Quando você está comprando alto-falantes para carros ou procurando uma maneira de melhorar o som do sistema de áudio do seu carro, considere a importância do tweeter. Tanto a forma como o material de que é feito têm um impacto direto na forma como a sua música soa.
Close do tweeter em um alto-falante de carro de 2 vias.
Os tweeters reproduzem as frequências altas em sua música - os vocais, guitarras, metais e outras notas altas que fazem a música brilhar e ganhar vida. Eles também são vitais para um bom palco sonoro e separação estéreo, para que a música soe como se estivesse vindo de todos os lugares ao seu redor, e não de seus joelhos ou tornozelos.
Os fabricantes tentam equilibrar vários fatores ao projetar um tweeter, incluindo qualidade do som, dispersão do som e custo. Eles querem que o tweeter seja leve, para que ele se mova com rapidez e facilidade, mas rígido o suficiente para manter sua forma e não distorcer quando o volume for aumentado. A capacidade do tweeter de parar de se mover rapidamente quando a música termina - amortecimento - também é muito importante na criação de um som preciso.
Para esses fins, eles empregam diferentes formas e materiais de tweeter. Compreender as características dessas formas e materiais ajudará você a tomar uma decisão melhor sobre que tipo de tweeters você deseja em seus alto-falantes.
Formas de tweeter
A forma do tweeter determina a eficácia com que ele distribui as altas frequências em seu carro. Diferentes formas de tweeter são usadas para obter o melhor desempenho possível de um determinado material a um determinado preço. Aqui estão alguns dos designs de tweeter mais usados.
O tweeter de cone
O tweeter de cone é o design mais comum no áudio do carro, especialmente em alto-falantes de fábrica, porque é o mais barato de produzir. Muitos tweeters de fábrica usam o famoso design "whizzer cone", um megafone de papel embutido no woofer para aumentar a resposta dos agudos. Essa forma não espalha o som tão amplamente quanto outros designs, e os materiais baratos usados em muitos alto-falantes de fábrica não reproduzem o som com precisão.
O tweeter semi-domo
Um design comum usado em alto-falantes de baixo custo é o tweeter semi-dome, ou domo balanceado. A semi-cúpula apresenta uma pequena cúpula aninhada dentro de um cone raso. Em um tweeter de domo balanceado, o cone e o domo são aproximadamente iguais em tamanho.
Este design permite o uso de materiais mais macios e menos rígidos.
Este alto-falante Kicker 6 "x8" emprega um tweeter de cúpula balanceada.
Os tweeters semi-dome têm um perfil relativamente baixo que os torna menos propensos a danos em um espaço de montagem muito apertado. Você encontrará tweeters semi-dome usados quase exclusivamente em alto-falantes coaxiais e raramente em tweeters separados ou nos tweeters em sistemas de alto-falantes componentes.
O tweeter de cúpula
O tweeter de cúpula é um avanço em relação ao tweeter semidome, principalmente devido à dispersão de som aprimorada.
A forma de cúpula irradia som com um padrão de dispersão mais amplo do que o design semi-dome. Como as ondas sonoras de alta frequência são muito direcionais, uma dispersão mais ampla das ondas sonoras fornecerá um "ponto ideal" maior para trabalhar ao configurar seu sistema.
Os tweeters de cúpula, como os deste alto-falante estilo placa, são o design mais comum usado em alto-falantes componentes.
Muitas vezes você verá o tamanho de um tweeter de cúpula listado com os detalhes do alto-falante. Uma cúpula maior dispersará o som de forma mais eficaz, mas pode exigir mais potência para ser acionada corretamente.
Outras variações
Focal vira o tweeter de domo de cabeça para baixo com seu design de domo invertido. Como o nome sugere, a cúpula invertida não se projeta da bobina de voz do tweeter, mas fica de cabeça para baixo, como uma cratera no centro. Este design melhora o padrão de radiação do som e a eficiência do tweeter, como um cone, enquanto fornece controle superior.
Muitos alto-falantes Focal usam um design de tweeter de cúpula invertida.
Materiais — os três grandes
C.M.M.D., Kaladex, Mylar, PET, titânio, alumínio, poliimida, seda, berílio – essa é apenas uma lista parcial do que você encontrará quando começar a pesquisar materiais de tweeter. Mas depois de passar os termos técnicos, você descobrirá que existem três classes básicas de materiais usados na construção do tweeter.
Filmes sintéticos
Filmes sintéticos, como Mylar, poliimida e PET possuem vários atributos desejáveis. Eles são resistentes à umidade – importante nos extremos do ambiente do carro – e são leves. Como são leves, os tweeters de filme não precisam de muita energia para acioná-los de forma eficaz. Isso torna os tweeters de filme uma boa escolha para sistemas e alto-falantes de baixa potência. No lado negativo, a falta de rigidez no material significa que eles têm características de amortecimento ruins e não são os mais precisos na reprodução musical.
Têxteis
O grande player na categoria têxtil é a seda. Os tweeters de seda e mistura de seda tendem a soar quentes, suaves e refinados. E a seda é comumente usada em alto-falantes domésticos de boa qualidade para obter um tom equilibrado e realista na música. Os tweeters de seda projetados para manuseio de alta potência geralmente são reforçados com materiais sintéticos que adicionam rigidez extra para melhor amortecimento, para que possam aumentar o volume enquanto mantêm as coisas suaves e mantendo a precisão.
Metais e misturas
Se você gosta de seus agudos nítidos, brilhantes e altos, os tweeters de metal podem ser a escolha para você. O alumínio é o mais comum. É leve, forte e produz um som brilhante em altas frequências. É uma boa escolha quando você deseja garantir que os agudos cortem o ruído da estrada e os graves fortes.
Este tweeter Focal é feito de uma mistura de alumínio e magnésio.
O titânio é um material popular, porque é extremamente leve e menos ressonante que o alumínio. Essas qualidades permitem reproduzir altas frequências com extrema precisão, mas sem a dureza que alguns entusiastas de áudio atribuem aos tweeters de alumínio.
Os fabricantes de alto-falantes estão sempre procurando novos materiais para melhorar os designs dos tweeters para que eles toquem música com mais precisão e clareza do que os designs mais mundanos. Espere que a gama de materiais compostos de metais exóticos, como misturas de cerâmica/metal e metal/metal, se expanda ao longo do tempo.
Escolha entre têxtil e metal
O verdadeiro truque na compra de alto-falantes é saber quando comprar seda e quando comprar metal.
- Se você tiver muito barulho na estrada ou dirigir na estrada com as janelas abaixadas, os tweeters de metal podem eliminar todo esse ruído e manter um som claro.
- Se o ruído não for um problema ou se o interior do seu veículo for principalmente de plástico rígido, a seda pode dar à sua música um som mais natural.
Outros detalhes sobre o design do tweeter
Saber um pouco sobre a forma e a composição de um tweeter pode ajudá-lo a entender mais sobre o desempenho que você pode esperar. Aqui estão alguns outros detalhes sobre o design do tweeter a serem considerados.
Guias de ondas
Guias de onda melhoram o padrão de radiação de som do tweeter, garantindo que os agudos sejam transmitidos de forma mais uniforme. Eles também servem para direcionar as ondas sonoras em direção à sua posição de audição para uma melhor imagem estéreo.
Este alto-falante Alpine usa um guia de ondas para melhorar a radiação sonora do tweeter.
Resfriamento de fluido ferroso
Ferro-fluidos são fluidos magnéticos que aderem à bobina de voz do tweeter. Os tweeters projetados para manuseio de alta potência podem usar resfriamento de ferrofluido para ajudar a dissipar o calor quando o tweeter está sendo acionado com força.
Coaxiais ou separados?
Os tweeters são integrados em um alto-falante de alcance total, como um alto-falante coaxial, ou montados separadamente do woofer, como em sistemas de alto-falantes componentes ou tweeters autônomos. Esse posicionamento ajuda - quanto mais alto o tweeter estiver montado em seu carro, melhor ele pode espalhar a música (isso é simplista, mas você entendeu). Mais importante, porém, é como o tweeter é construído. Um tweeter de baixa qualidade vai soar mal, não importa onde você o monte.
Colunas de 3 e 4 vias
Os alto-falantes de "3 vias" ou "4 vias" têm mais de um tweeter, e esse design permite que o alto-falante se concentre ainda mais na separação das diferentes frequências sonoras. Um alto-falante de 3 vias adiciona um driver de médio porte (para maior calor na música) ou um supertweeter (para resposta estendida de alta frequência). Um alto-falante de 4 vias adiciona ambos.
Este alto-falante de carro Infinity 6 "x9" tem um tweeter de 1" de borda e um supertweeter piezo de 5/9".
Obtenha tudo o que você precisa
Defletores de espuma proteger seus alto-falantes de poeira e umidade.
Bloqueadores de graves melhore a eficiência dos alto-falantes menores removendo baixas frequências que eles não foram projetados para lidar.
As ferramentas certas tornar a remoção de um painel de porta muito mais fácil.
Um
kit de alto-falante Dynamat reduz os níveis de ruído dentro do seu veículo, proporcionando maior clareza, volume e resposta de graves de seus alto-falantes.
Lembre-se do tweeter
Quando você está comprando alto-falantes, é fácil se empolgar com a verificação das especificações - manuseio de energia, resposta de frequência e afins. Esses números são importantes, mas lembre-se de que o tweeter – como ele é projetado e do que é feito – terá um grande efeito em como sua música soará quando você ligar o receiver.
Para mais informações
Leia nosso Glossário de materiais de alto-falante ou confira esta entrada de nossas Perguntas frequentes sobre alto-falantes automotivos — "Qual é a maneira mais econômica de obter agudos mais nítidos e melhor imagem estéreo no meu carro?"
E use nosso Seletor de Veículos para descobrir o que cabe no seu carro, depois entre em contato conosco se tiver alguma dúvida.