Instalar equipamento de áudio no carro? Faça estas perguntas primeiro
Você provavelmente já ouviu o ditado:'não existe pergunta estúpida'. Isso é mais verdadeiro do que nunca quando você está atualizando o sistema de áudio do seu carro.
Seu carro e sua tecnologia são importantes para você, e você quer garantir que cada dólar gasto em seu veículo valha a pena. É por isso que os técnicos automotivos estão lá para tornar tudo fácil para você entender, seja você um aficionado por automóveis ou se você estiver confuso com a terminologia usada no mundo dos veículos.
Ao falar com um técnico profissional, os proprietários de automóveis devem se sentir à vontade para fazer perguntas e aprender sobre seus novos equipamentos. Leia abaixo para saber quais perguntas fazer e o que considerar à medida que as atualizações estão sendo executadas.
LEIA MAIS:Prepare sua viagem de carro com a atualização de áudio que ela merece
Noções básicas:quais são as peças do sistema de áudio de um carro?
É o seu veículo que está sendo trabalhado - por isso é totalmente normal querer saber mais sobre quais peças estão sendo atualizadas ou adicionadas. Incluímos breves descrições dessas partes abaixo. Ainda assim, não hesite em perguntar ao seu técnico de automóveis mais sobre essas atualizações.
Unidade principal
O termo 'unidade principal' refere-se ao painel de controle em seu painel que é usado para operar o sistema de áudio do seu carro. Na maioria dos veículos modernos, a unidade principal consiste em um tablet ou tela que exibe a hora junto com outras informações – a música que você está ouvindo, a previsão, um GPS ou outros aplicativos.
Esta é uma parte importante do seu sistema de áudio porque é o componente com o qual o usuário realmente interage. Por esse motivo, sua unidade principal deve ser otimizada para torná-la atraente para você como usuário.
Orador
Muitos equipamentos de áudio são erroneamente chamados de "alto-falante", mas o que realmente se qualifica como alto-falante?
Os alto-falantes dependem de sinais elétricos amplificados para criar som. Tecnicamente, um alto-falante é qualquer equipamento de áudio que converte esse sinal em pressão ou energia que empurra um objeto chamado 'cone de alto-falante' para frente e para trás - essa vibração é o que realmente produz o som.
Amplificador
Amplificadores desempenham o papel de 'ajudante' para seus alto-falantes. Isso ocorre porque a maioria dos alto-falantes não está equipada para reproduzir música ou áudio em volumes altos. Os amplificadores aumentam seu sinal de áudio para uma voltagem mais alta, produzindo áudio nítido e claro em volumes mais altos. Caso contrário, você acabará com ruídos difusos saindo de seus alto-falantes.
Subwoofer
Enquanto os amplificadores aumentam o sinal de áudio como um todo, os subwoofers melhoram o som dos graves do áudio. Esta é a parte mais complicada do áudio para trabalhar, pois os graves de baixa qualidade soam confusos e desagradáveis quando ativados sem um subwoofer.
LEIA MAIS:O sistema de áudio do meu carro precisa ser reparado
Perguntas que você deve fazer
"Como será o som do áudio após a conclusão dos upgrades?"
Você quer ter certeza de que o técnico de áudio com quem está trabalhando sabe o que está fazendo. Peça-lhes que descrevam o resultado final de seu esforço. Dessa forma, você garantirá que haja realmente um objetivo final razoável.
"Como posso evitar danos?"
A tecnologia de áudio é sensível. Um pequeno problema pode prejudicar toda a qualidade do som que seu sistema produz. Veja o que seu técnico pode lhe dizer sobre prevenção de erros.
"O que devo fazer se notar danos?"
Há duas grandes razões para fazer esta pergunta. Primeiro, você aprenderá dicas diretas que você pode aplicar para garantir que seu sistema de áudio possa ser cuidado adequadamente.
Em segundo lugar, você saberá se o seu instalador tem alguma opção de garantia ou manutenção.
"Que outros upgrades posso obter?"
Por que parar em uma atualização? Você pode estar interessado em transformar todo o seu sistema de áudio, mas pode não estar ciente de quais opções são adequadas para você. Veja o que seu técnico sugere.
"E se eu quiser vender meu veículo?"
É importante certificar-se de que as atualizações de áudio que você escolher não invalidem a garantia do seu carro existente – especialmente se um dia você planeja trocar ou vender seu veículo. Certifique-se de que seu técnico esteja realizando atualizações que não violem esses acordos.
"Existe algum risco em fazer um upgrade?"
Seu técnico não deve responder com um simples 'sim' ou 'não' - em vez disso, ele deve explicar melhor o que esperar com este sistema em seu veículo e o que você deve procurar.
Conclusão
Em última análise, ter um sistema de áudio atualizado pode transformar sua experiência de condução. No entanto, você deve estar ciente de quais atualizações estão sendo realizadas – especialmente se estiver pagando! Não tenha medo de pedir ao seu técnico para explicar o que eles estão instalando ou alterando, pois conhecimento é poder.