Embora existam muitas opções diferentes para conectar alto-falantes domésticos ao seu carro, se eles funcionarão efetivamente dependerá de alguns fatores-chave.
Algumas considerações importantes incluem o tamanho e os requisitos de potência dos alto-falantes, bem como sua classificação de impedância e faixa de frequência, mas os alto-falantes domésticos podem funcionar no carro? Vamos descobrir.
Em geral, é possível usar alto-falantes domésticos em seu carro se você tiver um amplificador que possa fornecer energia suficiente e os alto-falantes estiverem conectados de forma que o amplificador do carro possa suportar sua impedância, que é maior do que os alto-falantes do carro impedância. O uso de alto-falantes domésticos no carro também pode exigir equipamentos adicionais, como crossovers ou equalizadores, para obter a qualidade de som ideal. No artigo abaixo, entrarei em mais detalhes sobre as diferentes opções para conectar alto-falantes domésticos ao seu carro, além de dicas e truques para otimizar a qualidade do som.
Diferenças entre alto-falantes automotivos e domésticos
Antes de tentar conectar alto-falantes domésticos ao seu carro, considere as diferenças mais óbvias entre as condições da sua casa e as condições do seu veículo.
Temperatura
- Em casa, normalmente deve haver um controle de temperatura consistente. Se nada mais, não deve haver muita exposição ao frio ou calor extremos.
Movimento
- Sua casa provavelmente não está sujeita a rolar em terrenos acidentados, fazer curvas fechadas ou parar e dar partida repentinamente. Essas são todas as condições para as quais os alto-falantes do carro são construídos para suportar e todas as condições que os alto-falantes domésticos teriam grande dificuldade em superar.
Os alto-falantes do carro são muito mais duráveis do que os alto-falantes domésticos e precisam ser. Eles são feitos de materiais mais fortes, incluindo componentes internos que são capazes de resistir a temperaturas severas, além de serem empurrados enquanto você dirige.
Muito poucos alto-falantes domésticos podem suportar esse tipo de tratamento e ambiente agressivos, pois são feitos para permanecer estacionários e em temperaturas relativamente consistentes.
O melhor tipo de alto-falante que seria capaz de suportar tais condições, ao mesmo tempo em que seria capaz de operar como um alto-falante de carro típico, são os alto-falantes de teatro de alta sensibilidade.
Embora possa parecer ótimo, esses alto-falantes geralmente são alto-falantes de caixa volumosos que ocupam uma grande quantidade de espaço em seu carro.
Impedância
- Finalmente, você deve levar em conta a impedância do alto-falante. As classificações de impedância são o nível de resistência que um alto-falante dará à tensão e à corrente que passam por ele. A impedância da maioria dos alto-falantes do carro é de cerca de 4 ohms, enquanto os alto-falantes domésticos tendem a ser em torno de 8 ohms. Isso significa que o alto-falante de um carro tem uma frequência mínima mais baixa que pode cair ainda mais em reação à corrente que passa por ele.
Para simplificar, os alto-falantes do carro são destinados a espaços menores, o que significa que podem preencher facilmente um espaço pequeno e ter um volume mínimo mais silencioso. Alto-falantes destinados a preencher um espaço maior podem preencher o espaço pequeno de um carro, mas não serão tão silenciosos quanto o alto-falante de um carro, mesmo na configuração mais baixa.
Como conectar alto-falantes domésticos ao sistema de áudio do seu carro
Caso você tenha encontrado alto-falantes que se sinta confortável em usar em seu carro e ainda deseje conectá-los, aqui está um guia passo a passo simples para fazê-lo.
Etapa 1
Abra o porta-malas e desconecte um único par de fios de alto-falante dos alto-falantes do carro existentes. Certifique-se de observar qual fio é positivo e qual fio é negativo ao remover esses fios.
Etapa 2 (plugue não RCA)
Dê uma olhada no alto-falante doméstico que você deseja conectar. Esta etapa pressupõe que seus alto-falantes terão fio conectado.
Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é conectar o fio positivo do carro ao fio positivo da unidade principal ou ao terminal positivo do amplificador. Em seguida, a mesma coisa com os fios negativos, mas certifique-se de não misturar os fios. Basta repetir esse mesmo processo para quantos alto-falantes desejar conectar.
Etapa 3 (plugue RCA)
Se você não encontrou dois fios expostos na etapa 2, esperamos ver uma porta RCA na parte traseira do alto-falante doméstico.
Você precisará conectar um cabo RCA a esta porta primeiro. Em seguida, você precisará cortar a outra extremidade do cabo RCA, expondo seus fios. Depois de cortado, retire meia polegada do isolamento ao redor dos dois fios internos.
Se você não quiser mexer com os fios RCA sozinho, você pode usar um fio adaptador RCA para alto-falante pronto, que fará o trabalho para você. Ele está disponível na Amazon, portanto, se os alto-falantes domésticos tiverem entradas RCA, clique neste link e verifique o preço mais recente.
Assim como antes, você deve encontrar os fios RCA positivo e negativo e, em seguida, conectar o fio RCA positivo ao fio positivo do alto-falante da unidade principal e o fio RCA negativo ao fio negativo do alto-falante.
Como no passo 2, você pode repetir isso quantas vezes quiser para adicionar um alto-falante.
Após concluir as etapas 2 ou 3, conforme o caso, ligue o carro e ouça o áudio vindo dos alto-falantes. Se tudo estiver funcionando, você pode querer enrolar os fios expostos antes de terminar. Se você não ouvir nenhum áudio, pode ser necessário verificar novamente se o positivo está conectado ao positivo e o negativo está conectado ao negativo.
Quando você pode precisar substituir os alto-falantes do carro por alto-falantes domésticos
Devido aos possíveis contras de usar alto-falantes domésticos em seu carro, você quer ter certeza absoluta do interruptor. Às vezes, será simplesmente melhor se você estiver apenas tentando fazer uma troca temporária.
Você pode querer substituir os alto-falantes do carro se souber que os alto-falantes domésticos são duráveis e podem suportar temperaturas extremas e estão sendo empurrados.
Você ainda pode querer evitar esse interruptor se os alto-falantes do carro funcionarem bem. Se não houver nada de errado com seus alto-falantes atuais, fazer a troca pode piorar as coisas. No entanto, se seus alto-falantes queimaram ou simplesmente pararam de funcionar, isso pode ser uma opção válida, economizando para um novo sistema de áudio do carro.
Por que é melhor gastar o dinheiro extra em alto-falantes automotivos?
A menos que você tenha apenas um conjunto antigo de alto-falantes em casa que você não está usando, valeria a pena comprar novos alto-falantes de carro.
O uso de alto-falantes domésticos novos provavelmente fará com que eles falhem rapidamente devido ao calor ou frio que não pode suportar. Você terá desperdiçado seu dinheiro e, se ainda não tiver o sistema de áudio do seu carro, também ficará sem nenhum sistema de áudio.
É sempre melhor investir em produtos que você sabe que são de boa qualidade para durar o maior tempo possível.
Se você estiver procurando por novos alto-falantes automotivos, confira este artigo que escrevi sobre a série JBL Stadium .
Coisas para lembrar
Embora seja possível substituir o sistema de alto-falantes do seu carro pelos alto-falantes do home theater, você pode considerar outras opções.
A qualidade pode melhorar ou piorar drasticamente. Mesmo se você obtiver um som de melhor qualidade, correrá o risco de material de baixa qualidade que levará a um desgaste mais rápido em seu carro.
Alto-falantes de carro e alto-falantes domésticos não são exatamente os mesmos. Eles são feitos para propósitos diferentes, e é difícil para um preencher o outro.
Pode ser perfeitamente possível trocar uns pelos outros. Apenas certifique-se de que seu alto-falante doméstico possa lidar com as condições do seu carro . Se você estiver procurando por uma melhor qualidade de áudio em geral, certifique-se de comprar novos alto-falantes feitos para carros.
O momento mais apropriado para usar alto-falantes domésticos em seu carro é apenas se você os tiver por perto e disponíveis. Realmente não é recomendado sair e comprar um novo conjunto de alto-falantes domésticos com o único propósito de substituir os alto-falantes do seu carro por eles.