Soluções para seus problemas de áudio automotivo mais frustrantes
O sol está brilhando, o carro está lotado e seus amigos estão esperando por você para buscá-los para uma viagem de fim de semana prolongado. Você se senta no banco do motorista, liga o carro e seu sistema de áudio não está funcionando. É um problema digno de pena. Nada pode arruinar uma boa viagem ou testar sua paciência como a ausência de música durante a longa viagem.
Problemas comuns com sistemas e soluções de áudio automotivo
Para voltar à estrada e ouvir suas músicas favoritas, vamos detalhar alguns dos problemas mais comuns do sistema de áudio do carro e suas soluções.
Seu sistema de áudio não está funcionando
Os sintomas desse problema podem se manifestar de várias maneiras. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns são:
- Rádios que não ligam
- Unidades que desligam em intervalos aleatórios e regulares
- Seu rádio desliga ao passar por solavancos
- As telas e o som do carro desligam ao mesmo tempo.
As causas mais comuns desses problemas são fusíveis queimados, a unidade de áudio está desligada, conexões soltas e fiação desconectada.
A unidade principal recém-instalada não tem energia
Quando isso acontece, é importante garantir que seu amplificador não tenha sido colocado no modo de proteção. Se a potência produzida pelo alternador for muito grande para o amplificador, ele pode ter se protegido de danos ativando o modo de proteção.
Seu alto-falante não está produzindo nenhum baixo
A falta de graves em um sistema estéreo pode ser causada por uma infinidade de coisas. A primeira coisa que você gostaria de verificar são os controles de áudio, como equilíbrio, fader, controles de graves. Certifique-se de que estão devidamente ajustados. Se essas configurações estiverem corretas, talvez seja necessário ajustar o DSP ou seu EQ para configurações diferentes. Verifique a polaridade nos alto-falantes esquerdo e direito para garantir que esteja correta. Se tudo mais falhar, você pode tentar redefinir o estéreo de volta às especificações de fábrica. Seu último recurso é visitar seu especialista local em som automotivo, pois pode haver um problema com a instalação ou as conexões dos alto-falantes.
Há ruídos indesejados passando pelos alto-falantes
Assobios, gemidos, zumbidos ou sons estáticos vindos de seus alto-falantes podem ser causados por vários problemas. A primeira coisa que você gostaria de garantir é que seu receptor esteja firmemente aterrado. O aterramento inadequado é uma das maiores causas de ruídos indesejados. A estática de rádio pode ser causada pelo ruído da antena. A melhor maneira de verificar isso é verificar se está presente apenas ao ouvir o rádio, ao contrário das funções CD, Auxiliar ou USB. Acredite ou não, sons de ganido podem ser causados por ruídos do motor e do alternador. Se esses forem os culpados, você pode instalar um filtro de ruído do alternador na linha de energia entre a bateria e o alternador para minimizar o problema. Filtros de ruído para a potência do receptor também podem ajudar. Em última análise, uma conexão de aterramento solta ou intermitente é normalmente o problema.
Som cortado de repente
A causa da interrupção repentina do som em um sistema de áudio automotivo pode ser causada por uma quebra ou dobra na fiação do alto-falante. Também pode ser causado por um amplificador ruim ou fiação defeituosa para o amplificador. Se todas essas verificações não produzirem resultados, sua unidade principal pode ter falhado.
Superaquecimento estéreo
A causa mais comum de superaquecimento de aparelhos de som é um fio defeituoso. Se você não conseguir ver ou encontrar um fio defeituoso, é melhor procurar ajuda profissional de uma empresa respeitável. Um dispositivo eletrônico superaquecido pode ser muito perigoso.
Aterramento ruim
Problemas que ocorrem devido ao mau aterramento podem fazer com que seu amplificador entre e desligue. Quando o som do carro está ligado, os amplificadores puxam mais corrente. Se o fio terra do sistema estiver comprometido, o amplificador não poderá puxar a corrente necessária. Isso normalmente envia o amplificador para clipping. Os sintomas disso seriam sons de zumbido do alternador ou baixa qualidade de som.
Amp Clipping
Clipping é o resultado de um amplificador no qual a potência foi maximizada ou atingiu as capacidades máximas de tensão do sinal. Se a energia não estiver sendo gerada com rapidez suficiente, o sinal pode ficar distorcido ou cortado. Com o tempo, se houver energia contínua regularmente inadequada disponível para uma configuração de alto volume, o corte pode se tornar um problema.
Ruídos estranhos vindos do subwoofer
Um zumbido vindo de um subwoofer pode ser causado por diferenças entre os componentes do sistema, cabos de alimentação e cabos de áudio.
Recorra aos especialistas em áudio automotivo
Sua melhor opção quando você não conseguir encontrar uma solução para os problemas de áudio do seu carro sempre será levá-lo a um profissional para diagnóstico. Uma equipe altamente experiente pode encontrar rapidamente a solução necessária para o seu problema e colocá-lo de volta na estrada com um som claro em pouco tempo.
As habilidades certas, os profissionais certos
Uma coisa é ter as ferramentas certas, mas você deve ser capaz de usá-las corretamente. A última coisa que você quer é causar mais danos ao sistema de áudio do seu carro. Se você tem experiência com problemas técnicos e fiação, pode querer correr o risco, no entanto, um diagnóstico profissional por um especialista em áudio automotivo altamente qualificado e experiente pode economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo.