com que os alto-falantes de fábrica soem bem, mas cria uma bagunça sonora horrível quando você tenta adicionar um amplificador e/ou novos alto-falantes. O PXA-H800 achata essa curva de fábrica, para que você possa instalar um sistema amplificado e desfrutar de excelente qualidade de som.


Baixo, onde você está?


O calcanhar de Aquiles de muitos sistemas de fábrica é o baixo. Um subwoofer amplificado pode melhorar drasticamente o som do seu carro, mesmo que o seu veículo tenha um sistema "premium". Por quê? Quando você aumenta o baixo no som do seu carro, você diminui a potência efetiva do amplificador porque é preciso mais energia para produzir o baixo. Com um sub alimentado, você pode deixar o baixo definido como "0" em seu estéreo de fábrica e deixar o sub suportar o peso de produzir a resposta de baixa frequência que você deseja ouvir. Você obterá um som geral muito mais limpo.





Qualquer sub alimentado que valha a pena oferecerá entradas de "nível de alto-falante", para que você possa se conectar ao sistema de fábrica tocando nos fios do alto-falante. Os submarinos elétricos variam em tamanho, desde gabinetes pequenos projetados para caber embaixo de um assento até unidades maiores que são instaladas no porta-malas ou na área de carga traseira. Para muitos veículos, você pode usar um sub "custom-fit", um gabinete de plástico moldado completo com alto-falante, que é instalado no painel lateral traseiro ou sob um assento. As versões motorizadas incluem um amplificador para um pacote de graves completo que não ocupa espaço.

Melhorar a clareza com tweeters


Confira a maneira como você configurou os controles de tom em seu estéreo de fábrica. Se você perceber que o controle de agudos está no máximo, considere comprar um conjunto de tweeters, pequenos alto-falantes de alta frequência que você pode instalar em suas portas ou painel. Você pode conectá-los aos alto-falantes da porta ou do painel e ficará surpreso com a forma como eles darão vida ao seu sistema. Mesmo se você já tiver tweeters de fábrica, instalar um conjunto de tweeters de alta qualidade em seu lugar pode melhorar drasticamente a clareza do seu sistema.

Nascido para um som ruim


Alguns carros estão condenados a um som ruim em virtude de seu design. O Jeep Wrangler, por exemplo, pode atravessar rios caudalosos e escalar montanhas altas, mas sua combinação de pequenos alto-falantes e um ambiente barulhento torna a experiência de audição menos do que ideal. Agora, você pode comprar cápsulas de alto-falante de plástico resistentes que são instaladas em vários pontos no interior do Wrangler, abrigando um conjunto de seus alto-falantes favoritos ou um pequeno sub.







Veículos subcompactos ou pequenos carros esportivos também são notórios por configurações de estéreo ruins, com pequenos alto-falantes presos nas portas ou no painel como uma reflexão tardia. Substituir seu estéreo só vai até certo ponto quando a música é transmitida por um conjunto de alto-falantes de 4". sério impacto e soco para o seu sistema.

Mais opções de entretenimento para seu rádio de fábrica


No passado, os fabricantes de automóveis evitavam fornecer qualquer maneira de conectar um dispositivo auxiliar ao estéreo de fábrica, imaginando corretamente que eles ganhariam mais dinheiro vendendo a opção de fábrica na concessionária. Mas a popularidade esmagadora do iPod® forçou esse problema, e a maioria das montadoras agora equipa seus novos veículos com portas USB. Mas quais são suas opções se você não for um dos sortudos com um carro como esse?






Leve suas músicas na estrada


Felizmente, desenvolveu-se uma pequena indústria saudável cujo único objetivo é ajudá-lo a conectar seu smartphone ou reprodutor de música ao aparelho de som de fábrica. Quer ligar o seu iPod? Você encontrará adaptadores para iPod que o conectarão a rádios de fábrica de quase todos os principais fabricantes de automóveis. Esses adaptadores permitem que você:
  • reproduza seu iPod pelo sistema de som de fábrica;
  • escolha entre usar os controles do rádio de fábrica ou os controles do iPod para executar o iPod;
  • acesse todas as suas listas de reprodução do iPod;
  • carregue a bateria do seu iPod enquanto você dirige.

Se você ouvir através de um reprodutor de música ou smartphone que não seja da Apple, poderá encontrar um adaptador de entrada auxiliar para a maioria dos aparelhos de som de fábrica. Puxe seu estéreo de fábrica para fora do painel, conecte um desses adaptadores no plugue do trocador de CD traseiro, reinstale o estéreo e pronto. Você pode conectar e ouvir seu reprodutor de música portátil - ou qualquer outra fonte de áudio externa - através de seu aparelho de som de fábrica. Doce.

Mantenha seu telefone à mão e seguro


Mas o que acontece quando você conecta seu reprodutor de música e começa a dirigir? Você não pode simplesmente escondê-lo, porque você pode querer chegar aos controles. Então, onde você coloca a coisa? Solução:pegue um suporte de telefone. Eles são instalados facilmente - basta remover uma seção do seu painel, aparafusar a montagem no lugar e substituir o painel. Muitos apenas se prendem ao painel por meio de uma almofada adesiva. Você criou uma casa permanente em seu carro para um iPod ou smartphone sem nenhum corte ou modificação.

Segurança do telefone celular


A cada dia que passa, mais e mais locais estão proibindo o uso de telefones celulares nas estradas, tentando eliminar o perigo causado por motoristas distraídos segurando um telefone celular em uma mão e dirigindo com a outra. Mas os telefones celulares tornaram-se parte integrante da vida moderna. Como você mantém contato e dirige com segurança?




Chamada sem fio Bluetooth®


Você pode aproveitar a chamada Bluetooth de viva-voz do seu telefone e instalar um kit de viva-voz. Eles se conectam ao estéreo de fábrica em muitos veículos com a ajuda de um prático chicote elétrico específico para o veículo.

Este combo conecta sem fio seu smartphone ao estéreo de fábrica, silenciando o estéreo quando você recebe uma chamada telefônica. Você ouve a conversa pelos alto-falantes do carro e seu lado da conversa é captado por um pequeno microfone incluído no kit de telefone celular. Assim que você entrar no carro, o telefone e o kit serão sincronizados automaticamente, prontos para aceitar ou enviar chamadas. Seu telefone fica na bolsa ou no bolso do casaco e seus olhos ficam na estrada.

Mais opções a caminho


Resumindo, a vida com um rádio de fábrica pode ser boa. À medida que os fabricantes de áudio automotivo continuam se ajustando ao mercado em constante mudança, você encontrará cada vez mais produtos disponíveis que adicionarão funcionalidade e desempenho ao seu sistema de fábrica. Preso com um aparelho de som de fábrica e não encontrou o que deseja neste artigo? Temos duas palavras para você - entre em contato conosco. Ajudaremos você a encontrar suas opções para melhorar o som.