Um guia para ajudá-lo a escolher os alto-falantes de áudio automotivos certos para você e seu sistema de som
A compra de alto-falantes de carro pode ser um processo complicado se você não estiver familiarizado com os diferentes tipos de alto-falantes do mercado. Mas com um pouco de ajuda para entender as diferenças entre os alto-falantes, você pode encontrar os corretos para o seu carro e melhorar sua experiência de audição.
Ao comprar alto-falantes automotivos, considere este guia sobre os tipos de alto-falantes automotivos e recursos disponíveis que atualizarão seu sistema de áudio automotivo.
Leia mais:O GUIA PARA INICIANTES PARA ATUALIZAR O SISTEMA DE ÁUDIO DO SEU CARRO
Tipos de sistemas de alto-falantes
Os alto-falantes do mercado de reposição são divididos em duas categorias principais:alto-falantes de componentes e alto-falantes de gama completa. Aqui está uma comparação de alto-falantes de gama completa versus componentes para ajudá-lo a escolher os melhores alto-falantes para você e seu sistema de áudio do carro.
Componente
Se você deseja o melhor som possível de seus alto-falantes, considere sistemas de alto-falantes componentes. Os sistemas de componentes têm alto-falantes com design superior e vários drivers para uma qualidade de som ideal.
Cada driver é projetado para operar dentro de sua própria faixa ideal de frequências. E esses componentes geralmente são feitos de materiais melhores do que os alto-falantes de gama completa, permitindo que produzam sons detalhados e dinâmicos.
Os sistemas de componentes consistem em woofers, tweeters e crossovers externos separados. E enquanto separados, eles são projetados para trabalhar juntos para produzir um som de alta qualidade.
Com um sistema de alto-falante componente, você pode montar drivers em diferentes áreas ao redor do carro para que o som tenha maior profundidade e clareza.
E a rede de crossover é externa ao tweeter e woofer, de modo que os componentes internos podem ser de maior qualidade, garantindo uma delineação nítida entre as frequências enviadas aos diferentes drivers.
Faixa completa [coaxial]
Se você deseja substituir seus alto-falantes de fábrica com facilidade e sem problemas, considere alto-falantes de gama completa, também conhecidos como alto-falantes coaxiais.
Os sistemas de alto-falantes full range são os mais comuns no mercado e consistem em todos os elementos de alto-falante em um, com um woofer para sons graves e um tweeter para notas altas.
Alguns alto-falantes de alcance total também terão drivers de médio ou super tweeter. E eles estão disponíveis em quase todos os preços e faixas de potência.
Esses alto-falantes vêm em vários tamanhos para caber em locais de alto-falante existentes de fábrica, para que você possa simplesmente remover o alto-falante antigo e conectar e montar os novos alto-falantes.
Outros tipos de alto-falantes
Aqui estão os outros tipos principais de alto-falantes/drivers usados nos sistemas de áudio do carro:
Subwoofers
Os subwoofers reproduzem os sons de frequência mais baixa (graves), adicionando profundidade à música. Os subwoofers geralmente exigem um gabinete e um amplificador de potência, e variam em tamanho de 8 polegadas a 15 polegadas.
Midbass
Esses alto-falantes versáteis reproduzem sons profundos em frequências médias a graves, como bumbo e vocais de oitava mais baixa. Eles variam em tamanho de 6,5 polegadas a 8 polegadas e atendem a diferentes funções em sistemas de componentes e de gama completa.
Médios
Os alto-falantes de médio porte reproduzem frequências no meio do espectro de áudio que os midbass e os tweeters não conseguem reproduzir com tantos detalhes e precisão. Drivers de médio porte variam em tamanho de 3,5 polegadas a 6,5 polegadas.
Twitter
Os tweeters reproduzem as frequências de som mais altas, como pratos e chapéus altos. Tweeters também fornecem clareza e detalhes para vozes e instrumentos.
Os tweeters são geralmente os menores alto-falantes em um sistema de áudio de carro (0,5 a 1,5 polegadas de tamanho) e são colocados mais altos no carro do que os woofers em sistemas de componentes. Em um sistema coaxial de alcance total, os tweeters são suspensos e montados no meio do woofer.
Recursos a serem procurados
Ao comprar alto-falantes, considere esses recursos importantes para encontrar o conjunto certo para o sistema de áudio do seu carro.
Sensibilidade
Quando alimentados adequadamente, os alto-falantes produzem uma qualidade de som ideal. A sensibilidade refere-se à quantidade de som produzido pelos alto-falantes com base na potência fornecida pelo estéreo.
Se você tiver um aparelho de som automotivo de baixa potência instalado de fábrica com uma potência de 15 watts RMS por canal ou menos, ele irá emparelhar bem com alto-falantes que tenham uma alta classificação de sensibilidade, por exemplo, acima de 90 dB.
E se você tiver um sistema estéreo de pós-venda de alta potência ou um amplificador externo com uma potência de 16 watts RMS ou mais, você desejará alto-falantes com classificações de baixa sensibilidade.
Portanto, certifique-se de combinar estéreos de baixa potência com alto-falantes de alta sensibilidade e estéreos de alta potência com alto-falantes de baixa sensibilidade para obter o melhor som.
Manuseio de energia
O manuseio de energia refere-se a quanta energia (em watts) um alto-falante pode suportar. Portanto, se você tiver um sistema de áudio automotivo de baixa potência, seus alto-falantes não precisarão lidar com muita energia e podem ter um manuseio de baixa potência - por exemplo, uma potência máxima RMS de 2 a 50 watts RMS.
Mas se o seu sistema tiver amplificadores externos potentes, a potência dos alto-falantes deve estar próxima da mesma potência de saída dos amplificadores.
Twitters giratórios ou giratórios
Como os tweeters produzem altas frequências direcionais, os alto-falantes de alcance total com tweeters giratórios ou giratórios podem ser direcionados para o ouvinte para maior profundidade e som mais realista. Estes são ideais se você estiver substituindo os alto-falantes baixos em sua porta.
Crossovers Externos
Os sistemas de componentes geralmente usam crossovers externos passivos para uma separação limpa entre as frequências enviadas ao woofer e ao tweeter. Essa separação permite um som mais limpo e mais eficiente.
Os crossovers externos ajudam a impedir que o tweeter e o woofer desperdicem energia ao tentar reproduzir frequências que não deveriam reproduzir.
Muitos crossovers também possuem terminais de entrada extras para biamplificação – conectando dois conjuntos de cabos, com cada conjunto transportando um sinal de um amplificador ou canal de amplificador separado.
Bi-amplificação permite amplificação dedicada para drivers de alta frequência (tweeters) e drivers de baixa frequência (woofers).
Combinando seus alto-falantes com seu veículo
Você precisará encontrar alto-falantes que correspondam à marca e modelo do seu veículo, bem como ao sistema estéreo. Verifique o tamanho dos alto-falantes que você já possui para poder escolher um novo conjunto de alto-falantes do mesmo tamanho.
Leia mais:DICAS PARA CONSTRUIR O SISTEMA ESTÉREO PARA CARRO IDEAL
Ou você pode instalar novos alto-falantes em um tamanho diferente com a ajuda de profissionais de áudio automotivo. Eles podem personalizar o espaço para caber nos alto-falantes que você deseja. Os profissionais também podem ajudá-lo a escolher um subwoofer e um gabinete de caixa com base no espaço disponível no porta-malas ou no carro, se você quiser adicionar mais profundidade ao seu sistema de som.
Para obter mais dicas sobre como encontrar os alto-falantes certos para o seu veículo, visite os especialistas locais em áudio do carro.
Com os alto-falantes certos, você melhorará sua experiência de audição e fará com que sua música soe da maneira que deve ser ouvida.