Tweeters são necessários para reproduzir sons de alta frequência, como vozes, instrumentos e efeitos sonoros.
Na maioria dos sistemas de áudio do carro, os tweeters são montados na frente do veículo para proporcionar uma experiência de audição mais imersiva, mas precisamos de tweeters separados no carro? Vamos descobrir.
Geralmente, os tweeters são necessários para produzir sons altos de alta frequência conhecidos como agudos. Se você deseja uma experiência de audição imersiva com agudos cristalinos e detalhes nítidos, adicionar tweeters separados é uma boa opção. Além disso, adicionar tweeters a qualquer sistema de áudio automotivo é a maneira mais eficaz de melhorar a qualidade geral e a clareza dos sons. No artigo abaixo, entrarei em mais detalhes sobre os diferentes tipos de tweeters e como escolher os corretos para o seu carro.
O que os tweeters fazem?
Em suma, os tweeters melhoram a qualidade do som. Esses menores alto-falantes com um diâmetro entre uma ou algumas polegadas são projetados para produzir as frequências mais altas no som, normalmente de cerca de 2.000 Hz a mais de 40.000 Hz. O que significa que
tweeters criam entre 2.000 e 40.000 ondas sonoras por segundo forte> .
Para ter uma ideia de quão alto isso é, a
nota mais alta em um piano é de cerca de 4.186 Hz .
Por causa dessa faixa de frequência, os tweeters não podem funcionar sozinhos e devem fazer parte de todo o sistema de som. Na maioria dos casos, eles são instalados em cima do woofer nos alto-falantes coaxiais. Nos sistemas de componentes, os tweeters são separados dos alto-falantes de médio porte.
Ao contrário dos woofers que produzem frequências baixas a médias, e sua direção precisa em direção ao ouvinte não é tão importante, os tweeters devem ser apontados para seus ouvidos para uma melhor experiência de áudio na parte frontal. Às vezes, eles são montados na parte de trás do carro para encher ainda melhor a cabine com sons altos.
Sistemas de som de fábrica de qualidade como, por exemplo, Bang&Olfusen na Audi, usam tweeters ajustáveis que direcionam o som precisamente para os ouvidos dos passageiros.
Na maioria dos carros, no entanto, mesmo que os tweeters estejam originalmente instalados, eles não são apontados na direção do ouvinte. Por causa disso, a experiência geral de áudio pode não ser tão boa quanto em sistemas de áudio automotivos profissionais, onde a propagação das ondas sonoras foi projetada individualmente com base no tamanho e na forma da cabine do veículo.
Isso não significa que tweeters adicionais não ajudarão. Em 100%, eles vão. Depois de ouvir algumas músicas feitas pelo sistema com tweeters, você não vai querer voltar aos tipos de alto-falantes sem tons altos fortes.
Onde instalar tweeters no carro?
Os tweeters são muito menores do que os tamanhos de outros alto-falantes, e você pode encontrá-los no centro dos alto-falantes coaxiais ou montados de forma independente em diferentes lugares do carro. Se o seu veículo estiver originalmente equipado com tweeters, a sua substituição por um novo sistema é simples. Se o seu carro não tiver tweeters separados, você precisará instalá-los em novos locais.
Embora cada carro seja diferente, existem áreas típicas onde você pode adicionar esses pequenos alto-falantes:
- Na parte superior da porta. Este é o melhor lugar para os tweeters no carro obterem um efeito estéreo claro.
- No pilar “A” entre o para-brisa e a janela da porta da frente. A maioria dos tweeters instalados de fábrica são colocados nos pilares "A".
- Tweeters montados no painel também são frequentemente instalados em sistemas de fábrica. Esta posição é a mais difícil de direcionar a música para os passageiros devido ao reflexo do para-brisa.
Independentemente do local do carro que você escolher, a instalação correta é fundamental para obter uma alta qualidade de som.
Quais são os tipos de tweeters nos sistemas de áudio do carro?
Ao olhar para os tweeters, você verá que todos parecem diferentes, mas todos pertencem aos poucos grupos principais. Alguns tipos são montados em uma posição fixa, enquanto outros são ajustáveis para que você possa alterar o ângulo do cone para direcionar o som para o local exato do seu carro.
Graças ao design adaptável, os tweeters ficam voltados para o centro do veículo, o que ajuda a ouvir melhor o efeito estéreo.
Existem alguns tipos de tweeter mais comuns que você pode ver nos vários sistemas:
- Os tweeters de cúpula têm a dispersão de som mais extensa de todos os tipos de tweeter. Graças a isso, eles são frequentemente usados nos sistemas de componentes, permitindo flexibilidade na escolha do local certo sem perder a qualidade do som.
- Um tweeter semi-domo se parece com um pequeno woofer com um tweeter de tamanho correspondente na parte superior. Esse design permite o uso de materiais macios, como seda, que produzem tons agudos menos nítidos.
- Twitter de cone, são usados principalmente no áudio automotivo de fábrica devido ao baixo custo o que afeta diretamente a qualidade do som. As opções de pós-venda dos tweeters de cone também oferecem desempenho limitado.
- O design de domo invertido usado em tweeters que se parece com um pequeno alto-falante de cone garante uma qualidade de som perfeita, mas é caro. Os tweeters invertidos são feitos pela Focal, por exemplo, TN43 (Focal site, link abre em nova janela ).
Do lado do material, existem dois grupos principais, tweeters hard dome e soft dome que oferecem diferentes nitidez dos tons altos:
- Os tweeters de metal, geralmente feitos de alumínio, berílio ou titânio, são adequados para sons altos e brilhantes, especialmente quando você ouve música com as janelas abertas ou no conversível, onde o ruído da estrada é mais alto do que em cabines fechadas. Os tweeters de metal também exigem mais potência do amplificador, especialmente quando você deseja ouvir música muito alta.
- Os tweeters de cúpula de seda produzem sons mais suaves e soam mais naturais, por isso, se o seu carro estiver silencioso por dentro ou após o amortecimento do som, os tweeters de seda podem ser a escolha certa, também para tipos de música mais suaves, como jazz ou clássico.
- Os tweeters de poliimida ou Mylar funcionam bem com sistemas menos potentes. Além disso, devido aos materiais sintéticos não serem afetados pela umidade, eles se encaixam em carros em áreas chuvosas ou locais com invernos longos.
Como instalar tweeters em um carro?
Se você deseja instalar tweeters no seu carro, pode fazê-lo independentemente do tipo de alto-falante que já instalou. Para adicionar tweeters, você precisa de um crossover que pode ser externo ou embutido. Você pode comprar um crossover separado, mas na maioria dos conjuntos de tweeters, eles já estão incluídos.
Um crossover é necessário para separar os graves dos agudos e transferir apenas os tons altos para os tweeters. Caso contrário, estes pequenos altifalantes sensíveis podem ser facilmente danificados porque os tons altos requerem menos potência do amplificador do que os altifalantes graves.
- Ao adicionar tweeters com crossovers externos, você deve conectar as entradas dos crossovers com fios de alto-falante que saem do amplificador. Os tweeters terão que ser conectados aos terminais de alta frequência no crossover e o alto-falante woofer aos terminais do crossover de baixa frequência.
- A instalação dos tweeters com crossovers integrados é a mais fácil. Conecte os fios do tweeter com os terminais do alto-falante principal e trabalho feito. Outra maneira é passar os fios para este tipo de tweeters diretamente do amplificador.
Como conectar tweeters a alto-falantes coaxiais?
Tweeters adicionais adicionados aos alto-falantes coaxiais de 2 ou 3 vias são uma ótima maneira de melhorar a qualidade da música, especialmente quando os alto-falantes principais estão instalados na parte inferior da porta e seus tweeters não são ajustáveis.
Existem duas maneiras de conectar tweeters com alto-falantes coaxiais:
- Tweeters com crossovers integrados podem ser conectados diretamente aos terminais dos alto-falantes principais. Esta é a maneira de instalação mais simples sem ligá-los diretamente do amplificador. No entanto, para este tipo de conexão, você não deve usar tweeters com crossovers externos. Os crossovers enviarão apenas tons altos para os tweeters e todo o resto para os alto-falantes principais, portanto, neste caso, você perderá tons altos dos tweeters coaxiais.
- Tweeters com crossovers externos devem ser conectados ao amplificador, e não diretamente aos alto-falantes coaxiais. Desta forma, alto-falantes coaxiais não serão afetados pelo corte de sinal. Você também pode conectar tweeters adicionais em paralelo aos mesmos canais dos alto-falantes principais, mas isso pode afetar a impedância e alterar o nível de potência que chega aos alto-falantes.
Se você não quiser usar uma conexão paralela com um amplificador, você pode usar amplificadores de 4 canais e tweeters com fio dos canais frontais, com alto-falantes coaxiais, alimentados pelos canais traseiros.
Alguns anos atrás, instalei alto-falantes dessa maneira em um pequeno BMW Z4 com um par de alto-falantes coaxiais, e o efeito sonoro total de quatro tweeters foi melhor do que o esperado.
Como instalar tweeters sem crossover?
Os tweeters não podem ser instalados sem crossovers e espera-se que produzam um som de qualidade, pois serão danificados em pouco tempo. Crossovers devem ser incluídos em todos os sistemas com tweeters. Se não houver cruzamento entre amplificador e tweeter, ele deve ser instalado antes do amplificador para transferir para os tweeters apenas as frequências altas.