Usando a preferência pessoal como guia, decidir escolher alto-falantes componentes versus coaxiais para o seu carro é um investimento que, em última análise, é baseado em suas prioridades de áudio e expectativas de som.
Você deve comprar alto-falantes componentes para o seu carro se você valoriza um som de alta qualidade. O fato de os drivers serem separados significa que eles podem ser instalados individualmente em locais seletivos e perspicazes em todo o carro para um desempenho de som de áudio ideal. Embora os alto-falantes componentes sejam mais caros e exigentes de instalar do que os alto-falantes coaxiais, há razões sólidas para considerá-los, especialmente se você for exigente com a qualidade do som e passar muito tempo no carro ouvindo música e podcasts. forte>
Se você priorizar o áudio de alta qualidade, comprará alto-falantes componentes; portanto, juntamente com uma explicação de alto-falantes componente versus coaxiais que fundamentam a afirmação, este artigo fornece informações sobre como instalar alto-falantes componentes em seu carro.
Além disso, continue lendo para descobrir o motivo, se houver, para substituir alto-falantes componentes por coaxiais e, além disso, determinar se é inteligente misturar alto-falantes componentes e coaxiais.
Qual é a diferença entre alto-falantes componentes e coaxiais?
Visão geral
Do ponto de vista geral, os eletroímãs são usados nos alto-falantes para mover o som, e os drivers traduzem esses sinais em vibrações para serem ouvidos.
- Coaxial alto-falantes são geralmente o pacote de sistema de som padrão que vem com seu carro novo. Os drivers estão localizados no mesmo alto-falante, tornando os coaxiais menores que os componentes. Se você comprar um sistema de som atualizado, provavelmente há uma opção de alto-falante componente que você pode pagar extra para obter.
- Componente alto-falantes separam os motoristas em diferentes partes e os localizam estrategicamente dentro do carro. O resultado é um sistema de som melhor, embora mais caro.
Terminologia
Para tomar uma decisão informada sobre a compra e instalação de alto-falantes automotivos componentes e coaxiais, a seguinte terminologia do alto-falante deve ser entendida.
- Cruzamento filtra e divide as frequências altas e baixas e as envia para diferentes alto-falantes.
- Twitter os drivers são projetados para produzir sons de alta frequência, também conhecidos como alto-falante de agudos.
- Woofer os drivers, muito maiores em tamanho do que os tweeters, são projetados para produzir sons de baixa frequência, também conhecidos como alto-falante de graves.
- Médio os motoristas produzem sons de frequência no meio da estrada.
- Impedância A classificação descreve a quantidade de energia necessária para fornecer sinais elétricos ideais e é medida em ohms.
- Resposta de frequência mínima e máxima , de agudos a graves, é a faixa de tons que os alto-falantes podem suportar, medida em hertz.
- Manuseio de energia de pico é a explosão de energia sustentada sem distorção em watts.
- Potência quadrática média (RMS) é uma energia contínua sustentada sem distorção em watts.
- Sensibilidade ao som mede quanto volume os alto-falantes podem emitir, dada a potência disponível. A classificação é mostrada em decibéis.
Alto-falantes coaxiais
A Electronic Industries, Incorporated, uma empresa americana, trouxe o conceito de alto-falante para a vanguarda na década de 1970. Logo depois, empresas de eletrônicos concorrentes produziram seus próprios modelos, popularizando o design coaxial.
O som de um alto-falante coaxial reverbera a partir de uma única estrutura. Uma vantagem é que o coaxial se encaixa em espaços apertados e você não precisa de cruzamentos. Além disso, o coaxial geralmente custa menos.
Mas uma desvantagem é que o som do tweeter pode chegar, em um grau pequeno, antes do som do woofer devido ao tweeter estar em cima, afetando assim a qualidade do som.
Colunas de componentes
Os componentes não são sistemas de alto-falantes de frequência completos e completos, como o coaxial. Mais apropriadamente descritos, os componentes podem ser comprados de acordo com conjuntos que contêm crossovers e pacotes de frequência de duas vias (tweeter e woofer) ou de três vias (tweeter, midrange e woofer).
Além do som superior, as vantagens de instalar alto-falantes componentes são:
- A flexibilidade de localizar os conjuntos no veículo. Para a qualidade do som, os tweeters são mais bem instalados na porta do que os woofers.
- Um crossover divide e fornece frequências separadas para os drivers, o que reduz a distorção do som.
- O som é mais autêntico dividindo as frequências porque os instrumentos individuais podem ser ouvidos.
No entanto, a desvantagem é que, para reduzir a possibilidade de eco, os componentes são melhor configurados a cerca de 30,48 cm do cruzamento. Além disso, os conjuntos de componentes custam mais.
Como instalar alto-falantes componentes em um carro
As especificações de instalação dependem de qual conjunto de componentes você comprou para o seu carro. Para ter certeza de que vai caber, use o seletor de carros do site Crutchfield para encontrar o que se adapta ao seu carro. Armado com esta informação, você pode comprar o conjunto.
Para começar, entenda o fluxo geral do processo para um pacote de frequência bidirecional seguindo aqui:
- Retire os painéis das portas do carro.
- Solte os fios e retire os alto-falantes coaxiais existentes.
- Coloque a travessa no meio da porta.
- Substitua os coaxiais de fábrica por woofers, que são aproximadamente do mesmo tamanho, na parte inferior do painel da porta.
- Instale tweeters em suportes de montagem na parte superior da porta.
- Conecte os fios originais do receptor, do tweeter e do woofer à unidade de crossover.
- Sistema de teste.
- Substitua os painéis das portas.
Como precaução, leia esta folha de dicas do Dummies.com, Car Audio System Signal Flow (link para a Amazon abre em uma nova janela), para ver como a fiação é configurada na maioria dos sistemas de áudio do carro. Se você decidir adicionar um amplificador, a tabela de bitola dos fios também é útil.
Falando em amplificadores, os sistemas de som de fábrica geralmente possuem pequenos amplificadores embutidos. Com seu novo sistema de componentes, você pode querer instalar um amplificador para aumentar a potência. Use a fiação de fábrica do carro, conforme mostrado no artigo de Crutchfield, Como conectar um amplificador a um estéreo de fábrica. Monte o amplificador embaixo do banco do passageiro, no painel ou no porta-malas.
Outra opção é se livrar dos crossovers e ativar seus componentes, direto para os woofers e tweeters. A vantagem de manter o crossover é que ele protege os sinais da mistura de frequências entre tweeters e woofers.
Depois de comprar alto-falantes de componentes, encontre o guia on-line que o orienta no procedimento de instalação exato específico para a marca que você comprou. Como exemplo, este é um vídeo informativo e instrutivo que mostra como instalar os alto-falantes de 2 vias Alpine R-S65C.2 Componente de 6,5 polegadas (link para Amazon abre em nova janela).
Posso substituir alto-falantes componentes por alto-falantes coaxiais?
Ao substituir os alto-falantes componentes por coaxiais, você perderá a capacidade de separar frequências altas e baixas e personalizar o nível de agudos e graves em seu áudio. Além disso, a qualidade do som terá menos clareza e autenticidade dos instrumentos. Mas no lado positivo, você não terá tantas peças do sistema para lidar, e é uma instalação mais rápida.
Posso misturar alto-falantes coaxiais e componentes?
Os alto-falantes do deck traseiro, se instalados de fábrica em um pacote básico de veículo, provavelmente são coaxiais. Depois de instalar o sistema de componentes nas portas dianteiras, você pode manter os coaxiais traseiros ou substituí-los por alto-falantes coaxiais de maior qualidade. Mas isso não é recomendado porque o som proveniente dos tweeters coaxiais não chegará ao mesmo tempo que os tweeters do sistema componente. Isso faz com que a música soe um pouco desordenada.
Para superar esse problema, os indivíduos podem comprar um processador para atrasar cada driver para sincronizá-los. Ou simplesmente corte os alto-falantes coaxiais traseiros e mantenha os alto-falantes componentes nas portas dianteiras. A melhor resolução é usar coaxial ou componente, mas não ambos em combinação.
Considerações finais
Então é isso, alto-falantes automotivos componentes alcançarão a melhor qualidade de áudio em seu veículo devido à separação e localização dos drivers de frequência, entre outros motivos. Para instalar alto-falantes componentes, você está limitado apenas pelo seu orçamento e determinação para obter o sistema de áudio mais autêntico e verdadeiro que seu carro pode suportar.
A mistura de componentes e coaxial é mecanicamente possível e funciona bem, mas os audiófilos não apreciarão a qualidade do som inferior. Embora a substituição de alto-falantes componentes por coaxiais também seja possível, mas mais uma vez, a qualidade do som certamente será reduzida. Para o som mais puro e agradável, vá com o conjunto de alto-falantes do carro componente.